Quais brinquedos brincar com os pequenos?

08 agosto 2022

Quais brinquedos brincar com os pequenos?

Eu não tenho filhos ainda, mas tendo uma mãe que é professora e tendo feito alguns estágios em uma escola também, mesmo sem ser com os pequenos, eu sei o quanto é importante os vários estímulos, através das brincadeiras, para as crianças.

As brincadeiras e brinquedos sugeridos para cada idade, não são selecionados por acaso. Além de serem brinquedos para estimular o crescimento da criança, também estimula o desenvolvimento de suas percepções, tato, convivência e questões psicológicas e até desenvolvimento motor.

Mas é claro, saber o produto ideal não depende unicamente de conhecer empresas, seus produtos e sua qualidade. Por isso eu selecionei algumas dicas para algumas idades, para te ajudar a escolher o brinquedo ideal para a sua criança (e você nem precisa ter filho, pode ser um sobrinho, um neto…).

Brinquedos e Brincadeiras para crianças de até 1 ano

Os pequenos ainda estão desenvolvendo todos os sentidos, por isso, desde o nascimento é bom incentivar os sentidos. A melhor maneira de fazer isso é com Móbiles. Sejam eles coloridos, que tenham movimento, e até sons.

A partir dos quatro meses, também é bom colocar objetos ao alcance das mãos dos pequenos, para eles começarem a desenvolver o tato com várias texturas. Brinquedos para morder, Bichinhos de vinil e Bola-bebê são ótimas escolhas.

Perto de completar um ano, a criança já pode começar a desenvolver “a força”. Ótimas opções são Brinquedos de puxar e de empurrar. Brinquedos que estimulem a interação também são ótimos para desenvolver a criatividade das crianças, como Bichos de pelúcia e bonecas de pano.

Brinquedos e Brincadeiras para crianças entre 1 e 2 anos

Sabe aqueles brinquedos tão famosos de encaixar o quadrado ou o círculo no buraco certo? Ou um dinossauro no formato correto? Esse tipo de brincadeira é ideal para as crianças que estão nesta fase do primeiro ao segundo ano de vida.

Quais brinquedos brincar com os pequenos?

Esse tipo de brinquedo e brincadeira estimulam a criança a pensar sobre os vários formatos, profundidade, e até cores, dependendo do estilo do brinquedo pedagógico. Eles também estão em uma idade que adoram inventar suas próprias brincadeiras. Deixe eles soltarem a imaginação.

Brinquedos de empurrar, Carrinhos de madeira e de montar, Blocos de construção (eu amava muito e ajuda demais na criatividade) e Brinquedos de desmontar são ótimas opções de presentes para esta idade.

Brinquedos e Brincadeiras para crianças acima dos 2 anos

Esta é a idade da diversão e criatividade a mil. Seja montando um “acampamento” na sala com objetos de casa ou montando um quebra-cabeça para desenvolver a criatividade e o pensamento. 

As brincadeiras nessa fase também são ótimas para começar a integrar a criança a um circulo de amizades através de coisas para fazer em coletivo, como jogo da velha, pular corda, pintura, Jogos de peças e até a contação e leitura de histórias.

Quais brinquedos brincar com os pequenos?

Não importa qual o brinquedo ou brincadeira que a criança terá. Todos, comprados e brincados na idade certa, vão engrandecer de forma significativa o crescimento da criança. E não esqueça de estimular os pequenos a também inventarem suas próprias brincadeiras. Não é porque um brinquedo foi comprado para montar, que não pode ser usado de outras formas.

Mas não esqueça: ainda existem brinquedos perigosos ou fabricados de formas duvidosas no mercado. Saber escolher a empresa certa, que você vai confiar a saúde e diversão do seu filho, é muito importante. É também, muito bom, ficar de olho em brinquedos de vários anos que podem se desgastar ou estar quebrados. Mesmo pequenas rachaduras podem machucar as crianças, é melhor prevenir e comprar novos quando isso acontecer.

3 comentários

  1. Oi, Monique. Como vai? Dicas importantes e necessárias para os pequenos. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas! Ainda mais agora que tenho uma pequenininha em casa!
    Beijos.

    Momentos e outras coisas

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Minha sobrinha tem quase dois anos. Só liga para os brinquedos quando é novidade kkkkkk ela sempre se entreteu mais com vídeos de músicas.
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter