Uma pitada de sorte: para quem acredita que o amor pode estar entre livrarias e restaurantes

22 março 2024



Amélia encontra-se em um lugar que jovens de 20 e poucos anos costumam conhecer enquanto tentam realizar os próprios sonhos e conquistar um espaço no mundo: ela está no fundo do poço. 

A protagonista do livro Uma pitada de sorte, escrito por G. B. Baldassari, é uruguaia e mudou-se para Buenos Aires com o objetivo de trabalhar em bons restaurantes da cidade. 

Mas, depois de meses, tudo que conseguiu foi terminar um relacionamento por causa dos problemas com a distância e várias tentativas falhas de arrumar emprego.

Após sentir que se deu mal em uma grande oportunidade no La Concorde, o único estabelecimento com duas estrelas Michelin da Argentina, a personagem vai afogar as mágoas no bar onde seu melhor amigo é bartender. 

Já meio bêbada, ela reclama da falta de sucesso profissional e expressa a vontade de encontrar uma namorada. Por causa disso, toma uma decisão: deixa um recado escondido no livro favorito dela, em uma livraria do bairro. Idealista, acredita que se alguma pessoa retornar a mensagem escondida nas páginas de “Jane Eyre”, da Charlotte Brontë, terá sido uma ação do destino.

Eu era uma sonhadora. Acreditava que o mundo era um lugar lindo. Que coisas boas aconteciam para quem semeava o bem. Que a vida era um presente e que a única forma de fazer valer a pena era fazendo aquilo que ama (...). 

Acreditava que meus amigos e a minha família eram a coisa mais importante do mundo. E, principalmente, eu acreditava na força do destino. O único problema é que as coisas não andavam lá muito bem para mim nos últimos meses e estava difícil manter a confiança. (Uma pitada de sorte, pg. 11)

Para sua surpresa, uma mulher responde, e as duas passam a conversar. Em paralelo a isso, Amélia inicia o emprego no La Concorde e vai enfrentar grandes desafios para se firmar no mundo da alta gastronomia. O que ela não espera é se envolver em uma paixão pela chefe, ao passo que precisa investigar quem está tentando sabotar o restaurante.

Repleto de humor, diálogos, situações inusitadas e amor, a obra new adult é inspirada nas comédias românticas dos anos 2000, mas com protagonismo sáfico. 

Além de focar no relacionamento entre duas personagens, o enredo atravessa temas importantes à juventude, como a importância de cultivar amizades e a busca por conquistar um espaço no mercado de trabalho.

Uma pitada de sorte é a nova publicação das escritoras Gisele e Bruna, que assinam sob o pseudônimo G. B. Baldassari. Desde 2018, quando se casaram, escrevem juntas livros para os jovens que procuram narrativas com representatividade unidas à diversão e ao romance. Como parte deste compromisso, também idealizaram o projeto “Sociedade da Caixinha Sáfica”, que divulga mensalmente um conto inédito para os assinantes.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

5 comentários

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la reseña. Tomó nota. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique! Parece uma leitura bastante agradável. Fiquei curioso. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parece um livro fofo, não é bem como eu gosto, mas no geral parece ser muito legal hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu não conhecia o livro, mas lembrou um pouco a HQ Delícia que curti muito. Vou anotar a dica para conferir. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter