Trip por Santa Catarina - Praias de Garopaba, Guarda do Embaú e Balneário Camboriú

15 janeiro 2020

Trip por Santa Catarina - Praias de Garopaba, Guarda do Embaú e Balneário Camburiú

Estávamos de férias, 4 dias para tudo terminar, quando decidimos pegar o carro e fazer uma trip por algumas praias de Santa Catarina. Sem nada programado e sem destino. Conhecer novos lugares. Foi a primeira vez que viajamos sem nada reservado, sem saber ao certo o que íamos encontrar.

Para uma virginiana que tem todos os roteiros programados, isso foi uma superação. Deu aquele certo pavor em alguns momentos, mas no final, adoramos a experiência! Conhecemos algumas praias incríveis de Santa Catarina, e já fica o convite para vocês conhecerem também.

Garopaba

A primeira parada foi na praia de Garopaba. Ela fica a 101 km da capital catarinense e reserva pequenas praias que trazem todo um charme inesquecível. Chegamos ainda de noite na cidade. Chovia e não tínhamos onde dormir (fomos sem planejar nada lembra?). Fizemos um passeio pelo centro da cidade e tivemos que logo sair, pois não achamos acomodação.

Um pouco afastado da cidade conseguimos encontrar um motel com pernoite. Nem vou falar sobre ele pois foi a pior estadia da vida - kkk acontecem coisas boas mas coisas ruins também. Tive até pesadelos aquela noite. Bom, mas voltamos à praia que é o que interessa.

Trip por Santa Catarina - Praias de Garopaba

No dia seguinte o céu acordou um pouco cinza, mas como a gente tem uma grande sorte - eu sempre agradeço por minha sorte em viagens -, foi só pisar na areia e o sol apareceu junto com um céu azul divino. Ficamos encantados pelas paisagens.

E no primeiro passeio pela beira da água, já encontramos algumas roxas com uma pequena escadaria para subir. É claro que fomos explorar. Sabíamos que a paisagem que nos esperava era incrível. E não nos enganamos. Lá de cima você tem visão da praia principal e também de algumas prainhas da lateral.

Trip por Santa Catarina - Praias de Garopaba

As fotos demonstram só um pouquinho de como é belo o lugar. Eu como uma fascinada por fotografia, bati várias, mas o post ia ficar muito cheio, então para quem quiser conferir mais, me acompanha no instagram que por lá estou sempre postando as paisagens lindas que encontro em minhas viagens.

Ahh, foi aqui em Garopaba que eu tomei o melhor suco de frutas naturais até então. Maravilhoso! Mas como nossa trip era de passagem, neste mesmo dia à tarde já estávamos indo rumo ao nosso próximo destino: Guarda do Embaú.

Guarda do Embaú

O paraíso do surfe como é conhecida, a Guarda do Embaú é uma vila de pescadores que cada vez mais recebe turistas por suas peculiaridades. Escondida no final de uma estrada de chão. Sabe aqueles percursos que você pensa: "não vai ter nada aqui, porque não tem nada aqui", e aí, quando você chega, se surpreende com um pequeno paraíso.

Trip por Santa Catarina - Praias de Garopaba, Guarda do Embaú e Balneário Camburiú

Para chegar até a praia, é preciso atravessar o Rio da Madre, que pode ser feito com o auxílio de barcos ou a nado mesmo, pois pelo que observamos, em todo percurso dá pé se a maré não está muito alta. Isso já me surpreendeu de primeira, pois a praia é tipo vip - kkk -, você chega em um pequeno rio, onde você tem que atravessar para aí sim chegar na praia.

E que praia linda e quentinha. Ficamos apaixonados. Mas é claro que o que mais me chamou a atenção é essa junção de rio e mar/praia que acontece neste lugar. Incrível! Existe nesta praia a trilha  da Pedra do Urubu. Nós percorremos e é lindo de mais. A paisagem é incrível.

Trip por Santa Catarina - Praias de Garopaba, Guarda do Embaú e Balneário Camburiú

Mas não esqueça, antes de fazer a trilha, passar protetor solar. Eu levei uma queimadinha nas pernas e braços. No final da tarde já saímos da praia em direção a Balneário Camboriú. Eram só uma hora e meia de distância mais ou menos. Que engano, pegamos um trânsito inimaginável e após umas 3 horas andando lentamente, decidimos entrar na primeira praia que vimos.

Trip por Santa Catarina - Praias de Garopaba, Guarda do Embaú e Balneário Camburiú

A Meia Praia fica em Itapema, e mesmo não sendo a praia principal, nos surpreendemos com o tamanho da cidade. Prédios enormes, muita gente na rua, comércio a mil. Coisa que não tínhamos visto nas outras duas praias. Acabamos entrando em um café para jantar e procurar algum lugar para dormir. Mas não encontramos nada! Sério, nem motel não tinha disponível para pernoite.

Então, mesmo já passado das 22h, decidimos seguir viagem até Balneário Camboriú. O trânsito ainda estava lá, mas o Waze nos salvou com algumas rotas alternativas. Chegando na cidade, cogitamos a possibilidade de dormir no carro, mas acabamos encontrando a possibilidade de uma hospedagem com um ótimo desconto e lá ficamos.

Balneário Camboriú

O dia não poderia ter nascido diferente: Um sol incrível. Deu até para agradecer por essa praia ter as árvores no calçadão, dando uma sombrinha para quem está caminhando. E caminhamos bastante. Fomos até o final de uma das pontas da praia e aproveitamos para fazer um passeio no Barco Pirata.

Balneário Camburiú

Foi uma aventura incrível. Bares, restaurantes e lojas preenchem a Avenida Atlântica, uma avenida movimentada junto à praia. Aliás, outra praia que pulsa a badalação e os prédios enormes. Adorei também uma parte da praia que é literalmente cheia de conchas. Não é tão legal para caminhar ali, mas deu para guardar várias conchinhas de lembrança. A água estava quentinha e praticamente sem onda. Era quase uma piscina.

Nessa, como nas outras praias, tem muitas coisas para fazer e visitar, mas como estávamos de passagem, só deu para conhecer um pouquinho de cada uma. Nossa trip durou apenas 3 dias, mas o passeio foi incrível. Conhecemos praias lindas e já queremos voltar. Além de ter sido uma experiência totalmente nova sair sem destino ou reservas.

Balneário Camboriú

E vocês, já conhecem Santa Catarina? E já conheciam essas três praias de lá? Até o próximo post e também a próxima viagem. Se você quiser conferir outros posts de viagem, é só clicar aqui.

30 comentários

  1. Oi, Monique como vai? Que lugar encantador. Eu estive em Florianópolis no final de 2017, onde passei a virada de ano lá. Depois passei mais uma semana na capital catarinense, deu para eu conhecer um pouco deste estado maravilhoso e gente linda do sul do Brasil. As fotos ficaram lindas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Adoro ver posts de viagens é sempre tão legal!! Me sinto viajando junto rsrsrs
    Entendi você perfeitamente, pois também sou virginiana e gosto de tudo certinho, dentro do planejado, quando sai um pouco dos trilhos a gente já fica tensa, né?
    As praias são lindas fiquei encantada!!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Essas praias são um sonho!! Adoro ir, na minha cidade tem várias...

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Que lindas as fotos! Eu também não aguento essa loucura de sair sem programar a viagem totalmente antes mas ás vezes é bom para quebrar a rotina. Eu não sou fã de praia, mas confesso que gosto de observar a vista e refletir. É tão bonito! Pena que na verdade nunca consigo me concentrar muito na vista, pois o sol, ah, o sol... ele me castiga. Realmente não sou do tipo praieira. Em SC a temperatura é mais confortável?

    Fiquei com vontade de provar o suco natural de frutas maravilhoso que tomou!

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monique

    Eu não conheço SC e só tinha ouvido falar em Balneário Camboriú mesmo. Lindas praias!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Que viagem legal, Monique!!
    Santa Catarina é um estado muito lindo, dessas praias que você visitou já estive em Balneario Camboriu, mas adorari ir conhecer as outras também. Gostei dessa viagem espontanea que vocês fizeram e que rendeu muitas paisagens lindas.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Que passeio lindo. Adorei as fotos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Uau, Santa Catarina deve ser linda demais. Já tinha ouvido falar desses lugares, mas não imaginava que eles seriam tão lindos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho muitaaaaa vontade de conhecer as praias de Santa Catarina!
    E que bom que deu tudo certo a viagem mesmo sem planejar tudo tãoo certinho hehe.
    Ás vezes é bom fazer umas "loucuras" dessas.
    Amei as fotos e parece ter sido muitoo legal :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique!
    Lugares lindos que vc visitou hein! *-*
    Tenho muita vontade de conhecer o Sul do Brasil!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia que Santa Catarina podia ter lugares assim!
    Achei tão lindas as praias!
    Também fico apreensiva quando não é seguido completamente os planos de uma viagem, mas aventuras acabam surgindo huahua

    ResponderExcluir
  12. Que lugares incríveis! Adorei sua descrição.

    O JJ está em Hiatus de verão de 17 de janeiro à 2 de março. Nesse período acompanharemos e comentaremos o seu blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  13. Ah, que delícia Monique! E que praias maravilhosas. Adoraria conhecer um dia. A melhor coisa dessas viagens não planejadas são as pequenas joias que a gente encontra pelo caminho. <3

    ResponderExcluir
  14. Eu AMO as praias de SC.
    Mas as duas primeiras ainda não conhecia... muito legal! Parecem lindas.
    Beijinhos,
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  15. Adorei as suas dicas de viagem em SC.
    Convido vc para participar da minha PESQUISA DE PÚBLICO
    Big Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  16. Tanto lugar incrível, dá vontade de dar um mergulho nessas águas lindas ;)
    Um beijinho enorme **

    ResponderExcluir
  17. Paisagens mais do que perfeitas, não tem como não se encantar por um lugar bonito assim. Ainda não conheço Santa Catarina

    ResponderExcluir
  18. Eu quero muito elogiar as suas fotos, porque elas estão incríveis, mas vamos combinar que com esses lugares lindos, é IMPOSSÍVEL as fotos não ficarem tão boas. A inveja bateu aqui? Super! Amei demais. ♥

    ResponderExcluir
  19. nossa que lugares mais maravilhosos! morro de vontade de conhecer o litoral do Sul, já adorei ver aqui por esse post

    ResponderExcluir
  20. Que delícia! Dá até vontade de viajar!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. que artigo incrível, amo praia e amo SC, a praia de Balneário é sempre minha favorita
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  22. Amei as fotos, super bem tiradas! A viagem deve ter sido muito boa! Nunca fui pra este local.

    ResponderExcluir
  23. Meu sonho conhecer esses lugares!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  24. Que lugares lindos.
    Quero conhecer todos.Acredita que com 27 anos eu ainda não conheço o mar.Mas acho que vou gostar de conhecer praia.É um sonho meu.
    Já ouvi falar bastante do Balneário Camboriú e eu tenho certeza que é alguma pessoa conhecida porque eu pensava que ficava em São Paulo.
    Agora fiquei com a pulga atrás da orelha para lembrar quem era.Mas a pessoa gostou muito .

    Vou te seguir no Instagram e conferir as fotos

    Beijos
    Mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  25. Tenho muita vontade de fazer esse tour por Balneário Camboriú... Amei essa dica de mais 2 praias em especial a de águas que tinhas... �� ��

    ResponderExcluir
  26. A maioria das pessoas que conheço, quando tiram férias vão para Santa Catarina! Eu tenho amigos e parentes que moram lá, mas infelizmente nunca fui visitá-los. Quem sabe eu tambem seja atingida pelo espírito aventureiro, e vou curtir uma praia sem muitos planos! Suas fotos ficaram lindíssimas!

    ResponderExcluir
  27. É tão bom sair e passear, conhecer novos lugares, novos encantos. Amei as fotos. Fui em santa Catarina há muitos anos atrás e gostei muito do lugar mas, confesso que não me recordo muito de lá. Em breve pretendo ir novamente.
    Gostei muito de cada praia que postou aqui, e que você faça muitas viagens esse ano.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  28. That was a great and comprehensive article…all the tips enumerated and explained will be helpful for those who are wise enough to tap from it. Any business nowadays without social media signals and presence may not make it to the outermost, and investment too is part of the key to success in business. Keep up the good work.

    ResponderExcluir
  29. Que viagem maravilhosa! Eu amei acompanhar

    ResponderExcluir
  30. Eu amo praias, estou aproveitando as férias para ir muito! Hahaha adorei a postagem sempre é bom conhecer um lugarzinho novo, inclusive suas fotos estão lindas!! Amei
    Beijoo

    http://primaveraagridoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter