El Ateneo Grand Splendid: Uma das livrarias mais lindas do mundo!

07 junho 2022

El Ateneo Grand Splendid

Quando você visitar esse lugar, nunca mais vai se esquecer, principalmente se você ama teatros e livrarias que nem eu. Este é literalmente a junção dos dois. El Ateneo Grand Splendid é uma das mais conhecidas livrarias em Buenos Aires, Argentina. Em 2008, o The Guardian a classificou como a segunda livraria mais bonita do mundo.

Situado no nº 1860 da Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, o edifício foi projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol para o empresário Max Glücksmann e aberto como um teatro chamado Gran Splendid, em maio de 1919.

El Ateneo Grand Splendid

O edifício em estilo eclético apresenta afrescos no teto, pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi e cariátides esculpidas por Troiano Troiani, cujo trabalho também pode ser visto no Palacio de la Legislatura de la Ciudad de Buenos Aires.

O teatro tinha uma capacidade de cerca de 1.050 espectadores e fez várias apresentações, incluindo espetáculos de tango. No final da década de 1920, o teatro foi convertido em um cinema e em 1929 mostrou os primeiros filmes sonoros apresentados na Argentina.

O antigo teatro ornamentado foi arrendado pelo Grupo Ilhsa em fevereiro de 2000. Ilhsa, através da Tematika, possui as livrarias El Ateneo e Yenny (totalizando mais de 40 lojas), bem como o El Ateneo editora.

El Ateneo Grand Splendid

O edifício foi posteriormente renovado e convertido em uma loja de livros e músicas, sob a direção do arquiteto Fernando Manzone; o cinema foi removido e em seu lugar prateleiras de livros foram instaladas. Depois de obras de remodelação a El Ateneo Grand Splendid tornou-se a principal loja do grupo e, em 2007, vendeu mais de 700.000 livros; mais de um milhão de pessoas visitam o local anualmente.

Também há um café na parte de trás do que foi uma vez o palco. O teto, os entalhes, as cortinas de carmesim do auditório, a iluminação e muitos detalhes arquitetônicos permanecem. Apesar das mudanças, o edifício ainda mantém a sensação de que foi um teatro um dia. Que tal tomar um café neste lugar? Eu amei!

Passeios para fazer em Buenos Aires


A cidade de Buenos Aires e seus bairros tem muitas atrações disponíveis. Cada canto da cidade parece respirar um clima diferente. E todos se completam de forma incrível. Fiz a seleção de alguns tours e excursões muito legais para você fazer na cidade:

Tour da arquitetura de Buenos Aires: Com este tour conheceremos as peculiaridades da arquitetura de Buenos Aires. Passearemos pelo bairro da Recoleta e descobriremos tudo sobre a Belle Époque na Argentina e a influência europeia. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Tour de street art por Buenos Aires: Explore os bairros mais artísticos de Buenos Aires neste tour de stree art. Conheça a história e a cultura da Argentina através de chamativos grafites e murais. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Tour por Barracas: Descubra um dos bairros mais artísticos de Buenos Aires com este tour por Barracas. Você ficará surpreendido com os seus numerosos exemplos de street art. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Tour do tango pelo bairro de Abasto + Visita a La Boca: Descubra a história e importância do tango e do futebol em Buenos Aires com este tour pelo bairro do Abasto e pelo bairro de La Boca, pilar fundamental para outra das maiores paixões da cidade: o futebol. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Tour de mistérios e lendas pelo Sul de Buenos Aires: La Boca, San Telmo, Barracas... O sul de Buenos Aires é um lugar cheio de mistérios e lendas. Todas as noites os seus fantasmas vagam pelas ruas e atormentam os turistas. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Excursão a La Plata: Viaje até La Plata saindo de Buenos Aires e faça uma visita completa pela cidade. Você conhecerá sua catedral, suas praças e também o Museu de Ciências Naturais. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Tour panorâmico por Buenos Aires: Neste tour panorâmico, percorreremos por Buenos Aires, desfrutando dos principais bairros, avenidas e monumentos da cidade. A forma ideal de começar a conhecer a capital do tango! Clique aqui e confira todos os detalhes.

Tour pelas livrarias de Buenos Aires: Se você é um autêntico bibliófilo, não pode perder este tour por Buenos Aires. Vamos visitar as livrarias mais bonitas da capital, onde se destacam Ateneo Grand Splendid e El Túnel, entre outros estabelecimentos icônicos. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Passeio de barco ao entardecer pelo Rio da Prata: Um passeio de barco pelo Rio da Prata é uma das atividades imprescindíveis se você está em Buenos Aires. Neste cruzeiro ao entardecer, você se despedirá do dia com uma luz mágica e desfrutará de um open bar. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Tour do futebol, Boca Juniors e River Plate: Neste tour, vamos mergulhar na história do futebol argentino visitando os dois estádios de futebol mais famosos do país: o do Boca Juniors, La Bombonera, e o do River Plate, o Monumental. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Onde se hospedar em Buenos Aires:


La Fresque Hotel está situado em um impressionante edifício colonial construído em 1894 no centro de Buenos Aires, a 4 quarteirões do Obelisco. A propriedade oferece gratuitamente Wi-Fi. Os quartos do La Fresque apresentam decoração clássica com móveis de época e piso de madeira polida. A maioria dos quartos tem varanda com vista para a cidade, ar-condicionado e banheiras grandes. O edifício foi remodelado mantendo seu estilo arquitetônico original. Fica a apenas 5 minutos de carro da badalada área de Puerto Madero.

La Fresque Hotel

Com Wi-Fi gratuito e uma churrasqueira, o DEL900 Hostel Boutique oferece acomodações em Buenos Aires, a apenas 500 metros da Avenida de Mayo. A propriedade também fornece um salão de jogos e bar no local. Todos os quartos dispõem de ar-condicionado e mesa de trabalho, enquanto alguns ainda incluem TV de tela plana e uma varanda com vistas da cidade. Além disso, você pode optar por instalações com um banheiro compartilhado ou privativo.

A propriedade oferece uma recepção 24 horas, terraço e lounge compartilhado. Você também pode utilizar gratuitamente o depósito para bagagem. Você pode jogar tênis de mesa e bilhar no local, bem como alugar um carro. As Avenidas 9 de Julho e Corrientes, bem como o Obelisco de Buenos Aires, ficam a 700 metros.

DEL900 Hostel Boutique

Não viaje desconectado!


Viajei com a SimPremium do meu lado e fiquei conectada em toda a viagem. Eles possuem chip físico e virtual, e atendem uma cobertura de mais de 150 países com os melhores valores. Além de todo suporte que você necessitar direto no WhatsApp. Clique aqui, adquira seu plano e viaje conectado. Utilize meu cupom LARENTIS e ganhe mais 20% de desconto na compra.

Aliás, nada de viajar sem seguro. Na SimPremium você encontra também opções de seguro viagem com os parceiros. É só entrar no site e fazer a simulação dependendo do local para onde vai e os dias de viagem.

Se você reservar um hotel ou comprar o chip de internet através dos links aqui do blog você estará pagando a mesma coisa e ainda ajudando o blog a crescer, pois ganho uma pequena comissão pela indicação. Obrigado pela visita e espero que aproveite todas as dicas.


Confira outros posts de Buenos Aires clicando aqui

7 comentários

  1. Acabei de ler este artigo e achei muito interessante, bem detalhado as informações gostei.
    Vitão altura

    ResponderExcluir
  2. É uma livraria muito linda mesmo Monique, não sabia para onde olhar quando visitei. Hahaha! Da próxima vez quero ficar para tomar um cafezinho. :)

    ResponderExcluir
  3. Oie Monique, tudo bem? Que lugar magnífico e já anotei a dica para quem sabe um dia possa visitar quando for a Buenos Aires, Argentina. Só por estas imagens só posso dizer que quem fez, fez um excelente trabalho e pleno. Obrigada por compartilhar suas experiências. Amo demais.
    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  4. Oie ! Uau que sonho de lugar, não conhecia e tô apaixonada por essas fotos e esse lugar.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Que lindeza. Eu não saberia pra onde olhar e andar.
    Adorei o lugar pra café tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. This bookstore is also so beautiful and spectacular!
    Welcome to my blog.
    half wigs with headbands

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter