Escritores de Contos de Fadas (Parte 1)

09 janeiro 2016


A compilação de contos de origem oral em textos literários iniciou-se ainda no século XII. Foi neste período que a criança ganhou um espaço maior dentro da família e da sociedade. O primeiro grande autor que coletou as narrativas populares e as publicou foi o francês Charles Perrault ainda no século XVII, na França. 

Segundo Zinani (2010): Anteriormente, essa literatura era dirigida a um público indiferenciado, circulava de forma oral e não tinha vocação pedagógica. Assim, pode-se dizer que a literatura infantil iniciou com o francês Perrault, no século XVII, que coletou e registrou lendas e contos medievais, adaptando-os ao gosto da corte e inserindo-lhes certa preocupação pedagógica. Mais adiante, no século XIX, nova coleta foi realizada, agora na Alemanha, pelos irmãos Grimm. Esses textos popularizaram-se como contos de fadas, constituindo-se, por longo tempo, como referência da literatura infantil ( ZINANI, 2010, p.36).

Perrault (poeta e advogado de prestígio na corte de Luís XIV) sentia-se atraído pelos relatos maravilhosos guardados pela memória do povo. Com esse trabalho de interpretação ele criou o primeiro núcleo da literatura infantil ocidental. Esse núcleo ficou amplamente conhecido como Contos da minha Mamãe Gansa, que reuniu oito histórias contadas pelo povo da região. 

Nas histórias de Perrault pela primeira vez houve uma preocupação com a criança. Ele procurou embutir nas narrativas populares os valores civilizados nos quais ele acreditava. Entretanto, ele não escrevia para crianças, mas para um público adulto que poderia contar ou não as histórias para as crianças. Desse modo, os contos chegavam às crianças de maneira indireta. 




Segundo Góes (1991), as histórias de Perrault eram criações poéticas com muitos detalhes, e que graças à isso davam a ideia que essas histórias tinham uma conotação de realidade. Ele utiliza em seus contos o confronto dualista entre bons e maus, feios e belos, fracos e fortes, como crítica à corte. Não raro os personagens das classes discriminadas se tornam superiores à nobreza pela inteligência. Alguns dos seus mais conhecidos contos são: Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, A Bela Adormecida no Bosque e Cinderela. 

Podemos perceber os detalhamentos dos contos de Perrault, por exemplo, no conto Barba Azul: Era uma vez um homem que possuía belas casas na cidade e no campo, baixelas de ouro e de prata, móveis de madeira lavrada e carruagens douradas. Mas, para sua infelicidade, esse homem tinha a barba azul, e isso o tornava tão feio e tão assustador que não havia nenhuma mulher e nenhuma moça que não fugisse da sua presença (PERRAULT, 1994, p.189). 

Após a Revolução Francesa nasce o romantismo, impondo uma nova razão. Os contos de fada passam para segundo plano no interesse dos adultos refugiando-se definitivamente no mundo infantil. Segundo Coelho (2008): Como gênero, a Literatura Infantil nasceu com Charles Perrault. Mas somente cem anos depois, na Alemanha do século XVIII, e a partir das pesquisas linguísticas realizadas pelos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm), ela seria definitivamente constituída e teria início sua expansão pela Europa e pelas Américas (COELHO, 2008, p.29).

 __________________

Esse é um post sobre contos de fadas. Para ver os outros sobre a origem das histórias que tanto nos encanta, é só acessar a tag Era uma vez (aqui).

16 comentários

  1. Oláá!
    Eu adoro postagens desse tipo, é tão bom sempre saber mais a respeito desse ''universo''.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Amo essas curiosidades sobre contos de fadas!
    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie

    É muito bom saber mais sobre como surgiu um gênero literário e esse que é amado por muitos. Sempre pensei que fosse só os irmãos Grimm e agora vi que existiu o Perrault. Goste muito do post. Gostei não, AMEI hahahhah. Irei conferir os próximos que vierem.



    Bjs
    Mayla

    http://lendocomamay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo contos e não sabia disso , foi muito bom ter entrado aqui em . Continue com post assim , ajudam muito .
    Bjnhs

    https://www.facebook.com/KM-Nunes-textos-e-poemas-1662287924013373/

    ResponderExcluir
  5. To apaixonada pelo seu layout <3 que fofinho! Sou apaixonada por contos de fadas e gosto de ver as versões originais mesmo, apesar de amar as copilações da disney. Adorei esse cantinho no seu blog!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado minha querida :) De facto o creme é extremamente bom!

    Não sabia grande parte destas curiosidades mas fiquei muito mais entusiasmado com o mundo dos contos que me lembram tão bem a infância :D

    NEW DECOR POST | Quartz and Serenity Decor
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom ficar a saber algo mais sobre o mundo dos contos... bom domingo!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu pensava que todos os contos de fadas foram escritos pelos Irmãos Grimm. Que trouxa que sou hahhahha
    Adorei seu post. Agora eu já sei que existem outros escritores de contos de fadas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Como é possível que a gente conheça todos os contos e não tenha ideia de quem está por trás deles. Nunca tinha ouvido falar no Perrault, acredita?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Monique, tudo bem?

    Não sabia que ele tinha escrito ambos Chapeuzinho e Cinderela! Vivendo e aprendendo, né? hahahha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi
    fazia tempo que não visitava seu blog, legal essa coluna para termos a oportunidade de conhecer os autores, gostei da história desse.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nossa, não sabia de nada disso :o na minha humilde cabecinha era tudo fruto dos Irmãos Grimm haha adorei conhecer mais!
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Hummm, fico feliz em poder conhecer assim mais detalhadamente o autor de alguns dos meus contos favoritos, como por exemplo A Bela Adormecida. Adorei a postagem!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
    https://www.instagram.com/retrobooksblog/

    ResponderExcluir
  14. Tudo relacionado a literatura me agrada ♥

    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adooorei esse tipo de post, nunca tinha lido algo do tipo em outro blog.
    Adorei a ideia. Não sabia de nada disso, fui enganada pelos Irmãos Grimm o: ahahhaaha

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter