9 Maneiras de Superar a Negatividade

05 setembro 2023


Já teve um daqueles momentos em que tudo o que você queria era se enfiar na cama, colocar um travesseiro sobre a cabeça e se isolar do mundo por algumas horas? Ou talvez por alguns dias? Quem sabe até pelo resto do ano? Aposto que sim. E está tudo bem se você já se sentiu assim. Na verdade, é uma resposta perfeitamente normal.

Os seres humanos possuem um mecanismo de defesa elaborado e embutido em seu ser, projetado para nos manter seguros. O único problema é que esse sistema não faz um bom trabalho na avaliação de ameaças. Todas as ameaças são consideradas iguais, seja o perigo um leão faminto ou os julgamentos vazios dos outros. Nossas mentes e corpos reagem da mesma forma a ambos: recuamos para nossa caverna, onde o brilho suave da fogueira nos mantém seguros e aquecidos.

Você já disse isso antes: "Isso simplesmente não vai funcionar." "Por que estou tentando isso?" "Não sei o que estou fazendo." "Isso é estúpido." Lá no fundo, você sabe que está tentando se justificar para evitar fazer algo que lhe causa medo, seja procurar um novo emprego, iniciar um negócio, escrever um livro ou entrar em contato com um irmão distante. E toda vez que você se justifica, afunda ainda mais nas profundezas onde a pressão da negatividade acabará por esmagá-lo. Você quer mudar isso? Então vamos lá...

1. Concentre-se em criar e celebrar pequenos hábitos.


Sair da negatividade começa com o primeiro passo, não importa o quão pequeno seja. Se você está lutando para se concentrar, comece meditando por cinco minutos por dia. Então, aos poucos, aumente até conseguir se concentrar por períodos mais longos. Se você está enfrentando o bloqueio criativo, escreva em um diário por cinco minutos por dia. Isso vai se transformar em 10 minutos e depois 20. A coisa mais importante é criar hábitos positivos que você possa celebrar, o que naturalmente contrabalança a negatividade.

2. Permita-se sorrir e rir.


Quando estamos em um espaço negativo, é difícil encontrar humor em qualquer coisa. Pesquisas mostram que rir e sorrir podem aumentar nossos níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, e também aumentam a produção de endorfinas, criando uma "alta" natural. Isso leva a uma redução do estresse e a outros benefícios psicológicos e fisiológicos.

Uma ótima maneira de começar é descobrir o que faz você rir. Por alguns dias, acompanhe quais coisas o fazem rir alto, sorrir ou simplesmente se sentir bem. Em seguida, acumule o máximo dessas fontes que puder - livros, artigos, desenhos animados, blogs, etc. Quando você estiver se sentindo particularmente negativo, pegue um deles e escape por alguns minutos.

3. Pare de dizer "não consigo" e "não farei".


Quando queremos algo, mas estamos lutando para realizá-lo, muitas vezes sabotamos nosso próprio progresso convencendo-nos de que nossos objetivos estão fora de alcance. Dizer "não consigo" e "não farei" é como pisar no freio: "Não consigo escrever", "Não consigo fazer isso", "Não vou conseguir nunca". Usar essas palavras nesse contexto reforça as mensagens negativas. Em vez disso, concentre-se no que você pode fazer: "Posso escrever por 5 minutos por dia" e "Posso descobrir as etapas para fazer acontecer". Destaque suas habilidades em vez de suas limitações. Concentre-se em todas as possíveis resultados positivos.

4. Tenha cuidado com "sempre" - e também com "nunca".


"Sempre" e "nunca" também são absolutos e evocam sentimentos de impotência. Pensamentos como "Sempre tenho problemas com isso" ou "Ah, eu nunca conseguiria fazer isso!" nos desempoderam. Faça pequenos ajustes na forma como você usa a linguagem: "Eu tive esses problemas no passado, mas posso aprender a superá-los" ou "Eu posso fazer isso se realmente quiser". Recupere seu poder eliminando os absolutos e reconhecendo as possibilidades.

5. Mova-se como se sua vida dependesse disso. Porque realmente depende!


É conhecimento comum - o exercício aumenta todos os tipos de substâncias que nos fazem sentir bem em nosso corpo, além de ser simplesmente bom para você. Se você não está se exercitando pelo menos três vezes por semana atualmente, comece agora. E comece pequeno - não mergulhe em um programa rigoroso sem antes acostumar seu corpo. Comece caminhando antes de correr. Faça exercícios com o peso do corpo antes de usar máquinas. Você entendeu. Prepare-se para pequenas vitórias e crie hábitos positivos que durarão toda a vida.

6. Desafie-se.


O ato de aprender - seja uma habilidade, idioma, hobby ou esporte - nos beneficia de muitas maneiras. Tira nossa mente de nossos problemas. Nos desafia a nos concentrarmos. Aumenta nosso sentimento de realização, que tende a sufocar a negatividade. E aumenta nossa confiança à medida que aprendemos e crescemos.

Tenha uma conversa consigo mesmo - literalmente.
Escrever em um diário nos ajuda a acessar nosso solucionador interno de problemas, permitindo que trabalhemos questões sem pensar demais nelas. Tirar nossos pensamentos negativos de nossas mentes e colocá-los no papel pode ajudar a aliviar esses sentimentos.

Escolha um momento do dia em que você possa eliminar todas as distrações e escreva livremente por 5 a 10 minutos, anotando espontaneamente qualquer coisa que lhe venha à mente. É incrível como somos resilientes e inovadores quando se trata de resolver nossos próprios problemas por meio da autorreflexão.

7. Deixe de lado os erros do passado...e permita-se cometer novos.


Segurar erros ou escolhas ruins do passado nos mantém enraizados no lugar, incapazes de crescer ou seguir em frente. Reconhecer os erros e aprender com eles nos permite levar essas lições ao coração e superar essas barreiras.

Aprendemos tentando, errando e depois tentando de novo. Os erros contribuem para nossa experiência geral de vida, e ao nos permitirmos falhar, nos permitimos viver plenamente. Ficamos sintonizados com as lições que nossos erros nos ensinam e, com o tempo, aprendemos a apreciá-los.

8. Traga a diversão de volta à sua vida.


Qual é a melhor maneira de escapar da negatividade do que se envolver em atividades que o fazem se sentir bem. Planeje a diversão todos os dias. Veja um filme. Jogue um jogo. Lembre-se do que costumava te animar e faça mais dessas coisas. Volte à mente de sua criança interior, quando cada nova experiência o enchia de maravilha e admiração - novas experiências são uma ótima maneira de fazer isso.

9. Dê a si mesmo espaço para respirar.


Às vezes, tudo o que precisamos é de um pouco de espaço. Colocamos tanta pressão sobre nós mesmos para sermos de uma certa maneira que qualquer coisa abaixo da perfeição nos leva à autoaversão. Dê um passo para trás, apenas respire e abrace a beleza de suas peculiaridades. Aceite estar exatamente onde está, exatamente como é. Não tente ser perfeito. Apenas seja um excelente exemplo de ser humano.


As pessoas mais bem-sucedidas experimentaram a negatividade em vários momentos de suas jornadas. Talvez a negatividade tenha sido resultado do medo ou de sentimentos de inadequação. Ou talvez tenham enfrentado fracassos ou decepções que as levaram de volta ao ponto de partida.

Qualquer que seja a causa, não haveria histórias de sucesso sem histórias correspondentes de luta. As pessoas que perseveram e, em última análise, alcançam seus objetivos o fazem porque aprendem a vencer a batalha contra a negatividade esmagadora. Seja ou não reconhecido e famoso por isso, elas se tornam grandes devido à sua capacidade de continuar avançando diante dos obstáculos mentais que encontram pelo caminho.

Você também tem o que é preciso para ser um deles.


8 comentários

  1. Dicas muito interessantes que elogio
    .
    Saudações poéticas. Uma semana feliz.
    .
    Poema: “ O Homem e o Mar “
    .

    ResponderExcluir
  2. Se a gente colocar isso em prática vamos ser muito felizes e bem sucedidos!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Gracias por los consejos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Oie, dicas ótimas e que sempre precisamos para nos fazer refletir.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Que dicas importantes. E muito necessário nos dias de hoje...

    ResponderExcluir
  6. Oi! Achei as dicas super válidas, em especial essa sobre erros do passado. O que passou, passou. Devemos aprender com isso e nos permitir seguir adiante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Dicas super válidas e necessárias, ajudam demais e o que passou passou e vamos seguir em frete e confiantes

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente excelente! Postagem super necessária!
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter