Coleção A Revolução das Princesas - Plan International Brasil

03 junho 2019


Hoje, além da resenha de quatro livrinhos muito lindos e cheio de representatividade, também vim contar um pouco do projeto que os envolve. A Revolução das Princesas é um movimento criado pela Ong Plan International Brasil. A missão da Ong é proteger os direitos das crianças e promover a igualdade para meninas.

O objetivo desta coleção: A Revolução das Princesas, é contribuir no desenvolvimento de uma geração que acredita que a igualdade de gênero é um direito, mostrando para as meninas, desde cedo, o seu poder. Esse movimento reúne escritoras e ilustradoras para revolucionar o papel das princesas nos clássicos infantis, atualizando algumas histórias que pararam no tempo.


Importante destacar também, sobre o projeto, que além de você adquirir livros lindos com histórias maravilhosas, parte do valor arrecadado com as vendas é revertido para o projeto Escola de Liderança para Menina. Esse projeto empodera meninas nos estados do Maranhão e Piauí para a prevenção das violências baseadas em gênero - desenvolvendo suas habilidades para a vida, seus conhecimentos sobre direitos e sua participação cidadã.

Muito legal né? Um projeto maravilhoso que merece ser espalhado. Eu li os quatro primeiros livros da Coleção (Digo primeiros pois eles falaram que haverão outros), e agora vou contar um pouquinho para vocês de cada história.


Começando pela Revolução da Ariel onde temos o clássico A Pequena Sereia reinventado pela escritora Clara Averbuck e a ilustradora Lorena de Paula. Ariel é uma jovem princesa que gosta de conhecer o mundo, explorar os lugares, e ainda não se sente segura para assumir o reino, onde seu pai é rei.

Ela gostaria de ter pernas para poder passear pela terra, explorar novos lugares, mas ela já tentou de todos os jeitos, até ficar em pé com a própria cauda, e não deu muito certo. Em um dia de tempestade ela acaba salvando um rapaz que estava se afogando no mar. E isso vai mudar a vida dos dois. Será que irá surgir uma grande amizade?!


Já em A Revolução da Rapunzel, teremos a reinvenção do clássico Rapunzel, escrito por Teca Machado e ilustrado pela Lorena Giostri. Rapunzel é uma princesa destemida que não entende porque precisa aprender a segurar uma xícara de forma correta, quando ela queria andar a cavalo ou praticar arco e flecha.

Um certo dia, ao sair do castelo, Rapunzel avista um príncipe de um reino vizinho, pedindo socorro. Ele foi trancado em uma torre para ser impedido de casar com a menina que ele gostava, tudo porque ela não era da realeza. Rapunzel vai escalar a torre com toda a sua garra e coragem para tentar ajudar aquele príncipe.


Em A Revolução da Aurora, teremos o clássico A Bela Adormecida, reescrito pela Sebastiana Hoyer e ilustrado pela Natália Lima. Nesta história teremos um príncipe que foi amaldiçoado por uma fada, a dormir por 100 anos coberto por espinhos. Aurora, que é uma princesa guerreira e cheia de personalidade, se sente insegura, sem saber se irá conseguir salvar seu amigo desta maldição.

Agora ela terá que lembrar da guerreira que há dentro dela, para salvar esse felizes para sempre. Aqui encontramos uma princesa forte e com muita personalidade, que irá redescobrir todo o seu potencial.


E não poderia faltar a minha preferida das quatro: A Revolução da Cinderela. Aqui o clássico Cinderela é reescrito pela Thaís Lira e ilustrado pela Suryara Bernardi. Nessa história vamos conhecer um príncipe que decidi fugir após saber que o reino fará um novo baile para escolher sua esposa. O problema é que ele tem muito medo da floresta, para onde ele fugiu.

Cinderela é uma menina humilde, que sonha em ir ao baile, não para casar com príncipes, mas sim, porque adora festas. De repente ela encontra uma fada, que fala que ela é a única que pode salvar o príncipe. Será que ela irá conseguir?!


É grandioso ver que em histórias com poucas páginas podemos encontrar tantos ensinamentos e quebras de tabu, como por exemplo, os meninos sentirem medo ou chorarem, a princesa salvar o príncipe, a verdadeira beleza, etc. 

Como eu já falei no começo do post, adorei muito essa coleção e recomendo para todos. Para dar de presente ou para você mesma ler. Vale cada centavo! Sem contar que você ajuda uma causa mais do que maravilhosa. Para comprar os livros e conhecer mais do projeto é só acessar o site: http://arevolucaodasprincesas.com.br/

Conheça também as redes sociais da Ong: Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

Veja minha opinião em vídeo:

17 comentários

  1. Que projeto lindo, Monique! Eu não conhecia e vou procurar mais sobre ele <3
    Pelas resenhas, vejo que os livrinhos são maravilhosos, já tenho para quem indicar também. Adorei!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro projetos assim! ♥ Dá uma sensação de que o mundo tem jeito, né? Vou pesquisar mais e quero comprar, com certeza! Só pelo post já deu para perceber que vou amar. E misturou livro com ilustração, aí eu amo em dobro!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique, tudo bem? Eu adorei o projeto, principalmente a revolução da aurora, muito banca!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique

    Que projeto mais maravilhoso! Essa ideia de colocar as princesas num lugar em que elas são as heroínas da própria história é genial!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma coleção que eu adoraria ter!

    Beijos, Pri ♡
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  6. que INCRIVEL! muito importante esse empoderamento feminino desde criança, eu queria mt ter tido algo assim na infancia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Adorei esta coleção, que linda. Amei o propósito e já quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que coleção mais amorzinho. Amei a edição dos livros e vale a pena fazer coleções. É muito bom.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Por mais projetos assim, que iniciativa incrível!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Gente que bacana essa iniciativa!!!
    É assim que vamos ajudando as novas gerações a serem melhores e mais iguais.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que projeto bacana, vou indicar para a minha sobrinha que já é cheia de ideias sobre igualdade de gênero e tudo mais.
    as ilustrações ficaram tão lindas
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  12. Genial essa reinvenção e releituras dos clássicos de princesas. Gostei de todas as sinopses.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  13. Queria comprar a coleção mas não tem forma de pagamento no site. Sabes como adquirí-los?

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter