150 anos de Alice no País das Maravilhas

08 julho 2015


Esse mês, para quem não sabe, o clássico mais apaixonante de todos: Alice no País das Maravilhas, completa 150 anos. E é claro que eu não poderia deixar passar em branco.

Lewis Carroll, o escritor, nasceu em 1832. Por quase meio século, trabalhou e residiu em Christ Church, uma das faculdades da universidade inglesa de Oxford, e por muitos anos foi professor de Matemática. No entanto, não fazia muito sucesso entre os alunos (suas aulas eram consideradas maçantes) e não deixou nenhuma contribuição significativa para a área da matemática. Por toda a obra de Carroll, porém, percebe-se o seu lado lógico, tanto no enorme interesse cultivado pelos jogos, enigmas e paradoxos, como no prazer com que desmonta raciocínios e linguagens estabelecidas.

Alice é de difícil definição (não é propriamente um conto de fadas, os quais têm origem na tradição oral e, geralmente, carregam um conteúdo moral), que conquistou um lugar privilegiado no imaginário de várias gerações, com a fantasia e o nonsense como suas principais marcas. Alice, em particular, apesar de um século e meio de idade, continua uma menina. É um símbolo importante de nossos tempos, objeto de inúmeros estudos, adaptações literárias e, versões para o cinema.

"Mas eu não quero me encontrar com gente louca", observou Alice.
"Você não pode evitar isso", replicou o gato.
"Todos nós aqui somos loucos. Eu sou louco, você é louca".
"Como você sabe que eu sou louca?" indagou Alice.
"Deve ser", disse o gato, "Ou não estaria aqui".

Pensando em como eu poderia homenagear esta personagem que é amada por todos, decidi fazer uma postagem mostrando todos os livros que tenho deste clássico. Quer dizer, bem poucos falando do clássico, e sim a maioria se inspirando nele para contar outras histórias ou ensinamentos.

Quando comecei a colocar de lado todos os livros que tinha sobre ela, não pensei que eram tantos. Mais de 10! Uma coleção muito bonita, obrigado, e tenho muito orgulho, porque cada um trata dessa linda história de um jeito diferente. A grande maioria nem li ainda, então vocês nem viram eles por aqui, eles estão aparecendo a primeira vez com exclusividade.
E tudo isso só me fez pensar em uma coisa: Estou com muitos livros na lista de espera para leitura.

Espero que gostem da minha seleção de livros, vamos conferir:


O Lado Mais Sombrio e Atrás do Espelho são dois livros da Trilogia da escritora A. G. Howard. Eles recriam a história da Alice de um jeito muito criativo e inusitado, posso até dizer que nem seria uma recriação e sim uma continuação audaciosa do clássico. O terceiro livro ainda não foi lançado no Brasil, mas espero que seja logo, pois não vejo a hora de continuar lendo essa incrível e provocante história. Para quem não viu, fiz resenha de O Lado mais Sombrio aqui, e Atrás do Espelho aqui.


Este box também já fiz resenha no blog aqui. É um box lindo que conta a história como ela é, na verdade tem os dois livros: Alice no País das Maravilhas e Através do espelho. Os dois livros ficam dentro de um "box" que é super lindo e durável. As ilustrações desta edição são mais que maravilhosas, da até para ir junto com a Alice até o País das Maravilhas.



Este pequeno livro da Alice cabe na palma da mão, e mesmo assm, tem o texto completo da obra, e a letra tranquila para ler. Este ainda não li, por isso não fiz ainda resenha no blog, mas ele é uma fofura de lindo. Tem ilustrações e um total de 439 páginas. A Mini Books é a responsável por fazer esse e outros títulos mais de pequenos livros (além desse, eu tenho do pequeno principe e um com coletaneas dos contos de fadas que minha mãe me deu junto com um pedestal que segura eles juntinhos).

A Zahar é a editora responsável por trazer em livros lindos e de capa dura, os grandes clássicos. Além deste livro da Alice que tenho, eles tem um em versão com comentários e também esse mês lançaram uma edição comemorativa dos 150 anos, que por sinal é lindo como todos livros que eles fazem. Também não cheguei a ler todo ele ainda, por isso ainda não passou aqui pelo blog também. Ganhei ele do meu namorado, junto com outros clássicos em um box especial que eles fizeram, que brilha no escuro. É lindo o box inteiro e quero em breve vir aqui mostrar para vocês.

Este comecei a ler a poucos dias e estou amando. Vi por acaso ele na internet, e no outro dia já tinha comprado, afinal, só o título dele já instiga por de mais: Atitude Empreendedora: Descubra com Alice seu País das Maravilhas. Como sou empresária também, juntou duas paixões: Alice e negócios. E gente ele é lindo, com detalhes em dourado, cheio de ilustrações dentro e pelas primeiras impressões o conteúdo é 10. Estou louca para terminar de ler e vir contar todos os detalhes para vocês.

Derrepente, em uma ida, sem pretestos, até as Lojas Americanas, na sessão de gibis (que nunca olho), vi essa preciosidade. Levei na hora. Alice no País dos Enigmas é da Coquetel, esse que tenho é o 1, mas existem 2. Eu não encontrei o outro ainda. Já dei uma lida em algumas páginas dele, e é muito legal. Enigmas de dentro da história para você descobrir a resposta, e são super difíceis por sinal kkkk. O livro é muito bem feito, e as páginas são lindas, coloridas e com muitos desenhos. Em breve faço resenha aqui no blog e mostro mais das páginas.

Eu sou Alice eu consegui em uma troca pelo Skoob. Não li ainda mas tenho espectativas que seja muito bom. Ele conta a história da Alice. Não no clássico como conhecemos, mas sim da verdadeira Alice, aquela menina que inspirou Carroll a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.

Este meu namorado me deu o mês passado, de presente de dia dos namorados. Ainda não li nada, mas já estava na minha lista de desejados a muito tempo. Eu gosto de filosofia e estou bem curiosa para ver o que esse livro pretende mostrar.

E por último mas não menos importante: Rainha de Copas. Reparem que ainda está no plástico, pois tenho muitos livros na lista para serem lidos (acho que deu para reparar kkk), ai nem tirei o plástico ainda. Este conta a história da Rainha, em vez do da Alice. Ainda não li nada, então não tenho muito o que falar, mas acredito que seja bem interessante essa recriação em cima do clássico.


Desculpem o post enorme, mas espero que tenham lido e gostado. Se quiserem se aventurar mais pela toca do coelho, visitem também o blog Espaço das Mamães, que tem um post bem bacana falando desse clássico voltado para os pequenos, como brinquedos, etc. Também o blog Estilo Malu, que tem um post falando sobre decoração com o tema da Alice (da para esperar muita coisa linda né?!). E o blog Arrojada Mix que tem um post lindo dos 150 anos de Alice, mostrando as adaptações para o cinema e TV.

Esta postagem faz parte do Projeto: De blogueira para blogueira, onde eu, junto com a Malu, Michele e Alécia decidimos falar um pouquinho sobre os 150 anos de Alice no País das Maravilhas, que é comemorado este mês. Para quem quiser conhecer mais do projeto, visitem o blog da Gaby e também o da Lorena. Um abraço e até o proximo post.

26 comentários

  1. Nem imaginava que a personagem tinha tantos anos!!!! e vc tem uma coleção incrível, fiquei curiosa p ler Eu sou Alice, beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que coleção mara, e como faz anos esse personagem, bjkas linda
    http://garotafucada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique, eu amo a Alice ♥
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a sua coleção, quem sabe eu um dia não fotógrafo a minha também HAHA

    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor ♥

    ResponderExcluir
  4. Post ficou grandinho, mas li tudinho pra não perder nada, afinal, eu gosto de Alice no país das maravilhas. Confesso, só vi o filme uma vez, há muito tempo e ainda não nenhum livro. Tudo isso porque não tinha muito interesse no assunto, mas sempre gostei por conta dos personagens(quero aquele coelho pra mim *--*). Mas a sua homenagem ficou linda, quero ter uma coleção igual a sua e também muito tempo para ler. É gostoso ver diversos lados de uma mesma história. Amei Monique, de verdade!
    xoxo'

    Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nem imaginava que Alice tem tantos anos assim. Sua coleção é incrível.
    Amo Alice no País das Maravilhas.
    Beijos

    www.blogluanafreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Quanto livro *o* O que eu mais gostei é que das milhares de adaptações você escolheu as mais diversificadas ;p
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. À histórias e personagens que permanecem ao longo dos tempos!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li nenhum livro da Alice no país das maravilhas,infelizmente,mas já assisti muitos filmes e adorei todos! Acho a história muito instigante e cheia de enigmas que tem que ser prestados muita atenção.
    Gostei muito do seu blog!
    Bjx
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  9. Waaaa.. teve um evento sobre os 150 anos de Alice em minha cidade e eu perdi <3
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que coleção linda, parabéns 💙.

    Fiquei morrendo de curiosidade para ler O Lado Mais Sombrio e Atrás do Espelho, e também A Rainha de Copas (eu nem conhecia este livro hahahaha)... Amei o post!

    Beijooo

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Você têm uma coleção grande, ainda não li nenhum desses, maisquero ler Alice e O Lado mais Sombrio, muito bom o seu poste especial.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Tem post melhor do que este? Como não amar Alice? Amei seu blog parabéns :)

    http://testando--um-dois-tres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!!! Vi Soube que a Alice estava fazendo 150 anos, ela já esta velhinha heim, mas no mundo dela tudo é possível então... ^^ Eu adoro a historia e gostei de ver alguns títulos aqui que eu não conhecia e nem sabia que tinha a historia original como inspiração. Adorei!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Ameeei o post, ficou muito bom, eu adoro a Alice e adorei mais ainda conhecer um pouco mais sobre essa história incrível!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Oláaa,
    Gente, quanto tempo de Alice, amo muito!! Juro que não sabia que fazia tanto tempo assim :O
    Amei o post! Nunca imaginaria que ele era professor de matemática, para mim era um grande louco- no sentido bom, claro!
    Achei muito linda a sua coleção. Deles eu só tenho o livro Alice da edição Zahar, e realmente é muito lindo esse livro. Quero ler "O Lado mais Sombrio", parece ser muito bom :D

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
  17. Quantos livros! Todos parecem ser maravilhosos... Ainda tem um caminho longo pra ler todos né?

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  18. Que linda sua coleção! Adoro a história de Alice :D
    Bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu não sabia desses 150 anos da Alice, mas tenho reparado que tem surgindo muitos lançamentos sobre ela. Fui em uma livraria essa semana e tinha uma parte especial enorme só de produtos que tenham a ver com Alice, fiquei sem entender! haha
    Amei sua coleção! Eu infelizmente não tenho nenhum livro dela, mas estou querendo!! Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amo seus posts...sempre recheados de dicas boas...
    Adoro a história da Alice..sua coleção é maravilhosa...

    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oiiii
    Adoro a Alice haha espero que assim que puder, fazer uma coleção assim.
    A única versão que tenho do livro do Lewis é da Martin Claret, mas já vi umas lindas que queria também :'(

    Linda a homenagem!

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  22. Oi!!!
    Nossa, que fotos lindas!!!!! Fiquei apaixonada, mal consigo acreditar que essa história incrível já completou 150 anos. ótimo post.
    Já estou seguindo seu blog, coisa mais fofa por aqui ♥
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Caramba! Amei o post! Eu A M O o conto, no entanto não tenho um só livro na minha estante de Alice, simplesmente só li o dos outros. É uma boa oportunidade para comprar! Parabéns pelo post, mais uma vez.

    Beijos.
    http://ooraculodeelfos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Sua coleção está incrível! Já coloquei alguns na lista para adquirir rs Já a minha é bem específica, tenho uma versão em 3D, as duas da Zahar (de bolso e a ilustrada, agr falta a terceira que lançou kk), tenho a simples da L&PM (que foi a primeira que li ♥), também a versão mini (só que a capa é diferente da sua) e o mangá que foi lançado pela editora Abril *-*

    ResponderExcluir
  25. A pesar de não ler muito, eu aaaamo livros, é espetacular o modo como eu entro na historia e me sinto como um personagem que esta ali na cena só observando tudo, eu aaaamoooo llivros! Beijos, Millena

    www.semroteiroblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter