Toma Aí Um Poema Lança Antologia Com Poesia Ambiental Contemporânea

26 setembro 2021

Toma Aí Um Poema Lança Antologia Com Poesia Ambiental Contemporânea
Na última semana, o projeto literário de incentivo à leitura “Toma Aí Um Poema” lançou a antologia “Chorando Pela Natureza: Poemas Geopolítica Ambiental” composta exclusivamente por poemas de cunho ambiental.

De forma geral, o ponto em comum entre as poesias reunidas na coletânea é a questão das relações insustentáveis envolvendo o meio ambiente. Algumas vezes aparecem através de poemas diretos que denunciam a devastação, como nos versos de Alberto Arecchi “Amazônia está queimando/ em um grande, terrível incêndio” e de Adriano Besen “Vai sugando as riquezas da terra/ O fútil usurpador garimpeiro”; em outras abordando o debate geopolítico envolvendo o território indígena, como nas rimas de Jaime Jr. “Definir oitenta e oito/ Como Marco temporal/ É uma afronta sem tamanho/ Um absurdo sem igual” e Adriana Teixeira Simoni “Nada de marco temporal/ Pra delimitar um direito/ Encurtar uma cultura/ Exterminando a sabedoria de um povo”; e em outras, ainda, critica a postura dos homens, como retratado por Sabrina Gesser “Há humanos no planeta/ Que não fazem parte/ do mundo/ Agem sem escrúpulos/ Destroem a anima mundi/ Acabam com tudo” e por Olivaldo Junior “Como se fossem de plástico,/ eis que o homem se faz cego/ tapa os olhos e os ouvidos/ nem se importa, e o mal do século”;

Também integram a coletânea poemas sobre a crise climática, a Amazônia, o futuro dos recursos naturais e a saúde e vida na terra.

Para Leandro Emanuel Pereira, poeta contemporâneo de Portugal, "o que esse projeto tem na sua essência, apresenta verdadeiro serviço público”.

Toma Aí Um Poema Lança Antologia Com Poesia Ambiental Contemporânea

Além dessas autoras, a Antologia Chorando Pela Natureza: Poemas Geopolítica Ambiental, também conta com a participação de Denise Courtouké – escritora, dramaturga e atriz, com participações em espetáculos no Brasil, Europa e Japão; Valdeck Almeida De Jesus – jornalista, ativista cultural e escritor com textos publicados em inglês, português, italiano, alemão, holandês, francês e espanhol; Dia Nobre - professora universitária, escritora e referência contemporânea em  lesbianidades e feminismo; e Jéssica Iancoski, editora do Toma Aí Um Poema e um dos principais nomes jovens da poesia contemporânea.

Ao todo, o livro reúne o material de 85 poetas contemporâneos do Brasil e de Portugal, fazendo parte do braço de fomento e incentivo à leitura e publicação de leitores, ambos de forma gratuita, do Toma Aí Um Poema.

O livro físico pode ser adquirido até o dia 07 de outubro na benfeitora, por R$ 48,00. O Podcast Toma Aí Um Poema está disponível no Spotify, Google Podcasts, Deezer e YouTube. Para conhecer mais sobre o projeto e ficar atualizado é pelo Instagram: @tomaaiumpoema

14 comentários

  1. Oie
    Ainda não tinha visto esse livro. Achei muito interessante, adoro poemas.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante a temática de cunho ambiental.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Uau, belo livro! O tema é bem atual,
    muito importante falar sobre este tema,
    afinal nunca a devastação foi tão grande!


    🌺🌼🌷 Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Oie, adorei a capa e o projeto me interessou. Ainda não conhecia o podcast.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Achei isso BEM interessante!
    Eu adoroo poemas e achei curioso poemas de cunho ambiental.
    Gostei muito da capa, bem colorida e bem Brasil.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    que bom que está divulgando essa coletânea, mesmo não sendo muito de ler poema é legal que ela traga poemas sobre o meio ambiente.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Monique.
    Achei o projeto muito bacana e necessário, ainda mais no momento em que vivemos. E essa capa está linda. Pena que não sou tão fã de poemas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Monique! Tudo bom?
    Projeto mais do que necessário, e com um visual muito chamativo também! Eu não curto poemas e raramente leio, então não sou o público alvo.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Achei muito bacana, mas não conhecia o livro. Acho que encontraremos muita poesia bacana aí.
    beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não curtir poemas, gostei muito da ideia dessa coletânea e de como o tema é algo que estamos precisando discutir nesse momento.


    Abraços
    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  11. Projetos assim tem o meu respeito. A natureza precisa ser melhor cuidada.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Honrado em compor a lista de autores.

    http://paulinoalexandreletraseverbos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter