Racismo reverso existe?

05 maio 2023

Racismo reverso existe?

Outro dia quando estava em um evento de mulheres viajantes, sentei ao lado de uma psicóloga comportamental. Após algumas observações de uma palestrante, provocando o único homem que estava no local, a mulher ao meu lado falou que isso era assédio reverso. Afinal, quem disse que o homem gostaria que falasse sexualmente dele. Do mesmo jeito que uma mulher não gosta de ser provocada por sua sexualidade. Fiquei pensando sobre isso um bom tempo.

Eu sou uma pessoa muito de boa e não tenho preconceito de nenhum tipo. E eu sempre falava que eu, uma pessoa branca, não tenho posição nenhuma para falar de racismo. Até que eu recebi um. Será que existe racismo reverso?

Em uma casa que fiz trabalho voluntário, a família era morena. Eles descascavam verduras, carregavam frutas, essas coisas da roça. E eu sempre gostei de ajudar, afinal, eu estava ali para isso. Queria vivenciar o dia a dia da família. Até porque, se eu não quisesse participar desses momentos, eu ficaria em um hotel.

Certo dia, uma das pessoas da família falou: "a Monique é minha escrava branca". No primeiro momento eu fiquei em choque. Poderia pensar "é só uma brincadeira". Depois eu até pensei "Ok, eu mereço pelos meus antepassados que fizeram muita merda". Mas não está tudo bem. Eu nunca tratei ninguém com preconceito e acredito que racismo não se combate com mais racismo.

Ok. Como eu falei, meu lugar de fala é bem minúsculo aqui. Nem devo imaginar como muitos negros ainda recebem racismo todos os dias infelizmente. E, hoje sei, que muito do que as pessoas dizem, tem a ver mais com elas do que com a gente. Isso vale para opiniões boas ou ruins. Mas vocês acreditam que exista racismo reverso ou foi só uma brincadeira? Devemos levar a sério esse tipo de comentário ou não?

8 comentários

  1. Oii mooo!
    Nossaaa isso é algo muitooooo complicado, mas muito importante de discutir!!
    Com certeza ficaria horas falando sobre isso, eu não consigo ter uma opião sobre se existe ou não, mas eu concordo com você racismo não combate com racismo, a gente realmente não entende o que uma pessoa preta passa, mas acho que as primeiras coisas que a gente precisa entender é respeitar as diferenças. Eu particularmente, não gostei da fala dela, não sei se foi racismo reverso, mas achei que não precisava esse tipo de fala, a brincadeira podia ser de uma outra forma, mas é algo muitoo complexo sabee?

    Mas respondendo a sua pergunta, a gente precisa sim levar a sério esse tipo de comentário, precisamos discutir sobre isso, entender opiniões diferentes, porque só assim a gente evolui como pessoa!

    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, um tema muito complexo mesmo. Mas acho legal "discutirmos" todas as opiniões e lados. Isso é outra forma de expandirmos nossos pensamentos e enxergarmos o lado de todos não é mesmo?! :)

      Excluir
  2. Oi Monique, sinto muito pela a situação que você passou. Sou negra e já passei por várias situações de racismo. Mas sobre a pergunta do título, com base na minha vivência e leituras que já fiz, por exemplo, da autora Dijamila Ribeiro, o preconceito de raça que os negros vivem é com base nos contexto históricos que nossos antepassados negros viveram e, ainda hoje, vivemos infelizmente. Há um problema sim na situação que você passou, mas racismos reverso não é o termo correto. Como a Maíra disse, o respeito tem que ser praticado em primeiro lugar. Espero que tenha ajudado e qualquer coisa pode contar comigo.

    Abraços!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por dar sua opinião Lídia, principalmente por trazer apontamentos de autores. Nunca li livros com temas relacionado ao racismo, história dos povos negros. Além do que a gente lê e "aprende" na escola. Vou pesquisar sobre essa autora que você citou.

      Excluir
  3. Olá Monique
    Agradeço a sua gentil visitinha.
    Seja sempre bem vinda!
    Muito interessante o seu texto.
    A pessoa foi infeliz em mencionar que você é escrava dela.
    Escravidão terminou e ponto final.
    Deixo um carinhoso abraço.
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique. Muito importante você trazer o tema e principalmente reconhecendo qual o seu lugar de fala. Respondendo à sua pergunta: não, racismo reverso não existe. A própria nomenclatura "reversa" indica a compreensão da sociedade de que racismo é algo sofrido pela população negra e perpetrado por pessoas brancas, é um sistema complexo que envolve um processo histórico, não é algo pontual ou individual. Já vi que deixaram um dica de livro aqui e também recomendaria "Racismo Estrutural" para justamente entender como há toda a uma estrutura que embasa o racismo.
    Sobre o comentário feito, por pessoas negras, acredito (ou seriam morenas mesmo?), entendo perfeitamente o desconforto que você sentiu e acho importante conversar sobre o assunto, como você trouxe, afinal, escravidão não é algo para se brincar, é uma temática muito sensível e deve ser abordada com responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua indicação de leitura. Gosto dessas indicação que fazem com que a gente se envolva mais com assuntos que a princípio, não conhece muito bem. Porque pouco aprendemos na escola. É um ensino bem superficial. Mas com certeza você falou um ponto muito importante. Não devemos brincar com essas coisas.

      Excluir
  5. Sinto muito pelo ocorrido. Não sei responder a pergunta, mas acredito que o respeito deve caber em todo o lugar e com todos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter