Leituras Filmes e Séries Viagens Alimentação    Hospedagem   Renda Extra
Alimentação

El Ateneo Grand Splendid: Uma das livrarias mais lindas do mundo!

terça-feira, junho 07, 2022

El Ateneo Grand Splendid

Quando você visitar esse lugar, nunca mais vai se esquecer, principalmente se você ama teatros e livrarias que nem eu. Este é literalmente a junção dos dois. El Ateneo Grand Splendid é uma das mais conhecidas livrarias em Buenos Aires, Argentina. Em 2008, o The Guardian a classificou como a segunda livraria mais bonita do mundo.

Situado no nº 1860 da Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, o edifício foi projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol para o empresário Max Glücksmann e aberto como um teatro chamado Gran Splendid, em maio de 1919.

El Ateneo Grand Splendid

O edifício em estilo eclético apresenta afrescos no teto, pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi e cariátides esculpidas por Troiano Troiani, cujo trabalho também pode ser visto no Palacio de la Legislatura de la Ciudad de Buenos Aires.

O teatro tinha uma capacidade de cerca de 1.050 espectadores e fez várias apresentações, incluindo espetáculos de tango. No final da década de 1920, o teatro foi convertido em um cinema e em 1929 mostrou os primeiros filmes sonoros apresentados na Argentina.

O antigo teatro ornamentado foi arrendado pelo Grupo Ilhsa em fevereiro de 2000. Ilhsa, através da Tematika, possui as livrarias El Ateneo e Yenny (totalizando mais de 40 lojas), bem como o El Ateneo editora.

El Ateneo Grand Splendid

O edifício foi posteriormente renovado e convertido em uma loja de livros e músicas, sob a direção do arquiteto Fernando Manzone; o cinema foi removido e em seu lugar prateleiras de livros foram instaladas. Depois de obras de remodelação a El Ateneo Grand Splendid tornou-se a principal loja do grupo e, em 2007, vendeu mais de 700.000 livros; mais de um milhão de pessoas visitam o local anualmente.

Também há um café na parte de trás do que foi uma vez o palco. O teto, os entalhes, as cortinas de carmesim do auditório, a iluminação e muitos detalhes arquitetônicos permanecem. Apesar das mudanças, o edifício ainda mantém a sensação de que foi um teatro um dia. Que tal tomar um café neste lugar? Eu amei!

LEIA TAMBÉM

7 comentários

  1. Acabei de ler este artigo e achei muito interessante, bem detalhado as informações gostei.
    Vitão altura

    ResponderExcluir
  2. É uma livraria muito linda mesmo Monique, não sabia para onde olhar quando visitei. Hahaha! Da próxima vez quero ficar para tomar um cafezinho. :)

    ResponderExcluir
  3. Oie Monique, tudo bem? Que lugar magnífico e já anotei a dica para quem sabe um dia possa visitar quando for a Buenos Aires, Argentina. Só por estas imagens só posso dizer que quem fez, fez um excelente trabalho e pleno. Obrigada por compartilhar suas experiências. Amo demais.
    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  4. Oie ! Uau que sonho de lugar, não conhecia e tô apaixonada por essas fotos e esse lugar.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Que lindeza. Eu não saberia pra onde olhar e andar.
    Adorei o lugar pra café tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. This bookstore is also so beautiful and spectacular!
    Welcome to my blog.
    half wigs with headbands

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter