Vai fazer o Enem? Então confere essas dicas!

12 agosto 2022

Vai fazer o Enem? Então confere essas dicas!

Não importa a idade, existe aquela prova que coloca todo mundo para estudar, as vezes, um bom tempo antes: O Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que é usada para a entrada no ensino superior (faculdade) realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Esta prova é tão importante pois ela traz alguns benefícios para quem tira notas superiores e até gabarita o teste, dando oportunidade de educação gratuita ou com ótimos descontos. É por este motivo que muitas pessoas ficam meses estudando e até anos, quando não atingem a nota desejada de primeira.

Mas ao pensar na prova, também bate aquela insegurança e ansiedade. Como vou saber tudo se não lembro? O quanto eu preciso estudar? Como me preparar para o dia? Foi pensando nisso que preparei algumas dicas para você.

Mas quais as dicas para se dar bem no Enem?

O primeiro passo para ir bem na prova do Enem é estudar. Parece obvio mas muitas pessoas fazem isso de forma superficial. Reservar algumas horas por dia para revisar matérias, procurar assuntos relevantes do ano (que podem cair nas questões), e muitas vezes, pegar um professor particular, vai ajudar você a recordar matérias.

Ninguém sabe todos os assuntos a todo momento, por isso recordar os temas que vão cair na prova do Enem é muito importante. E a prática é o ideal. Isso quer dizer: não só leia sobre assuntos, mas faça exercícios, teste com questões que você encontra pela internet, provas teste… tudo vale.

Vai fazer o Enem? Então confere essas dicas!

Outra coisa é cuidar do seu corpo e mente. Não adianta também estudar um monte se você não tiver um tempo para descansar e “recarregar as baterias”. Ter alguns minutos de lazer, de intervalo é muito importante. Beber bastante água, relaxar… Isso ajuda a espantar o nervosismo e a ansiedade também.

E não esqueça de recarregar as energias através de boas noites de sono. É comprovado que uma noite mal dormida pode prejudicar muito o estudo e principalmente o raciocínio no momento da prova.

Se prepare para o grande dia!

Não esqueça de se programar para o dia. Deixe tudo organizado no dia anterior e chegue cedo. Documentos que você precisa levar, materiais para usar, deixe tudo separado em uma pasta ou mochila um dia antes. Assim não tem perigo de esquecer nada.

Uma coisa que gosto bastante de fazer é check-list do que vou precisar no dia da prova do Enem. É ótimo para conferir se você está levando tudo. Acorde cedo, se organize com calma e planeje chegar pelo menos com uma hora de antecedência ao local. Todos os anos vemos muitas reportagens de pessoas que perdem a prova por chegar atrasado. Não faça parte desta estatística.

Por fim, e não menos importante, confie em você. Você estudou e se preparou para este dia. Você consegue. Mantenha a calma e faça as questões com atenção. Não tenha pressa e não fique preocupado com os outros. 

Um comentário

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter