‘Sonhos Enferrujados’: livro imagina Brasil distópico em guerra por exploração de minérios e terras raras

19 agosto 2026


Estamos no ano de 2100, o mundo como conhecemos não existe mais e a ordem mundial e econômica foi transformada, sendo dividida entre as mega corporações de minério. O Brasil também mudou, agora se chama Minera-Brazilis, um território quente, corroído e brutal, onde ruínas industriais dividem espaço com terreiros, povos esquecidos e guerras por minério. Essa é a premissa do livro ‘Sonhos Enferrujados’, do autor Eberson Terra, lançado pelo selo Neon da Editora Buzz, que busca trazer na ficção, uma reflexão muito atual sobre a exploração de terras raras no país

Para o autor Sul-mato-grossense Eberson Terra, o livro é uma oportunidade para levantar olhares e aproximar o debate sobre a utilização dos recursos naturais sem planejamento ou cuidado ambiental a longo prazo. “Comecei a escrever este livro em 2018, mas deixei guardado, sentia que as questões ambientais haviam perdido o senso de urgência ou estavam muito distantes da realidade dos brasileiros. Nesse meio tempo vivemos os desastres da barragem de Brumadinho, o aumento significativo das queimadas na Amazônia e a invasão desenfreada de garimpeiros em terras indígenas. Esses três eventos somados e martelados nos telejornais por meses me incentivaram a voltar para a história original”, conta o autor.

Na história, acompanhamos a saga de Janice Taylor, herdeira do império corporativo responsável pela exploração dos minérios em todo o mundo, que chega às crateras do antigo Pará com uma missão considerada impossível: encontrar quatrocentos quilos de ouro antes que a Ferrugem Celular alcance o núcleo da Terra e elimine o que ainda resta de vida na superfície. Para isso, terá de confiar em Marcus Julius, um ex-pirata condenado ao exílio, contrabandista de metais e sobrevivente de um país destruído pela mesma empresa que ela um dia deverá comandar. 

Assim como a maioria das distopias, Eberson busca ampliar o debate sobre problemas reais e recentes que enfrentamos no Brasil, como os pacotes de tarifas comerciais e riscos de sanções econômicas externas aplicadas pelos Estados Unidos e o interesse de corporações internacionais pela exploração das ‘terras raras’ em estados brasileiros. “O livro ‘Sonhos Enferrujados’ é uma resposta a uma vontade incontrolável de dar voz a essas causas com uma abrangência social que não existia no manuscrito de cinco anos antes”, conta Eberson.



Um comentário

  1. Olá,
    Achei muito interessante a proposta do livro, principalmente por usar uma realidade diferente para trazer à tona questões ambientais e sociais que já fazem parte do nosso presente. Também fiquei curiosa para conhecer a história da Janice e desse Brasil tão diferente.

    Beijos ❀
    https://isagoeswiththeflow.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter