Editora Rocco

Longevidade: Nutrição e Ayurveda para um Envelhecer Ativo - Laura Pires

terça-feira, março 29, 2022

Longevidade: Nutrição e Ayurveda para um Envelhecer Ativo - Laura Pires

Cada vez mais, com o avanço da ciência, o ser humano terá capacidade de viver mais tempo. Alguns especialistas falam na base dos 150 anos. E isso só se torna um problema a medida que vemos tantas pessoas com doenças e condições não tão legais na velhice. Por isso, o quanto antes mudarmos nossos hábitos, melhor.

E é essa a ideia que a Laura quer nos trazer neste livro. Como nos anteriores que ela já escreveu e foram publicados pela Editora Rocco: O sabor da harmonia: Receitas Ayurvédicas para o bem-estar e Nutrindo seus sentidos: Receitas Ayurvédicas para encontrar o equilíbrio, neste ela também traz como base o estudo da ayurveda para nos mostrar que podemos sim ter uma velhice saudável se começarmos a cuidar hoje mesmo de nós.

Sinopse do Livro:

Desde que foi à Índia pela primeira vez em 2005, Laura Pires mergulhou na Ayurveda, ciência milenar que cuida, preserva e nos ensina a ver a vida de forma holística e a entender a relação entre corpo, sentidos, mente e alma e tudo que está ao nosso redor. Foi nesse encontro e prática que ela reconheceu que envelhecer faz parte da vida de todos os seres, e que a idade cronológica, na verdade, é só um dos marcadores do processo de envelhecimento. Munida dos ensinamentos ancestrais da medicina ayurvédica e da nutrição moderna, Laura se dedicou então a compreender o fenômeno natural do envelhecimento, de modo a auxiliar seus alunos e leitores na busca por uma vida mais ativa e consciente com autonomia, auto-observação e autocuidado. Em Longevidade, você vai encontrar o resultado desse encontro, científico, moderno e ancestral pelas palavras de uma das mais importantes referências da área no país. Mergulhe nestas páginas e permita-se despertar para novos hábitos e possibilidades em todas as etapas da vida.

Longevidade: Nutrição e Ayurveda para um Envelhecer Ativo - Laura Pires

Que a alimentação é um grande aliado no envelhecimento saudável ou não, já imaginávamos, mas essa é só a "ponta do iceberg". Se queremos ter um envelhecimento ativo, temos que mudar várias coisas em nossa vida.

Longevidade. É bonito envelhecer. Mas com saúde. Mas porque cada vez parece ser mais difícil isso? São muitas as causas. Nossa vida agitada, crescimento da industrialização de alimentos processados, crescimento da tecnologia, e por ai vai...

Não estamos aqui para culpar os avanços, mas devemos aprender a entender o que comemos, e adotarmos uma alimentação mais natural e saudável. Menos industrializada e ultra processada. Mas este é só um dos pilares. Neste livro, Laura Pires vai falar também sobre a importância de nossos hábitos, de horas e qualidade de sono adequados, além de muitas outras coisas.

Longevidade: Nutrição e Ayurveda para um Envelhecer Ativo - Laura Pires

No final do livro (como nos outros que ela também já escreveu), encontramos algumas receitinhas que ela menciona no decorrer da narrativa. Bom para copiar e já começar a se alimentar de forma mais saudável.

Sobre a autora:

Laura Pires é terapeuta ayurvédica especializada em Nutrição e Culinaria Ayurvédica pela International Academy of Ayurveda em Pune, Índia.  Vive no Rio de Janeiro e ministra cursos, palestras e workshops por todo o país, difundindo a Ayurveda e seus ensinamentos para uma vida mais saudável.

LEIA TAMBÉM

11 comentários

  1. Que livro interessante!! Eu gosto desses estudos mais alternativos digamos assim, sobre a mente e o corpo.
    Fiquei curiosa com esta leitura! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro com muitos ensinamentos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Achei-o muito interessante torço para que chegue em Portugal.

    danielasilva90.blogspçotl.com

    ResponderExcluir
  4. Nós somos aquilo que comemos, sempre ouvi dizer.
    A medicina Ayurveda já é conhecida em Portugal, mas poucos a praticam. Preferem sorvetes, alimentos muito processados e açucarados, pipocas quando assistem a um filme ou um café logo de manhã.

    A sinopse que vc fez do livro está ótima, mas a esperança média de vida dos indianos, sobretudo os pobres, é baixa, visto que há uma Índia muito rica e uma muito pobre. Classe média, quase não existe.

    Quanto mais diversificado e colorido for a comida que está no prato, melhor, visto que se alimentando corretamente, vivemos mais tempo, embora haja exceções.
    Gostei de reler aquilo de que já tenho algum conhecimento.

    Abraço e divulgue sempre coisas interessantes para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha. É sempre bom estar em contato com essas 'culturas' que englobam tudo o que está ao nosso redor para uma melhora em grande escala. Não conheço muito sobre Ayurveda, mas já quero ler o livro.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique. Como vai? Parece ser bom este livro. Não o conhecia. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu super leria esse livro haha
    Quando a gente chega aos trinta o corpo começa a reclamar de tanta coisa que nos vemos obrigados a mudar as coisas assim, eu to super tentando - monitorando tudo que como.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique, tudo bem?
    Já faz alguns dias que eu ando procurando assunto sobre o tema,estou buscando melhorar a alimentação e a saúde.




    Esse mês de abril estou participando pela primeira vez do BEDA, se quiser acompanhar terá posts todos os dias no mês de abril. E ficarei muito feliz.
    Beijos.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter