Como Parar o Tempo - Matt Haig

24 setembro 2021

Como Parar o Tempo - Matt Haig

Imagine viver por muitos séculos, ter várias vidas, viajar por todo o mundo, percorrer por muitas culturas e acontecimentos históricos e conhecer pessoalmente personagens que hoje lemos nos livros de história. Parece muito legal né? Só parece, porque Tom vai descobrir que isso pode se tornar um pesadelo.

"É estranho como o passado está próximo, mesmo quando o imaginamos tão distante. Estranho como ele salta de uma frase e o atinge. Estranho como cada objeto ou palavra pode abrigar um fantasma."

Tom Hazard esconde um segredo perigoso. Ele pode aparentar ser um quarentão normal, mas por causa de uma estranha condição está vivo há séculos. Da Inglaterra elisabetana à era do jazz parisiense, e de Nova York aos mares do sul, Tom já testemunhou tanto que agora precisa apenas de uma vida normal. 

Sempre trocando a identidade para se manter a salvo, ele encontra o disfarce perfeito trabalhando como professor de História em Londres. Assim, pode trazer suas experiências do passado como fatos vivos. Pode levar uma vida normal.

"Da mesma forma que é preciso apenas de um minuto para morrer, é preciso apenas de um minuto para viver. Apenas fecha os olhos e deixa qualquer medo inútil ir embora. E então, nesse novo estado, livre do medo, você se pergunta: quem sou eu? Se eu pudesse viver sem dúvida alguma, o que eu faria? Se eu pudesse ser bom, sem ter medo de me foder? Se eu pudesse amar, sem ter medo de sofrer? Se pudesse apreciar a doçura do hoje sem pensar na saudade desse sabor amanhã? Se não temesse a passagem do tempo e das pessoas que ele roubará de mim? Sim. O que eu faria? Com quem me importaria? Qual batalha eu lutaria? Quais alegrias me permitiria? Quais mistérios internos resolveria? Como, em resumo, eu viveria?"

Tom só não pode se esquecer da primeira regra. Aquela sobre amor... Porque tudo muda se a gente se apaixona. Como parar o tempo é um romance doce e envolvente sobre como se perder e se encontrar na própria história. É sobre as certezas da mudança dos tempos e o tempo que a vida leva para nos ensinar como vivê-la.

Como Parar o Tempo - Matt Haig
"Tudo na vida é incerto. A incerteza é o modo que temos de saber que existimos no mundo. Certamente é por isso que às vezes queremos voltar ao passado, porque o conhecemos, ou achamos que conhecemos. É uma canção que já ouvimos"

Em meio aos capítulos, vamos intercalando entre a vida atual do personagem e suas "vidas" passadas em outro século. A narrativa não é excelente, mas é muito boa e nos faz pensar sobre a importância que damos para o tempo, para as pessoas, passado e presente. E é claro, sobre a profundidade e permanência do amor.

Sobre o autor:

Haig é autor de ficção e não ficção para crianças e adultos. [4] Seu trabalho de não ficção, Reasons to Stay Alive , foi um dos mais vendidos do Sunday Times e esteve no Top 10 do Reino Unido por 46 semanas. Seu romance infantil best-seller, Pai Natal e Eu , está sendo adaptado para o cinema, produzido pelo Studio Canal e Blueprint Pictures.

Assista minha opinião rápida em vídeo:


Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

4 comentários

  1. Oi
    não conhecia, mas já quero ler, fiquei muito curiosa por ele viver há muitos séculos, a premissa chama muita atenção.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu acho que tenho esse e-book no Kindle, não lembro haha
    Mas fiquei super curiosa pra descobrir como ele mantém esse disfarce por tanto tempo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já vi esse livro por aí e acho a capa muito bonita.

    Acho que deve ser uma leitura muito interessante por ele contemplar tantos fatos históricos, mas também não invejo a condição dele .Deve ser horrível ser imortal.

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Monique.
    Eu achei essa capa linda e o enredo parece ser muito interessante, não lembro de ter lido alguma coisa parecida. Por isso vou deixar anotado aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter