Atenção: Por uma Política do Cuidado - Alex Castro

11 outubro 2021

Atenção: Por uma Política do Cuidado - Alex Castro

Na era em que a velocidade e quantidade de informação chega até nós de forma crescente, parar e dar atenção ao que realmente importa parece algo impossível. Estamos realmente focados no que estamos fazendo? Venha fazer algumas dessas reflexões na leitura desse livro escrito pelo Alex Castro e publicado pela Editora Rocco.

Sinopse do Livro:

Na era da dispersividade e do descompromisso, os ensaios de Alex Castro investigam as diferentes maneiras de desenvolver nossa atenção e transformá-la em um instrumento de ação política. Um livro para quem sabe que se tornar uma pessoa melhor para as outras pessoas é bem mais importante do que se tornar uma pessoa melhor apenas para si mesma. Vivemos na era da desatenção, sempre fazendo tudo de maneira superficial e descompromissada. Desatenção não significa apenas falta de atenção ou de concentração, mas sobretudo falta de cuidado, de zelo, de carinho. É estar no mundo e não cuidar dele. É conviver com as pessoas sem verdadeiramente interagir. É passar pela vida como quem observa da janela de um trem, descortinando fugazmente ações das quais não tomará parte e paisagens que não conhecerá. É passar pela existência como um fruto que não é colhido e apodrece ao sol sem beneficiar a ninguém. Nos ensaios de Atenção., inspirados tanto pelo pensamento da escritora e filósofa Simone Weil quanto nos ensinamentos do budismo engajado, Alex Castro analisa as diferentes maneiras pelas quais podemos exercitar nossa atenção para convertê-la em um instrumento de ação política. Praticar atenção não é um simples esforço de autoconhecimento ou desenvolvimento pessoal, e sim um ato político para o benefício alheio. O propósito de Atenção. não é nos transformar em pessoas melhores, e sim em pessoas melhores para as outras pessoas, para que aquelas com as quais convivemos não tenham que lidar com nosso Eu mesquinho e intolerante, egocêntrico e defensivo. Amar é reconhecer plenamente a existência de outra pessoa, pois só amamos aquilo que conhecemos. Assim, nenhum ato político é mais transformador do que enxergarmos e aceitarmos, acolhermos e cuidarmos uma das outras.

Atenção: Por uma Política do Cuidado - Alex Castro
"A proposta das práticas de atenção é perceber, ver, ouvir e sentir as pessoas à nossa volta não para melhor entendê-las, mas para melhor aceitá-las, de forma mais aberta, mais empática, mais generosa. Entender é um gesto de definição e posse, redução e controle. Aceitar é um gesto de amor e generosidade."

Você já pensou o quanto você realmente está prestando atenção em quem está na sua frente? Nas coisas que estão acontecendo? Em toda informação que você está lendo? O livro Atenção vem trazer um pouco desse questionamento e mostrar que com essa prática, conseguimos ser melhores pessoas umas para as outras. Sendo uma sociedade melhor como um todo.

Neste livro, o zen-budista Alex Castro analisa as diferentes maneiras pelas quais podemos exercitar a atenção. Usando como base os ensinamentos do budismo, ele nos mostra técnicas (entre elas, ouvir com atenção plena, praticar o não conhecimento e exercer a não opinião) para olharmos para nós mesmos, mas também, mostra a necessidade de enxergar e aceitar o outro, acolher e cuidar do próximo.

Atenção: Por uma Política do Cuidado - Alex Castro

E você se engana se acha que esse livro é de “desenvolvimento pessoal”. O autor traz mais para o lado de "desenvolvimento coletivo", afinal, só faz sentido exercitar todas essas práticas como um caminho para um engajamento coletivo que nos transforme em uma sociedade mais igualitária: “praticamos a atenção para sermos melhores para as outras pessoas. Praticamos atenção não para vivermos vidas melhores, mas para que as pessoas que precisam conviver conosco vivam vidas melhores. Quanto mais atenção, mais vemos que não existem outras pessoas. Estamos todas juntas.” 

Atenção: Por uma Política do Cuidado - Alex Castro

A leitura é bem dinâmica e rápida. Flui com facilidade e tem capítulos curtos. A diagramação é ótima e o autor ainda "influencia" a praticarmos várias técnicas para colocarmos em prática tudo que ele está questionando. Mas, acima de tudo, Castro quer nos fazer pensar sobre nossas ações quanto ao mundo e as pessoas que vivem ao nosso redor.

Leia Atenção. e descubra diferentes maneiras pelas quais podemos exercitar o cuidado engajado e a escuta ativa, atos transformadores para si mesmo e para a sociedade.

Sobre o autor:

Alex Castro publicou Mulher de um homem só (romance, 2009), Onde perdemos tudo (contos, 2011), Outrofobia (ensaios, 2015) e Autobiografia do poeta escravo (história, 2015). Foi colaborador da revista Mad in Brazil, do site PapodeHomem e do jornal Tribuna da Imprensa. Em 2016, lançou Autobiografia do poeta escravo em Cuba e foi um dos escritores convidados da Feira Internacional do Livro de Havana. As Prisões, instalações artístico-literárias de sua autoria, já foram realizadas em todas as regiões do país, congregando milhares de participantes. Praticante do zen-budismo há mais de dez anos, Alex Castro é membro da Ordem dos Pacificadores Zen e irmão ordenado em Eininji – Templo do Cuidado Amoroso Eterno (em Copacabana), sob o nome de “Darma de Iquiú”.

15 comentários

  1. Olá Monique,
    Sempre você traz ótimas dicas de leitura.
    Big beijos

    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Realmente a abordagem bem pertinente com a atualidade.
    Fiquei bem curiosa, olha que nem costumo me interessar por livros assim.
    Necessito ler aquele capítulo "acumular menos" hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi
    esse não é muito meu tipo de leitura, mas parece ser bem reflexivo e esssencial.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Monique.
    Eu acredito que quanto mais facilidade a tecnologia traz, menos a gente vive por assim dizer. Acho o assunto abordado no livro muito interessante, mas não sei se leria por preferir ler ficção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oie, nunca cheguei a ler um livro com essa temática e achei bem interessante.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Este livro deve ser muito bom de ficar lendo sem pressa de acabar. Vou anotar para quem sabe um dia ter ele em mãos.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique, tudo bem?
    Eu já quero esse livro, cada tema, cada tipo de abordagem sensacional.
    Quando venho no seu cantinho e vejo tanta coisa bacana, tanto valor que você agrega aqui e que faz muita diferença em todos, a vontade é pesquisar todas as resenhas de livros e fazer aquela mega lista e ter 2 meses para focar nas leituras rsrsrsr
    Espero conseguir um tempinho maior para focar nas leituras ano que vem.
    beijos e saudades.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei!!!
    Parece ser um livro super legal e interessante, fiquei bem interessada em ler.
    Gostei muito dessa frase "... se tornar uma pessoa melhor para as outras pessoas é bem mais importante do que se tornar uma pessoa melhor apenas para si mesma" fiquei refletindo aqui.
    Curti :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Monique.
    Que engraçado comentei com uma amiga esses dias que tenho notado o quanto sou distraída de modo geral mesmo quando pareço estar prestando atenção, mas é algo involuntário.
    Deixei a dica do livro anotado.
    Beijos

    Blog | Te Conto Poeisa

    ResponderExcluir
  10. Que bacana o livro Monique, gostei! Realmente é um dom saber viver realmente o presente, o aqui e o agora. A gente está sempre se dividindo em mil atividades e projetando a vida pro futuro... Deve ser uma leitura muito esclarecedora. Um beijo :*

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho trabalhado muito isso no último ano.
    A gente consome muita informação! Precisamos, mas até quanto.
    Gostei da proposta do livro e da sua resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Monique. Cono vai? Gosto de livros de não ficção, este aí me parece ótimo. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/


    ResponderExcluir
  13. Excelente livro, todos deveriam ler!
    Um tema bem atual!

    📚🤩

    ResponderExcluir
  14. Very Nice and Informative Article. Thank you very much for sharing.
    hd lace frontal

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro enriquecedor. Valeu pela resenha.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter