viagem

Floralis generica e Mafalda: Encantos de Buenos Aires

sexta-feira, maio 06, 2022

Floralis generica e Mafalda: Encantos de Buenos Aires

Um dos cartões postais de Buenos Aires, a Floralis generica é uma escultura metálica feita em 2002, situada na Plaza de las Naciones Unidas, entre a Avenida Figueroa Alcorta e Austria, no bairro Recoleta, presenteada à cidade pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano.

Segundo o autor, o arquiteto Eduardo Catalano, Floralis significa que seja parte da flora e genérica derivada do conceito de "gênero" e indica que ela representa todas as flores do mundo.
A escultura se situa no centro de um parque de quatro hectares arborizados, cercado por trilhas que oferecem diferentes perspectivas do monumento.

Floralis generica e Mafalda: Encantos de Buenos Aires

Apesar de seu sistema de “Abertura e fechamento” estar em manutenção por causa de um raio que atingiu a escultura, vale a pena passar alguns minutos apreciando esta obra emblemática que traz tanta presença para a cidade.

Escultura da Mafalda

Crítica, curiosa, reflexiva e absolutamente carismática. Mafalda é para os argentinos o que a Mônica é para nós brasileiros. Mafalda foi pensada inicialmente para uma campanha publicitária que acabou sendo cancelada. Foi publicada pela primeira vez em setembro de 1964. A garotinha de seis anos que odeia sopa e adora os Beatles mostra uma grande preocupação com a humanidade e a paz mundial.

O primeiro livro, que reunia as primeiras tirinhas por ordem de publicação, foi lançado em 1966 e a tiragem de 5 mil exemplares se esgotou em dois dias. Pouco tempo depois, Mafalda começou a conquistar fãs pelo mundo todo. Para muitos turistas, a imagem de Mafalda é a primeira que vem à cabeça quando se fala de Buenos Aires.

Floralis generica e Mafalda: Encantos de Buenos Aires

É claro que essa paixão pela personagem reservou lindos espaços dedicados à ela em Buenos Aires. Um deles é sua estatueta de 80 cm, sentada em um banco no bairro de San Telmo, onde Quino viveu por algum tempo.

Foi construída pelo escultor Pablo Irrgang e inaugurada em 2009. Seus amigos Manolito e Susanita a acompanham desde 2014, quando Mafalda completou 50 anos. Endereço da Escultura da Mafalda: Esquina das ruas Chile e Defensa – Bairro San Telmo, Buenos Aires

LEIA TAMBÉM

1 comentários

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter