Uruguai reabre fronteiras para estrangeiros e promoverá destino no Festuris

04 novembro 2021

Uruguai reabre fronteiras para estrangeiros e promoverá destino no Festuris

Após quase dois anos de fortes restrições para a entrada de estrangeiros, o Uruguai está reabrindo a partir desta segunda-feira (1º) as suas fronteiras para o turismo internacional. Em paralelo a essa medida adotada pelo governo uruguaio, o destino também passa a investir com força na promoção turística. Uma das primeiras ações é a participação do país no Festuris, uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina, que acontece nesta semana em Gramado/RS.

O Ministério do Turismo do Uruguai fará o lançamento oficial do Destino Binacional Rivera (ROU) e Santana do Livramento (BR) e a apresentação do Destino Colonia com a presença de Tabaré Vieira. As atividades acontecem no dia 5, a partir das 17 horas, na sala de Imprensa no Serra Park.

O Uruguai estabeleceu um processo de abertura de fronteira que começou em 1º de setembro, permitindo a entrada de proprietários estrangeiros sob certas condições e atendimento a determinados protocolos de saúde. Muitos estrangeiros, principalmente de países vizinhos, já ingressaram em solo uruguaio neste período. Processo este que passa a ser ampliado com a reabertura total confirmada a partir do início de novembro.

Alguns critérios continuam valendo para entrar no país. Conforme o Ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, a vacinação completa será exigida de acordo com o tipo de vacina e deverá ser válida por no máximo nove meses, além de uma PCR com 72 horas de validade no momento da entrada ao país. Ou seja, o processo completo da vacina e o PCR não exigirão quarentena. Os menores de 18 anos que não forem vacinados também deverão fazer o teste de PCR, mas não precisarão apresentar o certificado de vacinação.

O Ministério atua em todo o território nacional por meio de cinco regiões e cada uma delas oferece produtos turísticos que estão sendo contratados para a temporada. Vem sendo realizado um trabalho conjunto entre o governo federal, com as suas equipas técnicas, em conjunto com os governos departamentais e municipais, com as Câmaras de Turismo e as diferentes associações que representam o setor privado - todos fundamentais para o desenvolvimento turístico e a saída desta longa crise causada pela pandemia.

“Eu diria que o fundamental é a abertura das fronteiras neste dia primeiro de novembro. Embora já houvesse muito interesse por meio de ligações, consultas e até algumas reservas para o final do ano, entendemos que os turistas da região aguardavam a confirmação da abertura das fronteiras e, principalmente, o que estará no protocolo específico de saúde. Então é assim que faremos a retomada do turismo no Uruguai nesta temporada”, projeta Viera.

Para recuperar os prejuízos obtidos com as fronteiras fechadas, o investimento em promoção turística é uma das prioridades do governo uruguaio. Diante disso, o Uruguai estará com estande próprio no 33ª edição do Festuris, promovendo seus destinos e atrativos turísticos na feira de negócios. Além dos vizinhos uruguaios, mais de 20 marcas internacionais estarão representadas no evento que acontece de 4 a 7 de novembro.

Sobre o Festuris

Tendo como Estado e Cidade anfitriões o Rio Grande do Sul e Gramado, respectivamente, neste ano, o Festuris acontece de 4 a 7 de novembro, no Serra Park, e conta com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo como agência oficial, Azul e Gol são as companhias aéreas oficiais, a Brocker é o transporte vip oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial, Prudent e a Transul são parceiros de Biossegurança. O Festuris tem o patrocínio do Ministério do Turismo, CNC, Latam, Corsan, Sulgás, Sebrae e apoio do BRDE e Embratur.

8 comentários

  1. Oi, Monique!
    Que legal!
    Ainda não conheço o Uruguai, mas morro de vontade.

    Priih, eu já vi vários episódios aleatórios passando na TV, nunca em ordem.
    Mas agora que chegou na Netflix eu e meu marido começamos a ver.
    Acho a proposta super legal e adoro a America Ferrera!
    E que bacana esse episódio sobre a pandemia. Não sabia que tinha!

    Beijoooos

    Teca Machado
    Casos, Acasos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu queria viajar para conhecer outro país e o Uruguai nem é tão longe, que bom que voltaram abrir para turistas conhecer as maravilhas de lá.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não sabia que já estavam abrindo as fronteiras, eu não peno em viajar tão cedo. Espero que tudo se ajeite bem.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique. Como vai? Amo o Uruguai. Lindo pequeno país. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Monique.
    Espero que o povo não vá com muita sede ao pote porque ainda estamos em pandemia hehe. Mas é um país que eu tenho bastante vontade de conhecer.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Que ótima notícia!
    Finalmente as coisas estão voltando ao normal.
    Quero um dia conhecer o Uruguai!
    😘

    ResponderExcluir
  7. Parece que será um evento muito interessante.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter