Gente Ansiosa - FREDRIK BACKMAN

02 outubro 2021

Gente Ansiosa - FREDRIK BACKMAN

Quem me acompanha a um tempo sabe o quanto eu sou apaixonada pela escrita do FREDRIK BACKMAN depois de ter lido Minha Avó Pede Desculpas e Britt-Marie Esteve Aqui. Neste novo livro não foi diferente. Vamos falar um pouquinho de Gente Ansiosa publicado pela Editora Rocco.

Sinopse do Livro:

A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos. O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo. Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos ― inclusive o ladrão ― estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar. 

Gente Ansiosa - FREDRIK BACKMAN

Essa é uma história que fala de uma ponte, de idiotas, de um drama de reféns, de um assaltante de banco e de uma visita a um apartamento à venda. Mas também é uma história de amor. Várias, na verdade.

A narrativa gira em torno de dois policiais que estão interrogando reféns de um assaltante de banco. Ao longo de cada entrevista, vamos conhecendo os personagens, suas vidas, suas angústias e suas ligações. Completos estranhos, que talvez, podem se interligar de muitas formas.

Mas a mensagem que o livro quer trazer, e o que passa para o leitor, vai muito além dessa breve história. É quando começamos a conhecer a vida de cada personagem que começamos a nos identificar. Também percebemos o quanto eles são idiotas, e o quanto nós mesmos podemos ser às vezes. Afinal, somos todos humanos.

Uma história que faz o leitor rir e chorar em igual medida. Faz refletir sobre muitas coisas, e traz assuntos importantes à tona. É permeado de reflexões filosóficas acerca das fragilidades e confusões humanas, lutas internas universais. Sobre amores, perda, traição, morte, suicídio, amizade, família, companheirismo e como vidas estranhas podem se cruzar de forma tão surpreendente no final.

Gente Ansiosa - FREDRIK BACKMAN
“Dizem que a personalidade de uma pessoa é a soma de suas experiências. Mas não é verdade, pelo menos não imediatamente, porque, se nosso passado fosse tudo que nos define, nunca seríamos capazes de nos suportar. Precisamos nos permitir reconhecer que somos mais do que os erros que cometemos ontem. Que somos também todas as nossas próximas escolhas, todos os nossos amanhãs.”

Gente Ansiosa é a prova que o poder resistente da amizade, do perdão e da esperança podem nos salvar, mesmo nos momentos de maior ansiedade.

Eu simplesmente adorei a história. No começo achei que não iria me emocionar, afinal, era a história sobre um assalto. Não se engane e prepare o lencinho. Mesmo com o começo meio confuso, e o presente e passado se entrelaçando ao longo dos capítulos, tudo começa a se encaixar ao longo da narrativa.

Finalizo, com certeza, amando mais esse livro do autor. Seu jeito engraçado e por muitas vezes irônico, de falar de coisas que fazemos, faz com que o leitor se identifique nas “desgraças” dos personagens, e ame cada um do seu jeitinho.

Sobre o autor:

FREDRIK BACKMAN é jornalista e escritor nascido na cidade de Estocolmo, Suécia, onde vive atualmente com a esposa e dois filhos. Além de Minha avó pede desculpa, também é autor de Um homem chamado Ove – best-seller internacional do New York Times –, Britt-Marie Was Here, And Every Morning the Way Home Gets Longer and Longer, entre outros títulos. Sua obra já foi publicada em mais de 40 idiomas.

Confira minha opinião em vídeo:



Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

8 comentários

  1. Me parece muito bom!
    Bem diferente do que costumo ler!
    Obrigada pela dica!

    Beijos!😘

    ResponderExcluir
  2. Olá Monique,
    Achei bem interessante a sua indicação de leitura.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu pensei que o livro se tratava de algo diferente, mas gostei da proposta e espero ler em breve.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique!
    Esse escritor é perfeito! Eu li "Um homem chamado Ove" e amei! Estou tentando lembrar o nome do título de um filme que mostra um roteiro bem parecido.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Achei a história bem interessante!
    Eu gosto de livros, filmes e séries que abordam bem a vida e história de cada personagem e esse livro parece ter isso.
    Curti! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Monique.
    A premissa do livro é muito interessante. Mas isso de ter que ler com um lencinho já me afasta da leitura por agora, porque estou fugindo de leituras que me façam chorar no momento hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oie
    É a segunda resenha que leio hoje deste livro e já estou louca para ler. Parece ser um enredo muito bom e reflexivo.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. ahhhh eu to super curiosa pra ler esse livro, adorei saber mais aqui pela sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter