Escritor supera ideação suicida e lança “Triste história do fim do mundo”

18 setembro 2021

Escritor supera ideação suicida e lança “Triste história do fim do mundo”

Todas as pessoas do mundo morreram, exceto Surya e seus doze filhos. Essa é a narrativa central de “Triste História do Fim do Mundo”, terceiro livro do escritor e jornalista de Victor Hugo Felix, que é de Santo André (SP). 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceira com o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou o Setembro Amarelo para dedicar o mês às ações preventivas ao suicídio e a obra de Victor Hugo Félix debate, justamente, a finitude dos tempos e das pessoas - quando ela ameaça, de fato. 

Escritor supera ideação suicida e lança “Triste história do fim do mundo”

Apesar de ser escrita antes do início da pandemia da COVID-19, a obra dialoga com temas muito pertinentes para o momento atual, como suicídio, levando aos leitores reflexões amplas sobre a vida, o luto e as relações humanas e, claro, sobre a saúde mental. 

O autor conta que o livro surgiu após um período conturbado, entre 2018 e 2019, que o levaram a pensamentos suicidas. “Quando dei por mim, a única saída que eu via para meus problemas era a morte. Só depois, com a terapia, que repensei a situação e passei a ter outra relação com a morte, e quis expressar essa vivência no meu trabalho”, relata.

Em “Triste História do Fim do Mundo” a população humana morreu misteriosamente. O azul do céu foi substituído pelo rosa, os animais desapareceram e o clima sofreu mudanças drásticas. Nesse novo mundo disfuncional, sobrou apenas uma família, treze indivíduos que carregam dentro de si diferentes memórias, traumas, sonhos e angústias.

“Eles sabem que morrerão em breve, mas não sabem quando. Assim, cada um vai enxergar todo esse caos de forma única, seja pela indiferença, pelo medo ou pelo desejo de morte”, explica Victor Hugo.

Escritor supera ideação suicida e lança “Triste história do fim do mundo”

Para Victor Hugo, o livro mostrou-se especialmente relevante quando em 2020 a pandemia expôs o mundo inteiro às emoções abordadas em "Triste História do Fim do Mundo". "O livro fala muito sobre o luto e as diferentes formas de vivenciá-lo, sobre solidão, sobre falta de esperança. Mas também sobre a necessidade de aproveitarmos o nosso tempo, porque nunca sabemos quando chegará nossa hora de partir", diz.

Os personagens refletem diferentes emoções e pontos de vista, para que o livro não se limitasse aos aspectos dolorosos da morte, muito menos os escondesse. “O livro é sobre o fim do mundo, sim, mas o intuito é valorizar a vida, entendendo que mesmo os momentos mais simples podem ser sublimes se estivermos dispostos a enxergá-los dessa forma”, analisa.

“Triste História do Fim do Mundo” é uma publicação da Editora Penalux e está também disponível na Amazon em versão digital.

Sobre Victor Hugo Felix

O escritor e jornalista, com passagem por diferentes veículos e agências de comunicação, vê na literatura uma forma de terapia. Victor Hugo Felix é também autor do romance “Anseios”, lançado em 2016 pela Editora Arwen, e do livro de poesias “Sobre amores, mágoas e passagens”, de publicação independente.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

6 comentários

  1. Olá Monique,
    Esse livro deve ser bem interessante para refletir.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monique! Tudo bom?
    O livro parece bem profundo e reflexivo, mas não é uma temática que me atraia tanto justamente pela profundidade. Tô preferindo ler histórias bem de boas ultimamente mesmo.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique!
    Assisti o podcast do Rabiscos com a psicóloga Mirthes Dantas com participação do Victor Hugo. Já fiquei interessada no livro, agora mais ainda. Se quiser ouvir - https://player.fm/series/podcast-rabiscos/setembro-amarelo-a-morte-e-a-literatura-na-sala-de-estar-com-myrthes-dantas-e-victor-hugo-felix
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Oie, adorei a capa e a proposta é muito bacana. Fiquei interessada.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter