Uma Coisa Absolutamente Fantástica - Hank Green

07 dezembro 2018


Prepare-se para se surpreender com a escrita viciante de Hank Green, com seus personagens super humanos (e com dificuldades como a gente), e uma história com pegada de ficção científica. Conheça uma coisa absolutamente fantástica, publicado pela Editora Seguinte.

Sinopse do Livro:

Enquanto volta para casa depois de trabalhar até de madrugada, a jovem April May esbarra numa escultura gigante. Impressionada com sua aparência — uma espécie de robô de três metros de altura —, April chama seu amigo Andy para gravar um vídeo sobre a aparição e postar no YouTube. No dia seguinte, a garota acorda e descobre que há esculturas idênticas em dezenas de cidades pelo mundo, sem que ninguém saiba como foram parar lá. Por ter sido o primeiro registro, o vídeo de April viraliza e ela se vê sob os holofotes da mídia mundial. Agora, April terá de lidar com os impactos da fama em seus relacionamentos, em sua segurança, e em sua própria identidade. Tudo isso enquanto tenta descobrir o que são essas esculturas — e o que querem de nós. Divertida e envolvente, essa história trata de temas muito relevantes nos dias atuais: como lidamos com o medo e o desconhecido e, principalmente, como as redes sociais estão mudando conceitos como fama, retórica e radicalização.


April é uma menina comum que trabalha com artes (Design) em uma startup, e não liga muito para redes sociais, as pessoas ou a estética. Ao contrário do seu amigo Andy que é todo ligado nas redes sociais e inclusive tem um canal no youtube. Uma certa noite quando April está voltando para casa, se depara com uma escultura enorme, em forma de robô de metal, muito misteriosa. Ela decide chamar Andy para gravarem um vídeo, na brincadeira, falando sobre essa escultura e seus mistérios.

No outro dia a vida deles já está de cabeça para baixo quando o vídeo atinge milhares de visualizações e eles se tornam celebridades instantâneas. São convidados para entrevistas em vários programas de TV (ganhando muito dinheiro com isso) e descobrem que não existe só uma escultura dessas em Nova York, mas, apareceram várias por todo o mundo.

O mistério só aumenta quando análises dizem que o robô (escultura gigante) é composto de materiais impossíveis, algo de outro mundo. Será que essas suposições se tornarão reais ou as pessoas estão enganadas? E será que essas esculturas apareceram no mundo para trazer coisas boas ou ruins?


Eu sabia que Hank não iria me decepcionar, principalmente com uma história assim, que é a vivência dele no dia a dia (youtube e redes sociais). Para quem não sabe, os irmãos Green (principalmente Hank) foram os idealizadores da VidCon - lançada em 2000. Um evento que acontece todos os anos em Anaheim na Califórnia. O evento é focado em produtores de vídeo e toda a indústria que exite em volta disso. É um mega encontro de criadores de conteúdo (em vídeo) do mundo.

Essa história chegou em um momento interessante de questionamento não só sobre redes sociais e o poder de influenciar, mas também sobre o "efeito manada" que vimos recentemente aqui no Brasil, nas eleições. Agregado à isso também temos as situações que se tornam extremas e acabam virando agressões fora do mundo virtual. Sejam elas verbais ou físicas.

Hank também acaba nos mostrando o quanto as redes sociais, o desejo de atenção, vicia e é prejudicial. Vi muitas pessoas que leram e não gostaram da protagonista, porque ela tomou muitas decisões erradas na história. Mas, acredito que ela só parece mais humana sendo assim. Afinal, nós também tomamos várias decisões erradas durante a vida. Nossa protagonista também vai sentir na pele todo o desgaste e consequências das suas decisões.

"Quando nos deparamos com algo que não compreendemos, acho que a coisa mais natural a fazer é temer. Mas também é a menos interessante."
O final acaba aberto, com certeza, com o intuito de fazer o leitor se questionar sobre tudo que aconteceu e do que ainda acontecerá (parece que terão continuações). Importante falar que o livro tem alguns palavrões e perto do final é um pouco forte, fora isso, é tranquila a leitura.

A edição é muito bonita. As cores da capa em azul e verde combinam muito bem. A diagramação é muito boa e as páginas são amareladas. Recomendo o livro para todos, porque acredito que para cada leitor ele trará uma sensação, um desconforto diferente, e fará refletir sobre várias coisas.

Sobre o autor:

Hank Green começou a fazer vídeos no YouTube em 2007 com seu irmão, John Green. Desde então, a dupla conquistou uma grande comunidade de fãs ao falar sobre ciência e cultura pop. Atualmente, é CEO da Complexly, uma produtora especializada em conteúdo educacional para o YouTube, como os canais Crash Course e SciShow. Seus vídeos já tiveram mais de 2 bilhões de visualizações. Também é cofundador de uma série de projetos, entre eles a VidCon, a maior conferência de criadores de vídeos para a internet do mundo. Hank mora em Montana com sua esposa, seu filho e seu gato.




Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

 

18 comentários

  1. O nome do livro é muito legaaal, achei bem criativo.
    A história também!! Gostei :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas este livro está na minha lista de desejados.
    Tenho curiosidade para conhecer a escrita do irmão do green =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique, tudo bem? A sinopse dá sinais de que a história é envolvente, mas faltou alguma coisa pra me interessar aliado aos palavrões, realmente corro o risco de começar e abandonar, porque não tolero mais história que contenham muitos palavrões. Dessa vez passo a dica.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique. Gostei muito do tema desse livro, acredito que nós vemos a vida por meio dos livros e por isso aprendemos deles porque quando estamos vivendo determinadas situações não conseguimos muito dimensionar o quão positivo ou negativo aquilo é para nós e para todos a nossa volta, mas os livros tem esse poder de mostrar a nossa essência de forma que nós possamos ver isso por fora a fim de tirar lições importantes com isso. Gostei bastante!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Gostei muito da premissa e da proposta do livro. Fiquei curiosa e com vontade de ler. Amei as ressalvas que você destacou, parece ser um livro muito bom.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Poderá ser um bom presente de Natal. Beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro que eu quero muito ler, com certeza mais do que uma história bacana, ele nos traz assuntos para meditar e discutir.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Monique! Tudo bem?

    Estou muito feliz de ver a sua resenha porque parece que estou conversando com você sobre este livro maravilhoso. De verdade, eu fiquei apaixonada por este livro.
    Justamente como você falou, o livro nos mostra muitas realidades, como do efeito manada, sobre a necessidade de poder, como a fama e o poder corrompe e o poder desta nova mídia que são as redes sociais. Adorei o que você porque os erros das protagonistas a tornaram humana e isso foi incrível. O autor não quis trazer uma heroína incapaz de errar, quis trazer um ser humano com inseguranças e desejos que pode errar. Ela é verdadeiramente maravilhosa.
    Sobre possível continuação, fiquei enchendo o saco da editora pelo twitter e eles confirmaram que vai ter e que o Hank já está escrevendo. Estou muito ansiosa pela continuação e para saber mais.

    P.S.: Desculpe pelo comentário gigante, mas me empolgo falando deste livro.

    Beijos,
    Blog Magia é Sonhar
    Canal Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Muita gente está falando bem desse livro e creio que não é atoa. O livro me parece ter uma trama muito diferente e envolvente. Confesso que não tenho o costume de ler livro desse gênero, mas esse me deixou muito curiosa - ainda mais porque eu amo os irmãos Green. Achei interessante o que você disse sobre a protagonista, isso me fez pensar. As vezes quando lemos algo esperamos a perfeição da protagonista e esquecemos que ela "é" humana haha Creio que o livro inteiro deva trazer reflexões, uma ótima indicação para pensar. Adorei.
    Beijos!

    our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique!
    Eu gosto muito do John Green, mas confesso que o livro do irmão dele, não me chama atenção. Apesar das temáticas legais, eu achei a sinopse desse livro muito confusa e o protagonista não me agradou muito, por isso, não sei se leria. Ainda mais sabendo que pode virar série ou trilogia.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Monique.
    Eu estou fugindo desse livro hehe. Já li 4 livros do irmão e não gostei de nenhum. E até leria porque cada um é cada um, mas com esse negócio de final aberto já me desanima muito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu simplesmente amei a resenha, e achei super interessante o fato do autor seu irmão do John Green (meu autor favorito) fique bem curiosa para ler o livro!
    Beijos!
    Little Moon

    ResponderExcluir
  13. Oi Monique, td bem?
    Já vi algumas pessoas falando sobre esse livro! E adorei essa capa doida hahaha
    Não conhecia o autor e fiquei pasma com a história dele e com a história do livro!
    Beijoss
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=ZLAgUvAXUrI

    ResponderExcluir
  14. Com certeza, uma das sinopses mais atuais que já conferi! Acho extramente importante a existência desse tipo de livro, tendo em vista essa geração de adolescentes e pré-adolescentes que já cresce com as redes sociais e essa exposição grande!
    Achei a proposta muito boa. Não conhecia nada sobre o Hank.

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  15. Já me deparei com esse livro à venda várias vezes, mas nunca calhou comprar, se bem que ando muito curiosa! E fiquei ainda mais depois da sua resenha!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter