Jardim Botânico e Parque Lage - Rio de Janeiro

14 fevereiro 2022

Jardim Botânico e Parque Lage - Rio de Janeiro

Estando um ao lado do outro, praticamente, o Jardim Botânico e o Parque Lage são dois lugares imperdíveis para você conhecer em sua viagem para o Rio de Janeiro. Mas deixo a primeira dica: Reserve várias horas em cada um, pois, vale a pena!

Jardim Botânico

Fundado em 1808 por D. João, então príncipe regente de Portugal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas, bem como pela beleza de suas paisagens. Sua história bicentenária se expressa em seus monumentos, construções e obras de arte.

Os visitantes podem passear a pé ou de carro elétrico pelas aleias e ver plantas de diversos países, conhecer as estufas (Orquídeas, Bromélias, Samambaias e Plantas Insetívoras) e os jardins e coleções temáticos, como o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 exemplares de plantas típicas japonesas.

Entre os monumentos, destacam-se o Centro de Visitantes – uma construção do Século XVI -, as estátuas de Eco e Narciso feitas por Mestre Valentim, e o Portal da Academia de Belas-Artes, projetado por Grandjean de Montigny. O Jardim também é um bom local para observação de aves.

Eu me apaixonei pelo local, e quem gosta de natureza e tranquilidade também vai amar. Como fiquei pouco tempo, não consegui admirar nem metade do ambiente, por isso, já fico louca para voltar mais vezes.

O local funciona de Segunda a domingo, das 8h às 17h. E o valor do ingresso parte de R$ 17,00 reais para moradores do RJ e R$27,00 de outros estados do Brasil.

Parque Lage

O Parque Henrique Lage (ou simplesmente Parque Lage) é um parque público da cidade do Rio de Janeiro, localizado aos pés do morro do Corcovado, na rua Jardim Botânico.

Jardim Botânico e Parque Lage - Rio de Janeiro

Possui uma área com mais de 52 hectares e é patrimônio histórico e cultural da cidade do RJ. O palacete abriga, desde 1966, o Instituto de Belas Artes que deu origem em 1974 à Escola de Artes Visuais.

Desde 2004, o Parque Lage é parte do Parque Nacional da Tijuca, sob a administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O lugar é lindo e vale a visita. Ele é aberto diariamente, inclusive feriados – 9h às 17h. Entrada gratuita, porém, se quiser visitar o palacete, precisa agendar online. E geralmente tem grandes filas, então, chegue cedo.


Uma outra dica é comprar uma lembrancinha da loja no local pois isso lhe dá direito a subir no segundo andar, onde você tem uma vista diferenciada e conhece o resto da edificação.

12 comentários

  1. Muito bom. Cá também temos um jardim botânico. Tenho que lá passar para ver se tiros uma fotos. Gostei do seu post.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monique!
    O Parque Lage eu ainda não conheço, mas morro de vontade. O Botânico, já fui e me senti dentro dos contos da Clarice :)

    Coisa linda!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  3. Amei o post. Esses lugares são tão bonitos, quando for no RJ, quero conhecer.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu sonhoooo conhecer o Parque Lage, parece ser tão lindooo ♥
    O Jardim Botânico também deve ser incrível, amei! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que lugar maravilhoso, com certeza vale a pena o passeio. Realmente já ouvi falar que a fila é enorme, mas super compensa.

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Monique amei demais seus passeios, fica aqui perto de casa hahahaha, eu estou pensando em visitar de novo esses dois lugares para o projeto 100 lugares em 1 ano, espero conseguir ir nos dois em breve.
    Se voltar não deixa de conhecer o parque da catacumba fica bem perto do parque lage e é lindo também, só aconselho levar água.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de visitar esses dois locais.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos. Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Este lugar é tão lindo, eu posso imaginar que eu viajaria para este lugar usando meu novo capacete, era tão lindo, cheap human hair wigs with bangs

    ResponderExcluir
  9. este é um blog de viagens muito bom, as fotos também parecem ótimas, você quer experimentá-lo com peruca preta com franja

    ResponderExcluir
  10. Oi, Monique!
    Parque Lage fica do lado da empresa que trabalho e quando estou no Rio é visita cativa. Adoro o brunch do restaurante e de antemão deixo reservado.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Amei o post. Esses lugares são tão bonitos, quando for no RJ, quero conhecer.
    beijosbob wig with bangs

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter