Sono: Mude seu modo de dormir em 90 minutos - Nick Littlehales

04 janeiro 2021

Sono: Mude seu modo de dormir em 90 minutos - Nick Littlehales

Desde que a Editora Rocco anunciou o lançamento deste livro eu fiquei muito curiosa para ler. Por isso, quando ele chegou, não pensei duas vezes em começar. Posso dizer que ele me surpreendeu em alguns pontos, e também me "incomodou" em outros.

Sinopse do Livro:

Um terço de nossas vidas é gasto tentando dormir. A maioria de nós tem noites agitadas e depende de um coquetel de cafeína e açúcar para nos arrastar ao longo do dia. No entanto, as horas que passamos na cama moldam nosso humor, motivação e habilidade para tomadas de decisão. O mito das oito horas ideais de sono não é exatamente o que funciona. Para redefinir essa abordagem e melhorar o sono, o desempenho, o bem-estar físico e mental, Nick Littlehales propõe que pensemos em ciclos de 90 minutos, não em horas, assim como num total de horas dormidas ao longo de sete dias, não diariamente, oferecendo alternativas que funcionam para recuperar o sono perdido. Neste livro inovador, Nick Littlehales, coach do sono para algumas das principais estrelas do mundo do esporte, como Cristiano Ronaldo e David Beckham, expõe suas estratégias para que as utilizemos de forma ideal. Ele apresentará seu programa de recuperação do sono R90 sustentado por sete elementos que chama de Indicadores-Chave, ou os sete passos para melhorar a qualidade do descanso e da recuperação.

Sono: Mude seu modo de dormir em 90 minutos - Nick Littlehales

Resumidamente, no livro iremos ser apresentados para o programa R90. Um programa que o próprio autor inventou para melhorar o sono e assim a performance de profissionais do esporte. A abordagem R90 significa recuperação em 90 minutos.

Segundo o autor, com base em dados, ele descobriu que 90 minutos é o tempo que uma pessoa, em condições clínicas, leva para passar pelas fases do sono que constituem um ciclo. Nossos ciclos de sono são compostos por quatro (ou às vezes cinco) fases distintas, segundo Nick, o que desbanca o grande mito das 8 horas necessárias para ter de sono todos os dias.

Nick Littlehales usa de sua própria experiência com jogadores de grandes ligas como NBA e futebol europeu, para mostrar a forma certa de "dormir" para a recuperação total da pessoa. E que esse ato não é apenas adormecer na cama. Existe um pós sono e um pré sono, além de várias dicas sobre a forma de acordar, o melhor colchão, etc.

Você vai descobrir no livro, como mapear seu próprio ciclo do sono, melhorar o ambiente em que dorme, identificando qual a temperatura ideal e o melhor colchão, e por que tirar um cochilo é realmente bom para você.

Claro que o autor vende um kit de R90, e seria inocência de mais não pensar que o livro também é uma jogada de marketing onde o autor vende "seu próprio peixe" e mostra o porque o método dele é eficaz e traz resultados.

Sono: Mude seu modo de dormir em 90 minutos - Nick Littlehales

Mesmo com essa jogada de vendas dentro do livro, o conteúdo me surpreendeu muito, porque vai muito além do óbvio e mostrou várias coisas que eu já tinha ouvido falar, como o mito das 8 horas de sono, além de desmistificar a compra de um colchão (vocês não acham muito difícil a compra de um? Eu acho!).

No final, não dá para negar que Nick tem um ótimo portfólio de pessoas de sucesso com quem ele trabalhou, como o jogador Cristiano Ronaldo e David Beckham. Então, ele tem base experiencial para falar o que fala. 

É claro que o livro é bem voltado para profissionais do esporte, pois é a área de atuação do autor, porém, com certeza, as dicas podem ser aplicadas no dia a dia de qualquer pessoa. Eu gostei da leitura. É diferente e muito informativa sobre técnicas, formas de dormir, como dormir e quando. Recomendo!

Sobre o autor:

Nick Littlehales tem mais de 30 anos de experiência no mundo da ciência do sono e é o principal treinador de importantes figuras do mundo esportivo e empresarial, incluindo ciclistas recordistas da British Cycling e do Team Sky, renomados jogadores do futebol europeu, atletas das grandes ligas NBA e NFL, atletas olímpicos e paralímpicos. Presidente do Sleep Council da Grã-Bretanha e ex-jogador profissional do golfe, Littlehales conduziu muitas pesquisas clínicas sobre os hábitos de dormir.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

7 comentários

  1. Achei bem interessante esse livro e essa técnica.
    Fiquei bem curiosa pra saber como funciona isso de recuperar o sono.
    E muito legal que ele já trabalhou nomes importantes do esporte, ou seja mesmo que tenha um pouco de marketing, também tem verdade aí.
    Bem interessante :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa! Meu sono sempre foi mais ou menos e em 2020 ficou PÉSSIMO. Criei o hábito de meditar, mas tem dia que não é o suficiente. Será que vou achar a solução lendo esse livro? vou arriscar!

    abraços

    Mulher Conectada

    ResponderExcluir
  3. Amei sua indicação, tenho dormido muito mal por conta da correria, sabe quando você dorme pensando no que você tem que fazer no outro dia e acaba não descansando? Preciso desse livro pra ontem, haha. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia mas gostei muito! Obrigada pela partilha, realmente fiquei muito interessada! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Monique.
    Se tem uma coisa que faço bem é dormir hehe. Nada tira meu sono e durmo em qualquer lugar. Mas acho legal o livro para quem curte esse estilo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique, mesmo com toda jogada de marketing o livro é muito bom, tira várias dúvidas e a leitura deve fluir muito bem. Vou tentar ler em breve.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter