Colonia Del Sacramento, um centro histórico que é um encanto para se apaixonar no Uruguai

23 junho 2022

Colonia Del Sacramento, um centro histórico que é um encanto para se apaixonar no Uruguai

Paz, natureza e calmaria em uma cidade cercada de cultura e história. Colonia del Sacramento, ou apenas Colonia, é um dos destinos mais procurados do Uruguai. Seu centro histórico é encantador e reserva tanta cultura e história dos tempos da colonização.

A cidade foi alvo de disputa entre portugueses e espanhóis devido a sua posição estratégica na entrada do Rio da Prata, e carrega até hoje essa mistura de história e arquitetura portuguesa e espanhola.

Colonia Del Sacramento, um centro histórico que é um encanto para se apaixonar no Uruguai

Em reconhecimento ao valor histórico de Colônia, foi criado em 1969 um Conselho Executivo Honorário para a conservação e restauro da cidade antiga. O Conselho realizou um levantamento detalhado da zona e iniciou trabalhos que incluíram escavações arqueológicas, o restauro de fachadas e interiores do casario e até a mudança de nomes de ruas para recuperar a toponímia antiga.

Na década de 1970 foram restauradas a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e também o portão de armas e parte da muralha, reconstruída parcialmente com as pedras originais. Tudo isso, junto com o valor histórico, levou à declaração do bairro histórico de Colônia do Sacramento como Patrimônio da Humanidade em 1995.

Colonia Del Sacramento, um centro histórico que é um encanto para se apaixonar no Uruguai

O desenho urbano de Colônia, derivado da época portuguesa, é único na região por não obedecer o rígido padrão de "tabuleiro de xadrez" das fundações espanholas no Novo Mundo. Assim, o traçado das ruas está adaptado à topografia e também a estruturas já não existentes, como a antiga cidadela.

O casario inclui bons exemplares dos séculos XVII, XVIII e XIX; as casas da época portuguesa caracterizam-se pelas paredes de pedra maciça e pelos telhados de duas ou quatro águas, enquanto que as do período espanhol são de tijolos e tem tetos planos. Faça o Tour completo pela cidade, clique aqui e confira. Vale a pena!

Colonia Del Sacramento, um centro histórico que é um encanto para se apaixonar no Uruguai

Impossível não comparar ou ver semelhanças com Paraty no RJ. O charme das duas cidades é parecido. A história é ampla e eu nem conseguiria escrever tudo em um post só. Mas é claro, para quem vai visitar, uma dica muito importante: Faça a visita guiada. É uma experiência incrível.

A visita guiada foi como ter uma aula de história a céu aberto. Encantador, como cada cantinho desse lugar. E lembre-se: vá de tênis. Tanto sapatos como chinelos serão desconfortáveis para caminhar nas pedras com desnível das ruas mais antigas.

Onde se hospedar em Colonia Del Sacramento:


A apenas 100m da pitoresca parte antiga da cidade e a 50m do centro de Colonia, o El Viajero Colonia Hostel & Suites oferece quartos com ar-condicionado e acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi).  Quartos com banheiros privativos ou compartilhados. Todos os quartos possuem piso frio e móveis de madeira. Alguns apresentam vista para o jardim e estão decorados em uma paleta de vermelhos vibrantes. Você terá acesso à churrasqueira do hotel e a uma área comum bem decorada com lareira. O El Viajero fica a 1 km da praia.

El Viajero Colonia Hostel & Suites

O Hotel Perla del Plata está situado a 400 metros da Praia do Remo e a 1,5 km da Playa Ferrando. Este hotel dispõe de jardim e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e banheiro privativo. A acomodação oferece serviço de quarto e recepção 24 horas. Todos os quartos incluem TV de tela plana e produtos de banho de cortesia. No Hotel Perla del Plata, você pode desfrutar de um buffet de café da manhã.

Hotel Perla del Plata

Não viaje desconectado!


Viajei com a SimPremium do meu lado e fiquei conectada em toda a viagem. Eles possuem chip físico e virtual, e atendem uma cobertura de mais de 150 países com os melhores valores. Além de todo suporte que você necessitar direto no WhatsApp. Clique aqui, adquira seu plano e viaje conectado. Utilize meu cupom LARENTIS e ganhe mais 20% de desconto na compra.

Aliás, nada de viajar sem seguro. Na SimPremium você encontra também opções de seguro viagem com os parceiros. É só entrar no site e fazer a simulação dependendo do local para onde vai e os dias de viagem.

Se você reservar um hotel ou comprar o chip de internet através dos links aqui do blog você estará pagando a mesma coisa e ainda ajudando o blog a crescer, pois ganho uma pequena comissão pela indicação. Obrigado pela visita e espero que aproveite todas as dicas.

 

3 comentários

  1. Realmente lembra as ruas de Parati,
    história preservada é tudo de bom!
    Quem sabe visite um dia...

    Beijos nas bochechas!
    Bom fim de semana! 😘

    ResponderExcluir
  2. Oieee Monique, tudo bem?

    Nossa que lindo! Amo posts recheados de uma boa história e conhecia muito pouco sobre esta área do Uruguai. Posso dizer que seu post além de informativo me deixou apaixonada pela história e também pela arquitetura local.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse lugar, aliás, o teu post me lembrou que tenho várias fotos de Colônia e nunca compartilhei no blog...Vou fazer isso ♥

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter