4 destinos com cachoeiras no Brasil para se refrescar

26 janeiro 2023

4 destinos com cachoeiras no Brasil para se refrescar no verão

Pensar em verão é pensar em sol e calor. A estação, caracterizada por elevadas temperaturas e dias mais longos e noites mais curtas, é a queridinha de muitos brasileiros. Para muitos viajantes, o refúgio para esses dias mais quentes costuma ser as praias. Porém, com o tempo enrolado, as águas geladas das cachoeiras também são um grande atrativo para refrescar o calorão escaldante que costuma fazer nos primeiros meses do ano e são uma boa opção para viajantes que desejam apreciar outro tipo de natureza.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Booking.com*, 9 em cada 10 viajantes brasileiros (91%) escolhem seus destinos com base em belos cenários naturais. Além disso, 88% encontram como motivação para viajar ter um tempo para relaxar. E as cachoeiras são ótimas opções para aproveitar as trilhas, se refrescar e descobrir as belezas naturais.

Além disso, um banho de cachoeira ajuda a renovar as energias, incentiva a circulação, fortalece o sistema imunológico, diminui o estresse e é um tratamento natural para a pele e os cabelos. Ao escolher um destino de viagem repleto de paisagens paradisíacas, o viajante pode fugir da rotina, se conectar com a natureza e desfrutar de momentos terapêuticos.

Inclusive, um outro estudo recente da plataforma de viagens** mostrou que, em 2023, as viagens levarão o bem-estar da mente, corpo e alma a um novo patamar – uma abordagem imersiva e sem limites para alcançar a paz e o prazer, incluindo formas menos convencionais de ser feliz. E, para começar 2023, nada melhor que um mergulho de cachoeira. Pensando nisso, a Booking.com separou quatro destinos alternativos às praias no Brasil para se refrescar no verão.

Cachoeira do Escorrega, Visconde de Mauá (RJ)


Em Visconde de Mauá, município a cerca de 199 km da cidade do Rio de Janeiro, a Cachoeira do Escorrega fica no Parque Nacional do Itatiaia, em cima de uma enorme pedra lisa que, com a força da água, se forma um tobogã natural que permite que os banhistas escorreguem até caírem em uma piscina natural. O acesso ao local é bem fácil, não sendo necessário fazer trilhas: basta sair do estacionamento e subir uma estradinha de terra por poucos metros.

Cachoeira do Escorrega, Visconde de Mauá (RJ)

Onde se hospedar: A Pousada Moriá está situada a apenas 150 m da Cachoeira do Escorrega e oferece piscina, academia e sauna. Os chalés apresentam um estilo alpino, com varanda, lareira e banheira de hidromassagem. Segundo os visitantes, o restaurante da hospedagem é um diferencial com um café da manhã fabuloso, além de um delicioso chá da tarde de cortesia. Os hóspedes relatam que dá para ouvir o som da água caindo de dentro do quarto e o local é uma ótima opção para quem busca tranquilidade.

Pousada Moriá

Parque Estadual do Ibitipoca, Ibitipoca (MG)


Conceição do Ibitipoca é um vilarejo pequeno no município de Lima Duarte, em Minas Gerais, próximo à cidade de Juiz de Fora. Rico em belezas naturais e com ótima localização para acessar o Parque Estadual de Ibitipoca, o destino está a apenas 3 km dos mais procurados atrativos da região. O parque tem três circuitos diferentes, que contam com atrativos como mirantes, grutas, picos, piscinas naturais e cachoeiras.

Onde se hospedar: O Hotel Alpha Ville Chalés é uma hospedagem ideal para toda a família. Equipado com piscina ao ar livre e piscina coberta, salão de jogos, parquinho infantil e um restaurante para o hóspede aproveitar a típica culinária mineira, com café da manhã e almoço incluídos no valor das diárias. A acomodação faz parte do Programa Viagens Sustentáveis da Booking.com, com parte da receita investida em projetos comunitários ou de sustentabilidade, oferece atividades e passeios organizados por guias locais, além de informações sobre ecossistemas, patrimônio e cultura da região.

Parque Estadual do Ibitipoca, Ibitipoca (MG)

Cachoeira do Mutum, Presidente Figueiredo (AM)


A cachoeira do Mutum é a perfeita demonstração de que, mesmo longe da praia, é possível se refrescar e conhecer paisagens de tirar o fôlego no verão. A exótica cachoeira possui cor ferrugem e buracos que se tornam sete banheiras naturais em plena Floresta Amazônica, no município de Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus. Algumas "jacuzzis" chegam a sete metros de profundidade e ainda são um mistério de como surgiram na região.

Onde se hospedar: Segundo os hóspedes, as instalações do Local Hostel Figueiredo são aconchegantes e os funcionários muito simpáticos e solícitos. Todos os quartos dispõem de ar-condicionado, com opções de dormitórios privativos ou compartilhados. A acomodação ainda oferece jardim e churrasqueira, além de outras comodidades como lounge para convivência e salão de jogos.

Cachoeira do Mutum, Presidente Figueiredo (AM)

Cachoeira da Tiririca, Murici (AL)


Nem só de belas praias vive Alagoas. Localizado no santuário ecológico do município de Murici, a cerca de uma hora de carro de Maceió, a cachoeira do Tiririca é considerada uma das mais bonitas da Região Nordeste. O cenário é parte de um santuário ecológico com fauna e flora da Mata Atlântica: a região conta com mais de 200 espécies de aves, muitas delas ameaçadas de extinção, além de outros animais. Além disso, o passeio se torna ainda mais completo com uma queda d’água com mais de 80 metros de altura, ideal para a prática de rapel e de outras atividades de aventura.

Onde se hospedar: O Quilombo Hotel Fazenda é uma ótima opção para a família que deseja conforto em uma hospedagem no meio da natureza. A acomodação possui duas piscinas, toboágua e salão de jogos e oferece muitas opções de passeios por cachoeiras da região, pesca e equitação. Além disso, para proporcionar uma estadia com tranquilidade e relaxamento para os hóspedes, o hotel ainda possui um spa e centro de bem-estar com serviços de massagem.

Cachoeira da Tiririca, Murici (AL)

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2022.

**A pesquisa Previsões de Viagem para 2023 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 pessoas em 32 países e territórios participaram da pesquisa. Os participantes responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2022. 

Se você reservar um hotel, comprar o chip de internet ou qualquer outro serviço ou produto que falo por aqui através dos links aqui do blog você estará pagando a mesma coisa e ainda ajudando o blog a crescer, pois ganho uma pequena comissão pela indicação. Obrigado pela visita e espero que aproveite todas as dicas.

 

10 comentários

  1. Adorei essas dicas! Cachoeira é tudo de bom. Já vou anotar pra quando der visitar esses lugares lindos.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Hum... adoro! Só não pode a água ser gelada!
    Belas dicas! Um abraço! 😘

    ResponderExcluir
  3. Oie, vou adorar visitar essas um dia. Só fui nas cachoeiras no meu estado, Maranhão, e adoroo.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que lugares lindos. Nunca visitei uma cachoeira e foi bom ver essas dicas aqui para ajudar em um futuro roteiro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei as dicas e já tinha notado essa preferência em escolher destinos com base nos cenários naturais!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que lindas opções. É muito bom se refrescar na cachoeira.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique,
    Amei suas opções de destinos, o que é mais legal é que foram em lugares bem diferentes um dos outros. Tudo de bom ir a um cachoeira ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A cachoeira do Escorrega é maravilhosa, eu acho linda e tem épocas que fica bem cheia rs
    Amei ver as outras opções e já anotei aqui na lista.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Viajar é tudo de bom! Lugares maravilhosos para se visitar! Gostei bastante de conhecê-los.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter