Nos Bastidores do Empreendedorismo: Insights do Startup Day 2024

18 março 2024


No último final de semana, tive o privilégio de participar do Startup Day, um evento organizado pelo Sebrae que se estendeu por 178 cidades brasileiras. 

Durante esse dia repleto de aprendizados e trocas, tive alguns insights valiosos não apenas para empreendedoras como eu, mas para qualquer pessoa que tenha um negócio, independentemente do nicho ou segmento.

O evento iniciou-se com uma palestra de Glauber Preto, que compartilhou sua expertise sobre marca e propriedade intelectual. Ele enfatizou a importância do registro da marca como um ativo valioso, superior até mesmo aos ativos tangíveis de uma empresa. 

Lembrando que ter CNPJ cadastrado, site, redes sociais, e tudo mais, não te faz ser “dono” da sua marca. A única maneira de ter sua marca como sua propriedade é registrando no INPI.

Isso me fez lembrar de um caso recente aqui no Brasil, que envolve a Meta. A empresa mãe do Instagram, whatsapp e Facebook perdeu o direito de usar o nome Meta aqui no Brasil, justamente porque existe uma empresa por aqui que já tem o registro de marca com este nome. Que fim vai levar isso? saberemos “nos próximos capítulos”.


Em seguida, Felipe Barão falou sobre a jornada do usuário. Ele trouxe à tona exemplos práticos, como a estratégia da Growth Hacking Startup, ilustrando como esse processo é conduzido e como se constrói um ecossistema de etapas que culminam na efetiva realização da venda.

Também foi ressaltada a importância de não nos deixarmos levar apenas pela paixão em relação ao nosso produto. Embora possa parecer contraditório à primeira vista, essa observação destaca que a paixão exclusiva pelo produto pode nos tornar "cegos" para outros aspectos essenciais, como a gestão, a monetização e outras áreas-chave que envolvem o negócio.


Isso me fez refletir sobre um projeto que acompanho de perto, onde uma das administradoras está tão profundamente apaixonada pelo projeto que se recusa a considerar sua monetização. Você compreende como isso pode rapidamente se transformar em um problema?

Outro aspecto enfatizado foi a relevância do tempo livre (ócio). Às vezes, estamos tão imersos no trabalho que negligenciamos o descanso, o networking e a busca por novas inspirações. É essencial desconectar-se, pois é nesses momentos de pausa que frequentemente encontramos as soluções que buscamos.

O evento foi encerrado por Filipe Toledo, que compartilhou insights valiosos sobre a importância das conexões e do networking. Ele ressaltou que, além de gerar ideias durante palestras, é fundamental participar ativamente de eventos e grupos para estabelecer conexões significativas, pois isso pode fazer toda a diferença.

Afinal, você não conhece verdadeiramente alguém que poderia se tornar seu cliente enquanto está sentado em uma sala de reunião da empresa tomando um café. É nos momentos descontraídos, durante eventos ou happy hours, que realmente conhecemos as pessoas e construímos relações sólidas.

Uma dica interessante compartilhada pelo Filipe é a prática de manter uma planilha no Excel, na qual ele registra informações de todos os seus contatos, incluindo pessoas com quem trocou cartões ou que foram indicadas a ele. Ele acompanha detalhes como nome, onde conheceu a pessoa, quem a indicou, entre outros.

Esta foi a 10ª edição do Startup Day, um evento que visa fomentar o ecossistema inovador brasileiro e apresentar a experiência Sebrae Startups de atendimento às startups em todo o Brasil. 

O evento foi idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação e conta com uma programação com palestrantes que são referência na temática de empreendedorismo e inovação de todo o país.

3 comentários

  1. Parece que foi um evento importante e com valor agregador. Acredito que serve até como dicas para nossos blogs.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Monique! Deve ter sido uma experiência única.

    www.minutodabeleza.com
    www.blogminutodabeleza.com

    ResponderExcluir
  3. O Sebrae tem muitos eventos legais assim, que bom que pôde ir nesse e aproveitar muito!
    Adorei saber um pouco mais :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter