A Vida Secreta das Árvores - Peter Wohlleben

14 janeiro 2022

A Vida Secreta das Árvores - Peter Wohlleben

Você nunca mais olhará para uma árvore ou pensará em uma planta de maneira igual após ler A Vida Secreta das Árvores escrito por Peter Wohlleben, e publicado pela Editora Sextante.

Sinopse do Livro:

E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos? Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente. Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

A Vida Secreta das Árvores - Peter Wohlleben

Neste livro vamos aprender um pouquinho de como é a vida das árvores e plantas. A importância delas para o ecossistema e tudo que envolve a vida de uma, que em algumas espécies, os 150 anos é apenas a juventude.

O autor explica de forma simples, para que todo mundo entenda, como as árvores vivem em sociedade, os fungos que fazem mal mas também os que são ótimos para a vida delas. Como elas se comportam vivendo sozinhas, como se comunicam pelos sons e pelos fungos, como dividem energia pelas raízes conectadas abaixo do solo e como criam brotos.

Também vamos aprender um pouquinho sobre a importância dos insetos e outros animais para as árvores, e o quanto alguns podem prejudicá-las e como. A luz e a água são alimentos essenciais para as árvores, que precisam de açúcares, oxigênio e carboidratos para sobreviver e isso faz elas serem muito parecidas com nós.

O autor até faz uma citação muito interessante sobre os tempos atuais e a "discussão" de comermos animais ou não. Mas e as plantas, alguém já pensou nelas? Ele nos faz pensar sobre isso, e apoia que não sejamos radicais demais com nada.

"Quando queimamos a lenha no forno, estamos incinerando o cadáver de uma faia ou um carvalho. O papel usado na impressão deste livro é composto de pinheiros raspados e derrubados (ou seja, mortos) com essa finalidade. Parece exagero? Não acho, pois, levando-se em conta tudo o que aprendemos nos capítulos anteriores, podemos fazer paralelos perfeitos entre árvores e porcos, por exemplo. Não há como negar que abatemos seres vivos em nosso benefício. Por outro lado, surge a pergunta: essa atitude é condenável? Afinal, também fazemos parte da natureza e nosso corpo só sobrevive com a ajuda de substâncias orgânicas de outras espécies."

Eu gostei muito da leitura. Me envolveu de um jeito incrível. Hoje olho para as árvores, para minhas plantinhas do escritório ou para meu bonsai de forma diferente. Sei quando eu estou "machucando" eles, sei quando eles precisam de algo, e me sinto mais perto da natureza. Acho que por isso eu amei tanto essa leitura.

Sobre o autor:

Nascido na Alemanha, Peter Wohlleben estudou engenharia florestal e trabalhou na comissão nacional de gestão florestal do país. Depois de algum tempo pediu demissão porque queria pôr em prática suas ideias sobre ecologia. Atualmente gerencia uma floresta explorada com práticas ecologicamente corretas em Hümmel, dá palestras e seminários e escreve livros sobre a natureza.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

9 comentários

  1. Olá, Monique.
    Não é bem o que estou acostumada a ler, mas achei o assunto muito interessante. Eu já não vejo as arvores da mesma maneira desde que li O Senhor do Anéis e conheci os Ents hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oie, o livro não desperta tanto meu interesse, mas imagino que seja uma leitura proveitosa para quem gosta.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. A leitura parece ser interessante. Não costuma fazer meu gênero literário, mas gostei dessa sensação de nos deixar mais próximos da natureza.

    Beijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique, que leitura diferente e original! Fiquei bem animada para conhecer melhor as árvores, acho tão importante essa consciência de que não somos absolutos no mundo e que devemos respeitar TODOS os seres vivos. Acho que adoraria essa leitura. Um beijo :*

    ResponderExcluir
  5. OIe Monique!!
    Essa leitura é diferente!! E sabe que pode ser uma maneira de olhar para o meio ambiente com outros olhos, que legal!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  6. Monique, eu amo plantinhas!! 🌾🌴❤
    E agora que vou morar num apto maior
    vou comprar mais e encher as janelas de plantas.
    Acho bem interessante o livro.
    Não sei onde li que até se falarmos com
    as plantas elas crescem melhor...meio surreal,
    mais será que tem isso no livro?

    😘😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ane, no livro mostra que as plantas conversam entre si... então, com certeza elas tem a capacidade de nos ouvir... claro que não da maneira que pensamos/do mesmo jeito que a gente ouve, mas por vibrações....

      Excluir
  7. Que gracinha de livro.
    Confesso que aqui em casa eu não tenho plantas, huahuahuahuahua
    Ultimamente estou aprendendo a cuidar de mim, e cuidando dos bichos que moram aqui também e só.

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu tenho esse livro mas ainda não li, vou tirar ele da estante e colocar na minha pilha de leituras desse ano ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter