Era uma vez

Escritores de Contos de Fadas (Parte 1)

sábado, janeiro 09, 2016


A compilação de contos de origem oral em textos literários iniciou-se ainda no sĂ©culo XII. Foi neste perĂ­odo que a criança ganhou um espaço maior dentro da famĂ­lia e da sociedade. O primeiro grande autor que coletou as narrativas populares e as publicou foi o francĂŞs Charles Perrault ainda no sĂ©culo XVII, na França. 

Segundo Zinani (2010): Anteriormente, essa literatura era dirigida a um público indiferenciado, circulava de forma oral e não tinha vocação pedagógica. Assim, pode-se dizer que a literatura infantil iniciou com o francês Perrault, no século XVII, que coletou e registrou lendas e contos medievais, adaptando-os ao gosto da corte e inserindo-lhes certa preocupação pedagógica. Mais adiante, no século XIX, nova coleta foi realizada, agora na Alemanha, pelos irmãos Grimm. Esses textos popularizaram-se como contos de fadas, constituindo-se, por longo tempo, como referência da literatura infantil ( ZINANI, 2010, p.36).

Perrault (poeta e advogado de prestĂ­gio na corte de LuĂ­s XIV) sentia-se atraĂ­do pelos relatos maravilhosos guardados pela memĂłria do povo. Com esse trabalho de interpretação ele criou o primeiro nĂşcleo da literatura infantil ocidental. Esse nĂşcleo ficou amplamente conhecido como Contos da minha MamĂŁe Gansa, que reuniu oito histĂłrias contadas pelo povo da regiĂŁo. 

Nas histĂłrias de Perrault pela primeira vez houve uma preocupação com a criança. Ele procurou embutir nas narrativas populares os valores civilizados nos quais ele acreditava. Entretanto, ele nĂŁo escrevia para crianças, mas para um pĂşblico adulto que poderia contar ou nĂŁo as histĂłrias para as crianças. Desse modo, os contos chegavam Ă s crianças de maneira indireta. 




Segundo GĂłes (1991), as histĂłrias de Perrault eram criações poĂ©ticas com muitos detalhes, e que graças Ă  isso davam a ideia que essas histĂłrias tinham uma conotação de realidade. Ele utiliza em seus contos o confronto dualista entre bons e maus, feios e belos, fracos e fortes, como crĂ­tica Ă  corte. NĂŁo raro os personagens das classes discriminadas se tornam superiores Ă  nobreza pela inteligĂŞncia. Alguns dos seus mais conhecidos contos sĂŁo: Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, A Bela Adormecida no Bosque e Cinderela. 

Podemos perceber os detalhamentos dos contos de Perrault, por exemplo, no conto Barba Azul: Era uma vez um homem que possuĂ­a belas casas na cidade e no campo, baixelas de ouro e de prata, mĂłveis de madeira lavrada e carruagens douradas. Mas, para sua infelicidade, esse homem tinha a barba azul, e isso o tornava tĂŁo feio e tĂŁo assustador que nĂŁo havia nenhuma mulher e nenhuma moça que nĂŁo fugisse da sua presença (PERRAULT, 1994, p.189). 

Após a Revolução Francesa nasce o romantismo, impondo uma nova razão. Os contos de fada passam para segundo plano no interesse dos adultos refugiando-se definitivamente no mundo infantil. Segundo Coelho (2008): Como gênero, a Literatura Infantil nasceu com Charles Perrault. Mas somente cem anos depois, na Alemanha do século XVIII, e a partir das pesquisas linguísticas realizadas pelos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm), ela seria definitivamente constituída e teria início sua expansão pela Europa e pelas Américas (COELHO, 2008, p.29).

 __________________

Esse Ă© um post sobre contos de fadas. Para ver os outros sobre a origem das histĂłrias que tanto nos encanta, Ă© sĂł acessar a tag Era uma vez (aqui).

LEIA TAMBÉM

16 comentários

  1. Oláá!
    Eu adoro postagens desse tipo, Ă© tĂŁo bom sempre saber mais a respeito desse ''universo''.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Amo essas curiosidades sobre contos de fadas!
    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie

    É muito bom saber mais sobre como surgiu um gênero literário e esse que é amado por muitos. Sempre pensei que fosse só os irmãos Grimm e agora vi que existiu o Perrault. Goste muito do post. Gostei não, AMEI hahahhah. Irei conferir os próximos que vierem.



    Bjs
    Mayla

    http://lendocomamay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo contos e nĂŁo sabia disso , foi muito bom ter entrado aqui em . Continue com post assim , ajudam muito .
    Bjnhs

    https://www.facebook.com/KM-Nunes-textos-e-poemas-1662287924013373/

    ResponderExcluir
  5. To apaixonada pelo seu layout <3 que fofinho! Sou apaixonada por contos de fadas e gosto de ver as versões originais mesmo, apesar de amar as copilações da disney. Adorei esse cantinho no seu blog!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado minha querida :) De facto o creme Ă© extremamente bom!

    Não sabia grande parte destas curiosidades mas fiquei muito mais entusiasmado com o mundo dos contos que me lembram tão bem a infância :D

    NEW DECOR POST | Quartz and Serenity Decor
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom ficar a saber algo mais sobre o mundo dos contos... bom domingo!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu pensava que todos os contos de fadas foram escritos pelos IrmĂŁos Grimm. Que trouxa que sou hahhahha
    Adorei seu post. Agora eu já sei que existem outros escritores de contos de fadas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Como é possível que a gente conheça todos os contos e não tenha ideia de quem está por trás deles. Nunca tinha ouvido falar no Perrault, acredita?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Monique, tudo bem?

    Não sabia que ele tinha escrito ambos Chapeuzinho e Cinderela! Vivendo e aprendendo, né? hahahha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu EpĂ­logo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi
    fazia tempo que nĂŁo visitava seu blog, legal essa coluna para termos a oportunidade de conhecer os autores, gostei da histĂłria desse.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nossa, nĂŁo sabia de nada disso :o na minha humilde cabecinha era tudo fruto dos IrmĂŁos Grimm haha adorei conhecer mais!
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Hummm, fico feliz em poder conhecer assim mais detalhadamente o autor de alguns dos meus contos favoritos, como por exemplo A Bela Adormecida. Adorei a postagem!

    Beijo, Van - RetrĂ´ Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
    https://www.instagram.com/retrobooksblog/

    ResponderExcluir
  14. Tudo relacionado a literatura me agrada ♥

    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adooorei esse tipo de post, nunca tinha lido algo do tipo em outro blog.
    Adorei a ideia. NĂŁo sabia de nada disso, fui enganada pelos IrmĂŁos Grimm o: ahahhaaha

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
NĂŁo deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter