A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

06 maio 2020

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

O que você faria se descobrisse um livro que será lançado apenas o ano que vem e já pertence a uma biblioteca? Esse grande mistério ronda a história de A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken. Um dos escritores é aquele que vocês sabem que amo: Mesmo autor de O Mundo de Sofia. Publicado pela Companhia das Letras.

Sinopse do Livro:

Nils tem doze anos e acaba de voltar das férias escolares de verão, passadas em companhia de sua prima Berit, na cidade de Fjærland, interior da Noruega. Para não deixar de se falar, os dois decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade a outra pelo correio. Já de início, porém, parece haver algo de misterioso no diário de Nils e Berit. Ao comprá-lo numa livraria, Nils conhece uma mulher estranha, alguém que ele e Berit haviam visto de passagem durante as férias. A mulher faz questão de ajudar Nils a comprar o diário - uma esquisitice que ele não deixa de contar à prima já em sua primeira "carta". Em Fjærland, Berit se põe a segui-la. Diante da casa da mulher, Berit "furta" um pequeno envelope da caixa de correio. Dentro, encontra uma carta vinda da Itália, endereçada a uma certa Bibbi, que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livros ainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa "biblioteca mágica". Toda essa história Berit conta a Nils em sua primeira carta. A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado num grande mistério. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo - e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
"De certa forma, o livro não é feito apenas pelas palavras ou pelas figuras que estão no papel, mas também por tudo o que invento quando leio."

Nessa quarentena estava na vibe de ler os livros que tinha por aqui do escritor que tanto adoro: Jostein Gaarder. Esse é um livro que ele escreve em parceria, e talvez por isso seja um pouco diferente dos outros dele, mesmo assim, é uma história bem interessante.

Vamos acompanhar durante boa parte do livro, capítulos que na verdade são no estilo de cartas. São páginas de um diário que Nils e Berit estão usando para se comunicar. E logo nas primeiras conversas entre os dois conseguimos adentrar em um grande mistério.

Eles começam a conversar sobre uma mulher que chama atenção de Nils quando ele vai comprar esse tal diário de cartas. Essa é Bibbi Bokken, e ela se tornará o centro das atenções dos dois personagens ao mesmo tempo que eles tentam desvendar um mistério: Eles acham que essa mulher estranha tem uma biblioteca mágica.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
"Quem escolhe bem os seus livros estará sempre na melhor das companhias. Neles nos encontramos com os caracteres mais ricos de espírito, mais sábios e mais nobres, que constituem o orgulho e a glória da humanidade."

Confesso que foi minha leitura mais fraca do autor, mas isso não quer dizer que não gostei. O fato dos personagens trocarem cartas me trouxe a nostalgia dos meus tempos de cartas. Em partes onde os personagens falam de fatos ou curiosidades é muito interessante, como eles falarem sobre a história da biblioteconomia, e a história dos livros em si.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
"Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e mágico que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos."

A história é mais para o lado infantil, em algumas partes se torna lenta. Mas é uma narrativa que diverte e ainda ensina sobre o mundo dos bibliotecários e dos livros. Por isso, fica a minha dica para conhecerem. É um livro fofo para sair da zona de conforto.

Sobre os autores:

KLAUS HAGERUP: Nasceu em 1946. É poeta, diretor teatral e autor infanto-juvenil premiado na Noruega. JOSTEIN GAARDER: Nasceu em 1952 na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. Ganhou projeção internacional em 1991, com O mundo de Sofia, traduzido para mais de cinquenta idiomas. Atualmente mora em Oslo com a esposa e dois filhos.


Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

17 comentários

  1. Oi, Monique como vai? Não li este livro do autor. Li outros livros dele e gostei. Me parece um livro leve, para estes dias de quarentena forçada é excelente. Adorei a dica. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique
    Acho que eu estaria mais pré-disposta a ler esse livro do que o outro do autor, que eu acho enfadonho demais. Amei essa capa! Juro que a Cia das Letras tem uma das melhores edições. Não conhecia a obra mas gostei bastante da proposta, mesmo que infantil.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Por acaso não o conhecíamos temos mesmo de ler
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique, super curti a dica, e apesar de o livro não ter sido perfeito em todos os momentos, eu adoraria ler, justamente pela troca de cartas, me deu até uma nostalgia!!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  5. Me pareceu um livro bem leve, acho que cai bem nesse momento em que muitas de nós está querendo relaxar um pouco.

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | @neilabahia

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique

    Por ser infantojuvenil e por ter essa pegada mais epistolar eu não leria, mas fiquei surpresa com a estrutura textual, principalmente se formos levar em consideração o público-alvo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhuma obra desse autor, fiquei curiosa depois da sua resenha.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique,
    Gostei muito da dica. Estou na fase de ler livros com tema de livrarias e bibliotecas. Li "A Livraria Mágica de Paris". Agora estou "Lendo de Cabeça Para Baixo". Já coloquei esse para ser o meu próximo.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  9. Ah eu gostei!
    Gosto de livros fofos e achei legal que ensina sobre o mundo dos bibliotecários e dos livros.
    Realmente achei diferente, mas bem interessante :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha parado para ler do que se tratava. Mesmo antes de você falar que é um livro fofo, já estava achando ele fofo pela descrição. Vou colocar na minha lista de leitura!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
  11. Oi Monique,
    Confesso que não faz muito meu estilo, tanto que nem conhecia a obra! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Monique.
    Eu nunca li nada do autor e mesmo você falando que esse foi o mais fraco dele que leu até agora, esse foi o que me chamou mais a atenção até o momento. Achei o enredo bem interessante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei muito do livro. A edição está impecável, e mesmo sendo mais para o lado infantil eu curto livros assim.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Monique. Tudo bem?
    Eu não conhecia o autor nem o livro, mas toda história com troca de cartas me dá um quentinho no coração e até hoje não sei explicar o porque.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  15. Olá Monique,


    Não conhecia esse livro, a premissa desse livro é bem interessante e a capa é linda, mesmo com a sua ressalva eu leria.


    Beijos.



    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Estou amando ler seus posts... vou até salvar em favoritos!


    Meu Blog: Sorte na Loteria

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter