A Garota das Laranjas - Jostein Gaarder

19 junho 2020

A Garota das Laranjas - Jostein Gaarder

Estive muitos dias sem conseguir engrenar nenhuma leitura no último mês. Então, decidi pegar um livro do Jostein Gaarder, pois sei que os livros dele me fazem pensar e geralmente não me decepcionam. E eu acertei com esse também.

Sinopse do Livro:

Uma carta que ficou guardada por muito tempo revela ao adolescente Georg Roed uma história extraordinária. O autor da carta é o pai do menino, morto há onze anos - ele escreveu esta longa mensagem de despedida para que o garoto pudesse lê-la depois, quando estivesse mais maduro. A história que o pai conta é do tempo em que ainda era um jovem estudante de medicina: a sua busca por uma moça desconhecida, que ele vê por acaso nas ruas de Oslo, sempre carregando um saco cheio de laranjas. Apaixonado, o rapaz persegue os diversos mistérios que cercam os seus encontros fugidios com a garota das laranjas, numa aventura que culmina numa grande revelação. Alternando entre a voz de Georg e a do pai, Jostein Gaarder constrói uma narrativa pontuada com perguntas filosóficas, que tratam de temas como o amor, a morte e a grandeza do universo.

A Garota das Laranjas - Jostein Gaarder
"...A vida é curta para todos os que conseguem entender que, um dia, o mundo chegará definitivamente ao fim. Mas nem todos entendem o que significa, de fato, um dia partir para sempre, para toda a eternidade."

Este é o quarto livro do autor que leio. Já fiz resenha de O Mundo de Sofia, A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken e Através do Espelho, os três também publicados pela Companhia das Letras através do selo Seguinte.

Eu não sabia nada sobre esse livro e peguei ele unicamente por ser do autor, e como eu gosto muito da escrita dele, decidi conhecer mais esta obra.

Esse livro vai contar uma história linda de amor, mas também uma história triste de morte. Georg perdeu o pai quando era pequeno, e agora, adolescente, acaba encontrando uma carta para ele, escrita pelo pai, um pouco antes de ele morrer.

O pai vai contar uma história de amor, de encontros e desencontros com a misteriosa garota das laranjas. Uma mulher que acaba chamando atenção dele por estar sempre carregando uma sacola cheia de laranjas.

Mas, apesar do livro trazer essa linda história de amor que vai ser contada aos poucos, ele também traz grandes questionamentos sobre nossa vida - como é costume do autor -. Gaarder traz o questionamento sobre o quanto estamos aproveitando nossa própria vida de forma verdadeira. Muitas pessoas deixam apenas a vida levá-las e não vivem verdadeiramente.

Afinal, pode não parecer às vezes, mas a vida passa muito rápido, estamos por aqui em um pequeno resquício de tempo. Precisamos fazer valer verdadeiramente essa nossa breve passagem. A gente já ganhou na loteria, quando nasceu para viver essa grande aventura, precisamos viver intensamente, o máximo possível.

Sobre o autor:

Jostein Gaarder nasceu em 1952 na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. Ganhou projeção internacional em 1991, com O mundo de Sofia, traduzido para mais de cinquenta idiomas. Atualmente mora em Oslo com a esposa e dois filhos.

Confira mais sobre o que achei no vídeo:




Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

11 comentários

  1. Oi, Monique tudo bem? Já li alguns livros de o autor, mas este aí eu não li. Me parece um livro reflexivo o que muito me agrada. Gostei da dica. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Monique, primeiramente eu adorei te ver no vídeo. Gostei muito da dica do livro e de ter essa pegada do questionamentos filosóficos. Fiquei realmente interessada em conhecer o autor.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique, tudo bem? Eu não tive uma boa experiência com O mundo de sofia, mas achei a premissa desse melhor, vou anotar a dica, quem sabe me agrada também.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi
    até hoje eu só li o mundo de sofia e gostei, esse parece ser interessante e não conhecia esse livro do autor, a premissa parece ser boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha. Estava procurando um livro pra ler ou que fosse leve ou que me trouxesse esse tipo de reflexão. Coloquei na minha meta do skoob e vou ler essa semana, vai furar a fila pq to precisando de algo assim.
    Seu blog é lindo!

    Beijos

    BLOG Reticências...

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa com essa sinopse! Sem falar que a capa é linda! ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Monique.
    Eu nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dele. Esse me chamou bastante a atenção e assim que passar a quarentena vou tentar ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Nunca li nada do autor, mas sempre tive curiosidade de ler O Mundo de Sofia para ver como as questões filosóficas são abordadas no livro, interessante ver que isso é meio que uma marca registrada dele!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Monique,
    Que resenha encantadora. Nunca li nada do autor, porque sempre julguei não ser muito um tipo de leitura que me prende. Apesar disso, lendo sua resenha tive a sensação de encantamento. Aquele que aquece o coração.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter