Era uma vez... A Serpente Branca

18 julho 2016


Há muito, muito tempo, houve um rei famoso em todo o país pela sua sabedoria. Nada ignorava e parecia que as notícias das coisas mais secretas lhe chegavam através do espaço. Esse rei tinha, porém, um hábito esquisito: todos os dias, uma vez terminadas as refeições, e ninguém mais se achando presente, um criado muito fiel devia trazer-lhe ainda uma sopeira coberta. O próprio criado não sabia o que continha, ninguém o sabia, porquanto o rei só a destapava quando estava completamente só.

Isso durava há bastante tempo, até que um dia, não resistindo à curiosidade, o criado, ao levar de volta a sopeira, carregou-a para o quarto. Fechou cuidadosamente a porta, levantou a tampa e viu dentro uma serpente branca. Não pôde furtar-se ao desejo de prová-la e cortou um pedacinho, levando-o à boca; mas, apenas lhe tocou a língua, ouviu através da janela um estranho sussurro de vozinhas sutis. Chegou à janela e pôs-se a escutar; percebeu que eram dois pardais que conversavam entre si, contando tudo o que tinham visto nos campos e bosques. O pedaço de serpente que provara dera-lhe a faculdade de entender a linguagem dos animais. 

Ora, aconteceu que, justamente nesse dia, desapareceu o mais bonito anel da rainha. As suspeitas de furto recaíram sobre o criado fiel, que tinha entrada em todos os aposentos do palácio. O rei chamou-o à sua presença e repreendeu-o severamente, ameaçando condená-lo como ladrão se até ao dia seguinte não indicasse o verdadeiro autor do furto. De nada adiantaram os protestos de inocência; a posição dele era bastante precária. 

Amedrontado e aflito, dirigiu-se ao pátio, cogitando uma maneira de sair daquela situação. Perto do regato que por lá serpeava, repousavam tranquilamente algumas patas, deitadas uma junto da outra; alisavam-se as penas com o bico e tagarelavam misteriosamente. O criado deteve-se a ouvi-las; cada qual contava onde estivera pela manhã e que ótimos quitutes havia encontrado. Uma delas, aborrecida, contou: 

– Algo me pesa no estômago. Esta manhã encontrei um anel debaixo da janela da rainha e, na pressa com que estava comendo, enguli-o. Imediatamente o criado pegou-a pelo pescoço e levou-a à cozinha, dizendo ao cozinheiro: 

– Mata que esta está bem gorda. O cozinheiro ergueu-a com a mão a fim de calcular o peso e disse: 

– Realmente, esta não perdeu tempo em engordar e já está na hora de ser assada! Cortou-lhe a cabeça, e, quando foi aberta, encontrou-se o anel da rainha em seu estômago. Assim, o criado pôde facilmente demonstrar sua inocência. 

O rei, então, querendo reparar a injustiça cometida, autorizou-o a fazer um pedido e, ao mesmo tempo, ofereceu-lhe o mais alto cargo do reino. O criado recusou tudo, pedindo somente um cavalo e dinheiro suficiente para viajar, pois tinha vontade de conhecer o mundo. O pedido foi atendido e ele pôs-se a caminho. Um dia, passando perto de uma lagoa, viu três peixes enredados nos juncos e que arquejavam fora da água. Embora se diga que os peixes sejam mudos, ele ouviu distintamente que se lamentavam por terem de morrer tão tristemente, e, como era de bom coração, desceu do cavalo e recolocou os três prisioneiros dentro da água. Eles voltaram a nadar alegremente e, pondo a cabeça para fora, disseram: 

– Havemos de nos lembrar e te recompensaremos por nos teres salvo! Ele prosseguiu o caminho e, pouco depois, pareceu-lhe ouvir uma voz sob os pés, saindo da areia. Deteve-se a escutar e ouviu o rei das formigas queixar-se: 

– Oh, se os homens passassem ao largo com suas descuidadas montarias! Esse estúpido cavalo, com os pesados cascos, espezinhou sem piedade meu pobre povo! Ele então desviou o cavalo para um caminho pedregoso e o rei das formigas disse-lhe: 

– Havemos de nos lembrar e te recompensaremos! A estrada, por onde seguia, conduziu-o a uma floresta; aí viu dois corvos, pai e mãe, que estavam atirando fora do ninho os filhotes! 

– Fora, – gritavam, – fora daqui seus mandriões; não podemos mais alimentar-vos; fora, já estais suficientemente crescidos para sustentar-vos sozinhos. Os pobres filhotes jaziam por terra, batendo as asas e gritando: 

– Ai de nós, pobres infelizes! Temos de nos manter sozinhos e ainda nem sabemos voar! Não nos resta senão morrer aqui de fome! O bom criado, então, desceu do cavalo e matou-o com a espada; depois entregou-o aos filhotes dos corvos para que se alimentassem. Estes acorreram saltitando, e após terem comido à vontade, disseram: 

– Havemos de nos lembrar e te recompensaremos. Agora não lhe restava outro recurso senão servir-se das próprias pernas. Anda e anda e anda, chegando afinal a uma grande cidade. As ruas estavam apinhadas de gente que fazia barulho ensurdecedor; nisso viu chegar um arauto a cavalo, anunciando que a filha do rei desejava casar-se, mas, quem aspirasse à mão dela, deveria antes executar uma tarefa extremamente difícil e se não o conseguisse seria morto. Muitos já haviam tentado e sacrificaram inutilmente a própria vida. 

Quando o jovem viu a princesa, ficou tão fascinado com sua beleza que esqueceu todo e qualquer perigo e apresentou-se ao rei como pretendente. Logo foi conduzido à beira mar onde, em sua presença, atiraram um anel de ouro à água. O rei ordenou que o pescasse do fundo do mar, acrescentando: 

– Se voltares à tona sem o anel, serás mergulhado de novo, até morreres afogado. Todo mundo lastimava a sorte do belo jovem. Ele ficou sozinho junto ao mar, pensando no que lhe cumpria fazer quando, de repente, viu surgirem três peixes que vinham nadando em sua direção; eram exatamente os mesmos que havia salvo durante sua viagem. O que vinha no meio trazia na boca uma concha, que depositou na areia, aos pés do jovem; este recolheu-a e, ao abri-la, encontrou dentro dela o anel de ouro. Agradeceu aos peixes e, radiante de alegria, correu para levar o anel ao rei, esperando obter a prometida recompensa. 

A orgulhosa princesa, quando soube que ele não era de sangue real, desprezou-o, exigindo que executasse outra tarefa. Descendo ao jardim, ela espalhou com as próprias mãos dez sacos de milho no meio da grama, e disse: 

– Se quiser casar comigo, terá que catar todo esse milho, sem que falte um só grão, até amanhã cedo, antes de raiar o sol. O jovem sentou-se preocupado no jardim e meditava, sem atinar na maneira de levar a termo aquela difícil tarefa. Desanimado e triste, contava ser condenado à morte assim que amanhecesse. Mas, quando os primeiros raios do sol iluminaram o jardim viu os dez sacos enfileirados, todos cheios, não faltando sequer um grãozinho de milho. 

O rei das formigas havia chegado durante a noite com milhões de súditos, e os insetozinhos, reconhecidos e zelosos, cataram todos os grãozinhos e encheram os dez sacos. A princesa desceu ao jardim e, pessoalmente, constatou, com grande assombro, que o jovem cumprira o que lhe tinha sido imposto. Ainda assim, não conseguiu vencer o orgulho que lhe dominava o coração. 

– Embora tenha executado as duas tarefas, – disse ela, – não o desposarei a não ser que me traga uma maçã da árvore da vida. O jovem ignorava completamente onde se encontrava a árvore da vida, contudo pôs-se a caminho, disposto a andar enquanto lhe permitissem as pernas, sem esperança, porém, de encontrar a tal árvore. Havia já percorrido três reinos quando, um dia, ao entardecer, chegou a uma floresta. Muito cansado, sentou-se debaixo de uma árvore, tencionando dormir aí. De repente, ouviu um roçagar por entre os galhos e uma maçã de ouro veio cair-lhe na mão. No mesmo instante, desceram voando três corvos; pousaram-lhe sobre os joelhos, dizendo:

– Somos os três pequenos corvos que livraste de morrer de fome. Agora já crescemos e viemos a saber que andavas à procura da maçã de ouro, senão terias que morrer. Então atravessamos o mar, voando até aos confins do mundo, onde se encontra a árvore da vida, e de lá te trouxemos a maçã.

O jovem agradeceu muito e, radiante de alegria, retomou o caminho rumo ao palácio, levando a maçã à princesa. Dividiram pelo meio a maçã da vida e comeram-na juntos; assim o coração da princesa encheu-se de amor pelo jovem. Casaram-se e viveram bem felizes até idade muito avançada.


Conto dos Irmãos Grimm

20 comentários

  1. Muito obrigado querida :D Acho que vais adorar!!!

    Que história encantadora <3

    NEW REVIEW POST | Cien Professional: Spray Protector.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse conto, que legaaal, gostei. Queria encontrar mais!
    Beijo <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Parabéns! Não conhecia esse conto e amei! Lindo mesmo! Quero ler mais...
    Bj
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique,
    Não conhecia o conto e achei muito interessante :O
    Adoro histórias assim!
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. Ah mais eu não casava com essa princesa de jeito nenhum, que abusada viu. Olha esse conto me fez refletir sobre as amizades que fazemos, se poderemos contar com eles quando precisarmos. Gostei muito,me fez refletir bastante. Ah e não poderia deixar de elogiar a delicadeza do seu blog. Parabéns mesmo.

    www.deixeiflorir.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse conto, quando fiz meu TCC do técnico o tema de geral era contos de fadas, tenho umas amigas que escolheram uns diferentões e eu curti bastante :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique, tudo bem? Eu já conhecia esse conto :3 Li ele quando era bem novinha mesmo, mas gostei de conferir ele novamente. Deu até uma nostalgia :3
    Beijoooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Monique!
    Eu não conhecia esse conto dos Grimm.
    Essa princesa se acha a última coca-cola do deserto né? Se fosse comigo, eu não casava com ela nem obrigada hahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oiii como vai?
    Adorei o conto <3 além do mais adorei a imagem de inicio do conto, tem tudo a ver! Quero mais postagens assim.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  10. Oi, não conhecia o conto, gostei de lê-lo e adorei a imagem do começo do conto. Faça mais postagem assim, pois adorei.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Não sou muito fã de contos, então esse também não me cativou muito.
    Talvez mais para frente eu busque lê-lo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sou encantada pelos contos de Grimm e esses dias atrás li essa história e amei. Achei bem interessante a postagem e nada melhor do que conhecer novos contos e relembrar os que gostamos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Monique, tudo bem?
    Eu amo Contos, principalmente os dos Irmãos Grimm, não conhecia esse, gostei bastante!
    OBS: Princesinha chata né? kkkkk

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que conto lindo adorei 💕

    www.omundodadayse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Já ouvido alguém comentar dele no twitter, mas não tinha lido ainda...Obrigada pela oportunidade, amo contos dos Irmãos Grimm e meu que princesinha hein... haha

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Esse conto não me é estranho *-* me lembro de alguuumas coisinhas da história, acho que alguém deve ter me contado a história, ou li em algum lugar. É bem bacana, né? Gosto dos contos dos irmãos Grimm.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Oie!!
    Adoro esses tipos de contos e não conhecia esse. Na verdade, é bom saber que existem outros contos sem ser os famosos. Gostei desse, mas acho que quem escreveu se perdeu na história, pois o criado acabou se dando bem por causa de sua curiosidade e desobediência já que abriu la o negocio do rei, escondido. Geralmente quando um personagem de conto quer dar uma de esperto assim, sempre tem uma moral por trás, mas dessa vez não aconteceu nada e ele se deu muito bem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. OS contos dos irmãos Grimm são ótimos mas esse não conhecia

    ResponderExcluir
  19. Esse conto não me é estranho Adoro ele

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter