Leituras de Janeiro: Retalhos do mundo, Essencialismo, Bambi e O palhaço e o psicanalista

31 janeiro 2023

Retalhos do mundo

Como foram as leituras do primeiro mês do ano para vocês? Por aqui eu acredito que foi bem produtivo. Foram quatro livros finalizados. Eles se diferem nos assuntos mas todos agregaram alguma coisa e foram bons de ler (ainda bem, porque ninguém merece começar o mês com leitura ruim). Conheça um pouco sobre eles:

Retalhos do mundo é um copilado de aventuras de Luís Giffone pelos EUA, Brasil, Índia, Chile, Argentina, Indonésia, Nepal e México. Locais que o autor visitou, acontecimentos que presenciou, misturando com uma dose de cultura e histórias das regiões.

A escrita do autor, mesmo em acontecimentos não tão agradáveis, é divertida e leve. Sempre vendo “o melhor da situação” e fazendo o leitor se divertir com seus “perrengues” de viagem. Gostei muito da leitura. Com certeza é uma breve forma de viajar junto com o autor para esses vários locais. Ler um livro de um viajante que foi para lugares tão diversos, ler seus relatos e aprender com eles, é algo engrandecedor.

Apesar de ser um livro antigo, de 2008, vale a pena conhecer. Aliás, a edição é cheia de fotografias coloridas de alguns locais visitamos. Luís Giffoni tem dezesseis livros publicados, dentre eles Infinito em Pó, A Verdade tem Olhos Verdes, Adágio para o Silêncio, Árvore dos Ossos, O Poeta e o Quasar.

Essencialismo: A disciplinada busca por menos vai nos mostrar o quanto fazer menos, ou de forma mais simples, pode mudar nossa vida. O essencialista não faz mais coisas em menos tempo, ele faz apenas as coisas certas.

Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo. O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa. Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas chefes, colegas, clientes e até a família decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.

Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões, e só entra em ação se puder fazer a diferença.


Bambi vai nos trazer a história real daquele personagem que conhecemos através dos filmes da Disney. Escrito pelo austríaco Felix Salten e publicado originalmente em 1923, o romance Bambi – Uma história de vida na floresta popularizou-se pela versão cinematográfica feita pelos estúdios Disney, em 1942. A narrativa doce – mas em certos momentos também sombria e dolorosa –, nos apresenta Bambi, o cervo que pouco a pouco vai desvendando os mistérios da floresta e, na batalha pela sobrevivência, entende que o homem, a quem chama apenas de Ele, é o seu principal inimigo. Escrito sob a ótica dos animais, o livro tem como marca registrada os profundos diálogos entre os moradores da floresta, nos quais cabem assuntos dos mais variados, além de questionamentos acerca da vida. As delicadas ilustrações ficaram a cargo do premiado artista Nino Cais, que trabalhou com colagens de silhuetas dos bichos sobre recortes de livros de botânica, entre outros. Uma parábola atemporal sobre a vida e a morte que finalmente poderá ser redescoberta pelo leitor brasileiro.

O palhaço e o psicanalista traz uma abordagem sobre a escuta empática. Sobre realmente estar presente e ouvindo o outro, e não só escutar. Se de médico e louco todo mundo tem um pouco, de psicanalista e palhaço todo mundo tem um pedaço. Christian Dunker e Cláudio Thebas abordam neste livro, com bom humor e profundidade, um tema comum para ambos os ofícios: como escutar os outros? Como escutar a si mesmo? E como a escuta pode transformar pessoas? Mesclando experiências, testemunhos, casos e reflexões filosóficas, os autores compartilham o que aprenderam sobre a arte da escuta, um tema tão urgente no mundo atual, onde ninguém mais se escuta. Alguns temas abordados são: Sete regras para ser melhor escutado; Os quatro agás da escuta; A potência do silêncio; Simpatia não é empatia; Como construir para si um órgão de escuta; Cuidado ou controle; A arte cavalheiresca de escutar uma reunião; Educados para a solidão silenciosa; Competir ou cooperar?; Três perguntas mágicas; A arte de perguntar; Fala que eu não te escuto; Maneiras práticas de domesticar o abominável que existe em você; Escutando chatos, fascistas e outros fanáticos; O líder escutador; A coragem e o desejo de escutar

7 comentários

  1. Parece ser um otimo livro, não conhecia mas ja quero ler tambem. Beijos e uma otima semana.
    https://cidocemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É bem a narrativa e o gênero de leitura que gosto de ler.
    ótima dica.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Que narrativa interessante, achei super bacana e com vontade de ler

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Monique boas leituras, confesso que fiquei curiosa pra ler também, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oii Monique,

    Adorei as escolhas de leitura. Ainda não li nenhum desses, mas essa edição de Bambi já está na minha lista há algum tempo!

    Beijos
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante. Boa dica!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter