Passeio em Paris - Arco do Triunfo, Sainte-Chapelle e Panteão

24 dezembro 2019

Passeio em Paris - Arco do Triunfo, Sainte-Chapelle e Panteão
Rio Sena

Paris, a cidade dos apaixonados. Se você lembra só da Torre Eiffel quando pensa na cidade, não sabe tudo que esse lugar maravilhoso tem a oferecer. Nós caminhamos muito na nossa visita a capital parisiense, e vim contar um pouquinho e mostrar (tem vídeo no final do post) do pouquinho que vimos por lá.

Começamos nossa caminhada bem ao lado do Museu do Louvre, isso porque o primeiro hotel que pegamos ficava a 2 quadras de distância. Alguns passos e já estamos no Rio Sena, aproveitando a caminhada da manhã, ainda com poucas pessoas na rua e o sol lindo.

Neste post não vamos falar do Louvre porque ele terá um post especial só dele. Só gostaria de mencionar o Arco do Triunfo do Carrossel (Arc de Triomphe du Carrousel) que fica ao lado do Museu do Louvre. Ele é um monumento datando de 1809, construído por Napoleão I (Napoleão Bonaparte).

Passeio em Paris - Arco do Triunfo, Sainte-Chapelle e Panteão
Arco do Triunfo do Carrossel a esquerda e Catedral de Notre-Dame a direita

No passeio pela cidade conseguimos ver de longe a Catedral de Notre-Dame de Paris (Cathédrale Notre-Dame de Paris). Por causa do incêndio que aconteceu, ela está fechada para reforma. Fizemos vários pontos à pé e foi muito bom, mas também tiveram alguns lugares que tivemos que ir de metrô. Um desses lugares que quisemos conhecer por ser diferente é o Arco de La Défense.

O Arco de La Défense é conhecido também como Grande Arco e fica no distrito comercial de Paris. Visitar essa parte da cidade é como ver uma 'Paris de hoje', em contraste com a Paris Histórica (a parte mais conhecida com museus e prédios históricos). Aqui os prédios são envidraçados, grandes, e futurísticos. E o arco não é diferente.

O legal é que, uma linha imaginária liga o Grande Arco com o Arco do Triunfo, à Avenida Champs-Elysées e à Pirâmide do Louvre. Nós não chegamos a subir neste arco, mas é possível e a visão deve ser linda. Para você chegar ao local, é só pegar a linha 1 do metrô e saltar na estação La Défense Grande Arche ou Esplanadade de la Défense.

Passeio em Paris - Arco do Triunfo, Sainte-Chapelle e Panteão
Arco de La Défense a esquerda e Torre Eiffel a direita

Mas com certeza, um local que a gente achou incrível conhecer foi o Panthéon. A arquitetura é incrível e deslumbrante desde o primeiro momento. Já na chegada você se surpreende com o Pêndulo de Foucault que fica ali centralizado no piso principal. Nas paredes laterais tem pinturas lindas, obras de arte que deslumbram os olhos.

Mas o que mais surpreende é quando você desce para o piso inferior. Lá você encontra a cripta onde grandes pessoas foram enterradas. Personalidades que se destacaram em diversas áreas, fazendo com que os franceses se orgulhassem de alguma forma.

Andando pelas suas galerias reconhece-se túmulos como de Pierre e Marie Curie (físicos), Louis Braille (criador do sistema de leitura para cegos), Jean-Jacques Rousseau (filósofo), Alexandre Dumas (escritor), Voltaire (escritor), Jean Jaurès (político), René Descartes (filósofo, físico e matemático), Jacques-Louis David (pintor), entre outros.

Passeio em Paris - Arco do Triunfo, Sainte-Chapelle e Panteão
Panthéon a esquerda e Jardim de Luxemburgo a direita

Saindo dali, em algumas quadras estamos no Jardim de Luxemburgo, que também, como todos os jardins em Paris, é lindo. Sentamos ali um pouquinho para admirar a paisagem. Outro ponto que visitamos e que também saímos encantados foi na Sainte Chapelle. Uma igreja no estilo gótica que por fora parece simples, mas quando você entra, impossível não se encantar.

Quando você entra, já dá de cara com uma capela muito bonita, com um azul incrível em seu teto. Ali, várias banquinhas com souvenirs estão dispostas para as comprinhas. Mas quando você pega uma escadinha estreitinha e vai para o segundo andar, não tem como descrever.

A capela superior foi construída como um relicário monumental. Está decorada suntuosamente com esculturas e enormes vitrais que inundam o espaço de luz e cor. Os quinze vitrais que cobrem praticamente todas as paredes estão compostos por 1.113 cenas que narram a história da humanidade, desde Gênesis até a Ressurreição de Cristo. Tanto no vídeo como nas fotos não dá para mostrar o quanto é lindo o lugar.

Passeio em Paris - Arco do Triunfo, Sainte-Chapelle e Panteão
Interior da Sainte Chapelle a esquerda e Arco do Triunfo a direita

Por fim, nada melhor que subir no Arco do Triunfo no final da tarde, para conferir o pôr do sol no céu de Paris. Muitas pessoas visitam esse ponto mas poucas sabem que dá para subir. São quase 300 degraus em espiral, mas tudo vale a pena. Lá em cima você encontra um pequeno museu com a história do arco e sua construção além da subida ao topo, onde dá para ver a cidade de Paris em 360º graus. É incrível.

Confira o Vídeo do Passeio em Paris:


15 comentários

  1. ah que saudade dessa cidade linda luz! lugares icônicos que vale muito a pena conhecer mesmo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. OI Monique, Paris é um encanto. A Saint Chapele é maravilhosa. Vend o seu post eu acabei de me arrepender de não ter atualizado os meus posts de Paris. Aliás, eu nunca consigo terminar os posts de viagem. Taí uma boa meta para 2020: colocar em dia os posts de viagem.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique,

    Que sonho viajar para Paris. Com certeza é um lugar encantador só pela sua descrição.
    Espero poder ir um dia ai.

    Boas Festas!
    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que sonho de lugar. Tenho muita vontade de conhecer.
    Beijinhos. ❤️
    https://www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  5. Ain que sonhoooo de lugar ♥
    Paris deve ser mágico e deve ter mesmo muitos cantinhos lindos pra visitar.
    Ameeeei as fotos! Vou ver o vídeo :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Guria, quanta informação e que coisa mais linda esse teu trajeto. Amei. Assim como disseram num comentário, até me deu vontade de colocar os posts de viagens em dia. Nunca faço 🙄🥺

    ResponderExcluir
  7. Hey Monique! Tudo bem?
    As fotos do passeio ficaram lindas, adoraria conhecer Paris.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Espero que tenha tido um feliz natal!
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique, que lugares lindos e incríveis. Quero muito um dia conhecer Paris! Espero que vc não tenha encontrado o Neymar rsrsrsr

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Esse é o tipo de lugar que encanta qualquer pessoa. É tão apaixonante! E você o descreve com riqueza de detalhes que faz a gente sonhar. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Monique.
    Eu sou dessas que só lembra na Torre Eiffel quando fala em Paris hehe. Mas quantos lugares lindos. Esse é o tipo de viagem que a gente termina exausto mas feliz hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Ahh Paris!!! Lugar belo!!! Adorei conhecer um pouco da sua experiência em Paris... Ainda volto em Paris para Turistar

    ResponderExcluir
  12. Socorro! A França é linda demais, nunca tive aí, então, tô aqui babando com a beleza e com inveja (boa)! ♥

    ResponderExcluir
  13. Aaaah! Meu sonho desde a adolescência, mas eu iria direto para o cemitério Père-Lachaise visitar o túmulo do Jim Morrison. Suas fotos ficaram incríveis! Beijos

    ResponderExcluir

  14. Hello,
    Usually, I never comment on blogs but your blog is so convincing that I never stop myself to say something about it. You’re doing a great job Man, Keep it up.

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter