O Mundo de Sofia: Romance da História da Filosofia - Jostein Gaarder

21 outubro 2019


Fazia um tempo que eu queria reler esse livro que conheci na época da faculdade, a mais de dez anos atrás. Enfim esse dia chegou. Esse romance da História da Filosofia é o livro mais famoso de Jostein Gaarder, publicado pela Editora Seguinte.

Sinopse do Livro:

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

"Não é possível imaginar que existimos sem imaginar que um dia vamos morrer, pensou ela. Da mesma forma, é impossível imaginar que morreremos sem ao mesmo tempo pensar no quão fantástica e única é a vida".

Sofia é uma menina comum que está prestes a completar quinze anos. Em um dia que está voltando da escola com sua amiga, Sofia recebe um bilhete misterioso e anônimo, com perguntas filosóficas. Os bilhetes continuam chegando na sua caixa de correio ao longo dos dias, até que ela é surpreendida por um curso de filosofia que um homem começa a lhe enviar.

Até aí, as coisas são um pouco estranhas mas tranquilas. O mistério começa a ficar maior, quando ela, além de receber o curso de filosofia, também começa a receber postais para uma tal de Hilde, escritos pelo seu pai. Pode não parecer estranho, mas como esses postais enviados do Líbano, chegam no mesmo dia na caixa de correio de Sofia?

"Nós surgimos do nada num mundo maravilhoso, conhecemos outras pessoas e somos apresentados a elas; caminhamos juntos por uns tempos. Então nos separamos e desaparecemos tão rápida e inesperadamente quanto surgimos".

Caro leitor, e é aí, mais da metade do livro para a frente, que a história te prende de um jeito. Todos esses mistérios se encontrando. Emocionante! Mas é claro, vou ser sincera. O livro tem mais de 500 páginas. Ele conta a história da filosofia desde os primórdios. Terão capítulos maçantes. É aquele tipo de livro que tem que ser lido aos poucos e que terá partes mais cansativas.

"Somos como atores num palco, mas entramos em cena sem que tivéssemos oportunidade de decorar nosso papel, sem um roteiro definido e sem alguém para nos soprar nossas falas. Nós próprios devemos escolher como queremos viver".

Mesmo com essas partes mais lentas, eu amo essa leitura e adorei ter relido a história. O livro faz o leitor se questionar sobre a vida e sobre o universo. E eu gosto desse tipo de leitura.

Sobre o autor:

Jostein Gaarder nasceu em 1952 na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. Ganhou projeção internacional em 1991, com O mundo de Sofia, traduzido para mais de cinquenta idiomas. Atualmente mora em Oslo com a esposa e dois filhos.

Veja minha opinião em vídeo:


Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

17 comentários

  1. Oi, Monique tudo bem? Excelente sua resenha, eu li essa obra e me encantei com o livro,é maravilhoso. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mo, tudo bem?
    Por não ter tanto interesse em filosofia, esse livro nunca me chamou a atenção. Mas as fotos tão lindas!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique, eu conheci este livro por intermédio de uma prima, lembro que ela amava, mas nunca o peguei para ler, mesmo curtindo o tema sabe, adorei ler sua resenha, porquê foi a primeira que li!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. Olá, Monique.
    Nossa como o livro é enorme hehe. Eu já vi bastante gente elogiando o livro. Mas eu particularmente não tenho vontade de ler ele por causa dessas partes sobre a filosofia que é algo que não gosto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de ler, parece ser muuuito bom. <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito sobre esse livro. Fiquei curiosa.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique, tudo bem? Infelizmente pra mim não funcionou, vou uma leitura bem arrastada, mas talvez relendo eu mude de ideia! Fico feliz que tenha gostado.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Meu marido tem esse livro mas eu nunca li, acredita?
    Adorei conhecer um pouco sobre a história, quem sabe não me animo para ler :)

    bjs
    http://www.tpmbasica.com.br/2019/10/como-montar-9-looks-com-o-blazer.html
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante e bem diferente do que estou acostumada a ler.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  10. Não sei resistir, nem lidar com livros assim. Fiquei bem curiosa para ler esse livro! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Cê acredita que eu já tentei ler esse livro duas vezes? Sempre paro no meio do caminho rsrs mas a história é legal, eu vou até ver se pego o livro com minha tia novamente pra terminar, amei a capa dessa edição *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Gente primeiramente que blog lindo !! fiquei encantada , e outra amei o post , minha filha nasce mês que vem e sera sophia também !! haha bjoos amore

    ResponderExcluir
  13. Oi, Monique!
    Sempre tive vontade de ler esse livro, mas tenho receio dessas partes massantes.
    Ainda assim quero fazer a leitura um dia, como vc disse, aos poucos.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  14. Há anos li esse livro. Sou apaixonada por ele. Acho que é um daqueles para ter de cabeceira

    ResponderExcluir
  15. Sempre achei esse livro uma viagem e eu adoraria reler!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter