A Maravilha das Pequenas Coisas - Dawn French

29 maio 2019


Você pode achar que sua família tem conflitos. Isso porque você não conhece a Família Battle. Venha se aventurar em uma história repleta de vida real. Publicação da Editora Fundamento.

Sinopse do Livro:

A maravilha das pequenas coisas é a divertida história de uma família moderna contada do ponto de vista de três de seus membros: a mãe, que pensa que sabe tudo, o filho, que pensa que pode tudo, e a filha, que pensa que não pode nada e que não sabe nada. Cada um vive em seu pequeno mundo e a vida familiar fica cada vez mais caótica - até que eles descobrem o que realmente importa. Um livro para todos os que fazem parte de uma família confusa, bagunçada, desestruturada, mas que no fundo se amam muito e têm certeza de que, seja qual for o problema, sempre haverá alguém pronto a lhe dar mão.


Podemos começar dizendo que esse livro é como um diário da família Battle, pois cada capítulo é contado por um membro da família, sobre diversas situações do dia a dia. Ma, Dora, Peter/Oscar, são os que contarão a história.

Ma é a mãe da família. Ela é psicologa especializada em cuidados de crianças e adolescentes. De cara já dá para ver o quanto ela está esgotada com a rotina de trabalho que muitas vezes é estressante e ocupa boa parte de seu tempo. Tanta dedicação no trabalho acaba acarretando falhas em sua vida de mãe.

Dora, a filha adolescente, está prestes a fazer dezoito anos. Ela tem a personalidade de qualquer adolescente: Acha vergonhoso muitas coisas, é dramática, um pouco rebelde e por aí vai... Uma coisa que me incomoda em Dora é que ela dá a culpa de tudo de errado na sua vida para a mãe, e mostra bem o ódio que sente.

Mas bem ao contrário de Dora, temos Peter, o filho mais novo. Super inteligente, determinado e que adora moda. A diferença de escrita/palavras quando ele está contando a história é "gritante" (Dá para ver o quanto ele é culto apesar da pouca idade). Ele gosta de ser chamado de Oscar, pois é fã de Oscar Wilde. Se ele pudesse, mudaria de nome.

No decorrer da história e dos pontos de vista dos personagens, teremos vários assuntos abordados em uma história do cotidiano. Dramas familiares, escolares e problemas relacionados ao trabalho. Mas é claro, o assunto principal é o fato de mãe e filha não conseguirem ter uma conversa civilizada.


Eu senti alguns pontos negativos na história e não poderia deixar de apontá-los. Achei que os palavrões e o ódio entre mãe e filha foram exagerados. Não sei se a intenção da autora era assim, parecer mais engraçado, mas para mim deu uma aflição. E infelizmente quando li a sinopse, eu esperava mais. Com certeza a família Battle nos mostra como não sermos. Mas gostaria que o livro tivesse apontado mais das Maravilhas das Pequenas Coisas.

Mesmo assim, a leitura é super fluída, com capítulos curtos. Como em cada capítulo é um personagem diferente que fala, tudo se torna mais dinâmico. Com certeza, uma leitura que irá lhe emocionar e fazer rir ao mesmo tempo.

Sobre a autora:

Escritora, comediante e atriz, Dawn French participou de alguns dos mais longos e mais celebrados programas de TV da Grã-Bretanha. Sua biografia best-seller, Dear Fatty (não lançada no Brasil), foi publicada no Reino Unido e aclamada pela crítica e seu primeiro livro, A maravilha das pequenas coisas, ficou em 1o lugar na lista dos mais vendidos no Reino Unido.

19 comentários

  1. Amei sua resenha, Monique. Que pena que a história deixou a desejar, não gosto quando a história trás xingamentos, principalmente entre mãe e filha.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Acho que a proposta do livro é boa, só que acho que não curtiria essa relação mãe e filha também não, me incomodaria a falta de respeito.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho super interessante essa construção de mãe e psicóloga. LIVRO BOM! Bjs Monalise
    www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
  4. apesar dos pontos negativos adorei conhecer a historia, a leitura parece mesmo bem gostosa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oiii Monique

    Parece mesmo ser uma leitura bem fluída, mas achei uma pena que o livro exagerasse na relação entre a mãe e a filha, acredito que a autora quis ressaltar e deixar claro como era o relacionamento, mas acabou pecando por excesso e tornou essa parte menos convincente justamenbte por abusar demais.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique! Parece ser uma leitura muito bacana, meu problema é que não gosto muito quando há mais de um narrador no livro, e se forem três então, acho que não curtiria muito por isso, a minha experiência literária é sempre melhor quando se mantém a narrativa pela mesma pessoa ou em terceira pessoa totalmente. Tuas fotos, como sempre, lindas e as mais fofas que há! Parabéns!
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  7. Uma leitura para a família toda Monique! Interessante cada capítulo ser narrado por um dos personagens ~ uma pena isso da linguagem pesada entre mãe e filha. :/

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  8. Oi, que resenha maravilhosa amei, ótima leitura.
    Beijos

    https://cabelosdeprincesa01.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Monique

    Que pena esse lance dos palavrões e das brigas. Nem li o livro, mas achei desnecessário. Pelo menos não foi uma leitura desperdiçada.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li o livro por acaso
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Monique, a proposta do livro me parece bem interessante, mas que pena que houve certo exagero na parte da raiva....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Olá, Monique! Já me indicaram esse livro uma vez, fiquei super interessada, mas vejo que não é bom criar muitas expectativas. Ainda assim a história parece ser leve e até o nome e capa são atraentes, que poder ler ainda. Parabéns pela resenha, está ótima! :D

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  13. Uma leitura como essa não indicaria para as pessoas sabia?
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  14. Oi Mo, tudo bem?
    Gostei da proposta, parece abordar bem os dilemas familiares, ainda que com leveza e fluidez.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Poxa eu quero esse livro!!
    Minha família é bem confusa e com problemas, assim como toda família claro, mas é realmente difícil todos se entender lá em casa...
    Então me identifiquei com essa história... e parece ser bem fofa :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie, td bem?
    Que pena que tem pontos negativos, mas adoro leituras fluidas assim, parece ser um livro bem legal!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que pena que deixou a desejar. Vendo a capa parecia ser um livro mega fofo.

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter