Um filho - Alejandro Palomas

25 maio 2022

Um filho - Alejandro Palomas

Lançamento da Editora Rocco traz a sensibilidade de um protagonista infantil que mostra como, com amor, podemos superar qualquer coisa. Um livro que irá lhe emocionar (pelo menos eu chorei litros). Vem conhecer mais de Um Filho escrito por Alejandro Palomas.

Sinopse do Livro:

Guillermo, chamado por todos de Guille, não consegue se comunicar bem com o pai, Manuel Antúnez, em decorrência das limitações normais de uma criança de oito anos. Por outro lado, seu pai se sente incapaz de colocar em palavras os reais motivos da ausência da mãe adorada, Amanda, por medo de ferir o filho. Assim, Guille só consegue dialogar bem com Nazia, vizinha paquistanesa que também é sua colega de escola, cujos pais têm problemas de comunicação por outras razões, de ordem cultural. Em meio a tantos silêncios, meias palavras e mal-entendidos, Guille só vislumbra uma saída: transformar-se em Mary Poppins. Isso, evidentemente, gera outros tantos problemas de comunicação, mas o tempo demonstrará que ele está certo e é o único capaz de encontrar a saída, sem nem mesmo precisar apelar para a palavra mágica: Supercalifragilisticexpialidoce. O tema de Um filho é um dos preferidos de Alejandro Palomas: a questão da incomunicabilidade, que, paradoxalmente, tem aumentado e se tornado crítica em um mundo dominado pelos meios de comunicação e pelas redes sociais, no qual muito se fala, porém pouco se diz.

Um filho - Alejandro Palomas

Guilhermo, chamado de Guille por todos, é uma criança de 9 anos é uma crianças sensível, inteligente, que adora música, de poucos amigos e uma paixão por contos de fadas e pela Mary Poppins, personagem que sua mãe também ama e o ensinou a adorar.

Ele vive com o pai, desde que a mãe teve que viajar a trabalho por meses e sua única amiga Nazia, é sua companheira na escola e no lanche. Pelo fato do pai ter que cuidar de Guille sozinho, ele sente alguma dificuldade, principalmente em se expressar e entender tudo que a criança está passando.

Um dia, na escola, na escolha de apresentações de final do ano, Guille decide cantar um musical de Mary Poppins porque diz que quer ser ela quando crescer, e isso chama a atenção da professora, afinal, muitas crianças querem ser parecidas com personagens, mas querer ser o personagem, é diferente.

Guille começa então, a frequentar a salinha da psicóloga da escola, e aos poucos as mulheres vão descobrindo que realmente existe algo de errado com o pequeno Guilhermo. Mas o que será?

A leitura é muito fluída com capítulos que intercalam o que o personagem "está passando" no momento. Com a maioria dos capítulos mesclando entre Guille e Maria (a psicóloga), vamos entendendo o que cada um está passando naquelas ocasiões que decorrem nos encontros.

Um filho - Alejandro Palomas

Sabe aquele tipo de livro que você não quer parar? Que lê uma página e outra, e quando vê quer ler tudo? Este livro é assim. Li muito rápido por causa disso. A cada página eu queria saber mais e confesso, comecei a leitura achando que era uma coisa, e terminei com uma abordagem totalmente diferente.

E nem imaginava que esse livro fosse me fazer chorar, mas, do meio para o final foram muitas lágrimas, a medida que íamos sabendo do desenrolar. Não é uma história triste, e sim, aquelas histórias que tocam o coração. Que fala sobre comunicação, amizade, e aceitação. Eu indico muito a leitura.

Sobre o autor:

Nasceu em Barcelona em 1967. Licenciou-se em Filologia Inglesa e é Master in Poetics pelo New College da Califórnia em São Francisco. Tem colaborado com a imprensa e traduzido autores importantes como Katherine Mansfield, Gertrude Stein, Willa Cather ou Jack London, entre outros.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

3 comentários

  1. Oi Monique, tudo bem? Agora que sou mãe, fico ainda mais emotiva com esse tipo de história, imagino que iria chorar litros também. Adorei a indicação! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique.
    Fiquei bem curiosa quando li que as psicólogas descobrem que tem algo errado com o personagem. Fiquei curiosa para fazer essa leitura.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique. Como vai? Parece ser de muita valia este livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter