Minha Avó Pede Desculpas - Fredrik Backman

21 janeiro 2020

Minha Avó Pede Desculpas - Fredrik Backman

Enfim eu li esse livro que todos elogiam. Meu primeiro contato com o autor. E já posso dizer que a história me fez rir, e me emocionou também. Minha Avó Pede Desculpas é um livro publicado pela Editora Rocco, que traz muitos ensinamentos e que acaba roubando um espaço especial do coração do leitor.

Sinopse do Livro:

Elsa tem sete anos e é diferente. Sua avó tem setenta e sete e é maluca – maluca do tipo ficar-na-varanda-atirando-com-uma-arma-de-paint-ball-em-homens-que-querem-falar-sobre-Jesus. Ela também é a melhor e única amiga de Elsa. Todas as noites, a menina se refugia nas histórias da vovó, na Terra-dos-Quase-Despertos e no reino de Miamas, onde todo mundo é diferente e ninguém precisa ser normal. Quando a vovó morre e deixa uma série de cartas pedindo desculpas a todas as pessoas com quem já errou, tem início a maior aventura da vida de Elsa. As cartas da vovó a conduzem por um prédio repleto de bêbados, monstros e cães bravos, mas também a levam a descobrir a verdade sobre contos de fadas, reinos e a melhor avó que já existiu. Minha avó pede desculpas é contado com a mesma precisão cômica e emoção características do autor best-seller de Um homem chamado Ove. É uma história sobre vida e morte, família e amizade, realidade e fantasia, e sobre um dos direitos humanos mais importantes: o de ser diferente.

Minha Avó Pede Desculpas - Fredrik Backman

Elsa é nossa protagonista. Ela tem apenas sete anos, quase oito. E logo nas primeiras páginas já notamos que ela é uma menina diferente. Muito inteligente e curiosa, ela tem sempre assunto, conversa coisas de adulto, e o que não sabe, procura na Wikipédia. Chamam ela de madura para a idade que tem. Muitas vezes você até esquecerá que ela tem apenas sete anos.

Mas ela também sofre por ser uma criança tão diferente. Frequentemente sofre com bullying na escola, e sua única amiga acaba sendo sua avó, uma mulher maluca e divertida. Uma pessoa que ela admira. Passam dias e noites juntas. A avó acaba sendo um porto seguro para Elsa, já que seus pais se divorciaram, e sua mãe está esperando um novo bebê, que ela chama de metade (já que é só metade seu irmão).

A avó de Elsa é maluca mesmo, mas no sentido legal. Ela faz coisas loucas como visitar o Zoológico no meio da noite com a menina, fumar em lugares proibidos, andar nua na varanda e pregar peças nos vizinhos. Mas também há algo muito especial nessa avó. Desde que Elsa era um bebê, ela lhe conta histórias de contos de fadas e de terras fantásticas, como da Terra-dos-Quase-Despertos e do reino de Miamas.

Minha Avó Pede Desculpas - Fredrik Backman
"O maior poder da morte não é fazer as pessoas morrerem, mas sim fazer com que aquelas que ficam queiram parar de viver."

Quando a avó de Elsa morre, a menina fica muito triste, sem querer perdoar a avó ou a morte, e sem entender o porque as pessoas que ela ama tem que morrer. Até que ela começa a conhecer as verdadeiras histórias da sua avó, através de uma Busca ao Tesouro, que a própria avó da Elsa deixou para ela desvendar. Ela terá a missão de entregar cartas para pessoas que moram no mesmo prédio que ela, e descobrir esse grande e último mistério que sua vó deixou para ela resolver.

Minha Avó Pede Desculpas - Fredrik Backman
"As pessoas do mundo real sempre dizem, quando alguma coisa terrível acontece, que a tristeza, a saudade e a dor no coração diminuem com o tempo, mas não é verdade. O sofrimento e a saudade são constantes, mas, se fôssemos forçados a suportá-los a vida inteira, ninguém aguentaria. A tristeza nos paralisaria. Então a gente simplesmente a coloca em malas e encontra algum lugar para deixá-la."

É aí que a aventura de Elsa e dos leitores começa. Vamos descobrir ao longo das cartas e conversas, a vida da avó da Elsa e o quanto ela fez e aproveitou seus momentos em vida. Também vamos descobrindo que os personagens de Miamas (história que a avó contava para ela), podem ser muito reais e estarem vivendo bem perto dela.

Comovente e especial, esse é aquele tipo de livro que irá fazer você rir e chorar, muitas vezes na mesma página. Que vai lhe ensinar muito sobre convivência, amizade, perdão, dor, perda e sobre a morte. Cada personagem traz algo para complementar na história e deixa sua marca, mostrando que todas as pessoas são únicas e maravilhosas na sua maneira.

Minha Avó Pede Desculpas - Fredrik Backman
"A gente quer ser amado, na falta disso admirado, na falta disso temido, na falta disso detestado e desprezado. A gente quer inspirar nas pessoas algum tipo de sentimento. A alma treme diante do vazio e quer contato seja a que preço for."

Uma leitura leve e que pode ser feita por todos. Cada leitor absorve algo para sua própria vida, com certeza. É aquela leitura que trata de assuntos pesados, como a morte e o perdão, mas de forma tão leve que parece que está abraçando o seu coração. Só posso finalizar dizendo que recomendo muito vocês conhecerem Elsa e sua avó. 

Sobre o autor:

FREDRIK BACKMAN é jornalista e escritor nascido na cidade de Estocolmo, Suécia, onde vive atualmente com a esposa e dois filhos. Além de Minha avó pede desculpa, também é autor de Um homem chamado Ove – best-seller internacional do New York Times –, Britt-Marie Was Here, And Every Morning the Way Home Gets Longer and Longer, entre outros títulos. Sua obra já foi publicada em mais de 40 idiomas.

Comentei sobre os dois livros do autor:





Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

22 comentários

  1. Oi, Monique como vai? Já vi muitos elogios à esse livro, ainda não o li, mas o lerei futuramente. Me parece ser uma leitura esclarecedora. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    não conhecia, amei a capa e a história pelo que li na resenha super chamou minha atenção, parece ser uma história envolvente e com uma protagonista encantadora.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uau, que livro mais lindo. Fazia muito tempo que um livro não chamava tanto minha atenção. Já quero esse para ontem! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. O título é super criativo, tenho certeza que fazer essa leitura deva ser encantador.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Olá, Monique.
    Já vou deixar anotado aqui porque me interessei bastante pelo livro. E como estou participando de um desafio que um dos meses é um livro com protagonista criança já vai encaixar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Ah que coisa fofa, preciso de leituras leves assim. Adorei a resenha e peguei a dica <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Monique

    Eu não gosto de protagonistas crianças, por isso não leria. Mas para quem gosta desses enredos mais focados em relações fortes entre familiares deve ser uma boa.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, é a primeira vez que ouço falar desse livro e já me interessei demais!
    ps participe sim do 100lugares!

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro bem emocionante, mas já achei meio triste porque a avó morre :(
    Porém acho muitoo legal histórias que juntam crianças e idosos, é algo muito mágico.
    Adorei a dica e a resenha de hoje! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique, que premissa bonita! Eu adorei o enredo! Não conhecia o autor, mas tenho certeza que vou me emocionar com essa história!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Gostei desse livro, parece bem interessante e me fez lembrar um pouco da minha avó... Minha avó era uma mulher bem a frente do tempo dela, super divertida e alto astral, não era do tipo de avó que faz trico, ela era a avó que ia para a praia quando estava chuviscando, usava biquíni e sabia se divertir como ninguém!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Oi, Monique! Tudo bom?
    Eita que não conhecia a história, mas ela parece bem interessante e profunda. Daquele tipo de livro que com certeza vai me fazer chorar quando eu menos espero porque sou bem manteiga derretida UHASHUSAHUSAHUSHAU

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Monique,
    Também vejo elogios a obra, deve ser bem emocionante. Já quero ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Monique.
    Ainda não conhecia esse livro mas fiquei super interessada. Parece mesmo ser bem o meu estilo.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  15. Oi Monique, tudo bem?
    Não conhecia o livro. Pela sua resenha parece ser uma história emocionante e ao mesmo tempo muito fofa. Fiquei com vontade de ler.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)

    ResponderExcluir
  16. Olá Monique, me encantou a sinopse do livro, achei interessante e quero ler,deve ser uma linda história de vida. Grata pela dica.

    Ps: Posso postar a capa em meu blog?
    Bom domingo
    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Achei bem interessante a resenha desse livro.
    Convido vc para participar da minha PESQUISA DE PÚBLICO
    Big Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  18. Seu blog e seu conteúdo é sempre muito incrível! Eu nao conhecia esse livro e parece que é bem tocante.

    www.jessribeiro.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que livro mais maravilhoso! Adorei a proposta e resenha.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  20. Essa edição é linda, a história me aprece divertida e muito fofinha de ler, aprendemos de forma diferente com vários livros e sei que tem uma mensagem bem bacana. Esse livro já faz parte da minha lista de leitura mas, ainda não o tenho.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter