Santo Ângelo, o coração das Missões no Rio Grande do Sul

27 julho 2022

Santo Ângelo, o coração das Missões no Rio Grande do Sul

A "Capital das Missões", como é chamado, Santo Ângelo pertence à mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à microrregião de Santo Ângelo. É o maior município da região das Missões. Terra com história riquíssima e belezas naturais e arquitetônicas que você precisa conhecer, principalmente se está planejando uma viagem para conhecer o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.

Santo Ângelo

Santo Ângelo faz parte dos chamados Sete Povos das Missões e suas origens remontam ao período espanhol, sendo parte dos povoados criados nos séculos XVII e XVIII por padres jesuítas espanhóis nos atuais territórios do Brasil, Argentina e Paraguai.

A redução de Santo Ângelo Custódio (ou Sant'Angel Custódio) foi fundada em 1706 pelo jesuíta belga Diogo de Haze. Foi a sétima redução do conjunto conhecido como Sete Povos das Missões. Obteve grande desenvolvimento econômico e cultural, beirando os 8 mil habitantes no seu apogeu.

Santo Ângelo, o coração das Missões no Rio Grande do Sul

Destruída a partir de 1756 com a chamada Guerra Guaranítica, a região ficou abandonada por quase cem anos. Por volta de 1830 começaram a ser distribuídas sesmarias para paulistas, iniciando-se assim um repovoamento da região. 

Durante o século XX, especialmente no período entre os anos de 1930 a 1979, a cidade apresentou enorme desenvolvimento econômico e industrial, vindo a possuir mais de 90 mil habitantes. No final da década de 1990 a cidade começa um processo de 'ressurreição'.

O que visitar na cidade?

O centro histórico reserva uma visita cheia de encantos e cultura. Que com certeza você precisa fazer à pé. Lá você conhece a praça principal, a catedral e o principal museu da cidade. O Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, é o prédio onde está instalado o museu que também foi residência do primeiro prefeito municipal, Dr. Ulisses Rodrigues.

Santo Ângelo, o coração das Missões no Rio Grande do Sul

O prédio que abriga o Museu Municipal é uma das mais antigas edificações do período pós-jesuítico. Construído entre os anos de 1870 e 1880. Sua arquitetura guarda característica colonial portuguesa do século XIX (pedras da Redução de San Angel Custódio) e influência do estilo neoclássico (ornamentos e frisos na fachada).

Santo Ângelo, o coração das Missões no Rio Grande do Sul

Em seu interior podem ser encontrados vários artefatos históricos que compõem a história do município, por isso é muito interessante fazer a visita com um guia. A riqueza de detalhes ao contar um pouco da história de tudo que está ali, é encantadora.


Existe também na cidade, o Museu Ferroviário, junto ao Memorial Coluna Prestes, que abriga objetos e fotos da antiga estação ferroviária do município. O lugar é encantador e um ótimo ponto para bater fotos, além de conhecer a história do início.

Os dois museus tem propostas e épocas diferentes um do outro, mas com certeza, são ótimos pontos para se visitar quando você estiver passando pela cidade.

Dicas finais para sua visita

Se você for para a região na época do outono e inverno, é muito importante você levar bastante agasalho. Na cidade faz frio, e principalmente lá no Sítio Arqueológico (se você for visitar), tem muito vento e é bem gelado, o que pode “piorar” a sensação térmica.

Vá com um tênis confortável para caminhar e visitar muitas coisas e se for assistir o espetáculo som e luz no Sítio Arqueológico, leve uma almofadinha ou coberta para sentar em cima. Pois o local onde você fica assistindo, é em cima de uma pedra, e com certeza será gelado.

Não esqueça de levar seu espírito aventureiro e cultural, e aproveitar bastante toda a história e cultura que você irá presenciar em cada segundo desta viagem.

4 comentários

  1. Oi Monique, tudo bem?
    Fiquei encantada por esse Centro histórico, muito acolhedor, cheio de história para contar e com uma paisagem linda e histórica. amo conhecer lugares assim.
    Um sonho, né?!
    Amei que trouxe esse pedacinho para viajarmos junto com você.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito legal. Valeu pelo roteiro de viagem.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    O RJ não me deixa saber o que é frio de verdade, então certamente ia passar vergonha toda coberta kkkkkk adorei conhecer mais sobre a cultura e os locais históricos. Adoro ferroviárias antigas, acho os trens bonitinhos haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique. Como vai? Lindas fotos. Parece um lugar incrível. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter