Breves respostas para grandes questões - Stephen Hawking

24 março 2020

"Somos todos viajantes do tempo em uma jornada rumo ao amanhã".

Stephen Hawking tem seu nome conhecido por todos nós. Nem que seja após a publicação do filme sobre a vida dele. Quem sabe pouco de ciências talvez saiba pouco sobre seus feitos também, mas ninguém pode negar que ele era um homem além da média e super inteligente.

Eu nunca fui muito apegada a ciência, apesar de sempre ser fascinada pelo universo. Então, decidi ler esse livro, onde Stephen, ainda em vida, respondeu algumas perguntas "sem resposta" sobre a vida e sobre o mundo. Deu sua opinião sobre o futuro.

Sinopse do Livro:

Desde Einstein, o mundo não via um cientista tão reverenciado quanto Stephen Hawking. Com seu trabalho revolucionário em física e cosmologia, ele encantou milhões de leitores com a origem do universo e a natureza dos buracos negros, além de inspirar todos pela coragem e determinação que mostrou em sua luta contra a doença do neurônio motor. Agora, nesta reunião póstuma de seus trabalhos, podemos conhecer seus pensamentos a respeito das grandes questões que povoam nossas mentes desde os primórdios e daquelas mais prementes na atualidade. Somos conduzidos assim a suas reflexões sobre a origem do universo, a existência de Deus e a natureza do tempo, assuntos sempre submetidos a seu intelecto afiado de cientista. Aliado à curiosidade que o impulsionou por toda a vida, ele projeta seu olhar também para o futuro, buscando soluções para problemas que ameaçam hoje o mundo como o conhecemos, tais como o aquecimento global, a fome e a urgência de um desenvolvimento sustentável. Com prefácio de Eddie Redmayne — que ganhou o Oscar por interpretar Hawking no cinema —, introdução do Nobel de física Kip Thorne e posfácio comovente de Lucy Hawking, sua filha, Breves respostas para grandes questões não é apenas a última mensagem de um grande gênio: é seu presente final para a humanidade.


Eu não sabia o que esperar quando comecei a ler o livro, e também nem era minha proposta escrever uma resenha no término. Mas senti uma necessidade de expressar o quanto esse livro me trouxe muitas questões e me fez pensar sobre muitas coisas. Além de assumir mais uma vez o quanto Hawking mudou o rumo de tudo que sabemos hoje sobre o universo.

E você pode não entender absolutamente nada de ciências, do universo, de cosmologia ou física. Eu também não entendo praticamente nada. E mesmo assim esse livro irá te prender de alguma forma. Porque a escrita de Stephen é simples, para que todos entendam, além de ter aquelas pitadas de ironia, que faz com que qualquer um ria com ele das coisas.

Com um tom pessoal e acessível, o livro é a porta de entrada perfeita para quem quer ter contato com suas teorias. Com certeza é um ótimo livro para começar na leitura das obras deste gênio. Não tenho muito a contar, pois cada um reflete a sua maneira ao longo da leitura. Só posso finalizar com duas citações do próprio autor, e convidar à todos para ler o livro.

"Acho que acreditar em vida após a morte não passa de ilusão. Não existe evidência confiável disso e a ideia vai contra tudo que sabemos em ciência. Acho que, quando morremos, voltamos ao pó. Mas, em certo sentido, continuamos a viver: na influência que deixamos, nos genes que passamos adiante para nossos filhos. Temos apenas esta vida para apreciar o grande plano do universo, e sou extremamente grato por isso".

"Lembre-se de olhar para as estrelas, não para os próprios pés. Tente compreender o que vê e questione o que faz o universo existir. Seja curioso. E por mais que a vida pareça difícil, sempre há algo que você pode e consegue fazer. Nunca desista. Deixe sua imaginação correr solta. Molde o futuro."

Sobre o autor:

STEPHEN HAWKING foi professor lucasiano por trinta anos da Universidade de Cambridge – uma das mais prestigiosas cátedras de matemática do mundo, já ocupada por Isaac Newton –, exerceu o cargo de diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundou o Centro de Cosmologia Teórica da instituição. Considerado um dos físicos mais importantes da história, recebeu inúmeros prêmios e honrarias, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos. Além de Uma breve história do tempo, seus livros para o público geral são O universo numa casca de noz, Buracos negros e a autobiografia Minha breve história, lançados pela Intrínseca, e também O grande projeto e coletânea de ensaios Buracos negros, universos-bebês. Hawking morreu em 2018, aos 76 anos, em Cambridge.


Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

46 comentários

  1. Olá Monique, tudo bem?
    Gostei da indicação desse livro, confesso que gosto muito de livros que me fazem refletir, pensar na vida e ver questões de perspectivas diferentes.
    Esse ano estou com uma lista aqui de livros para terminar rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com imensa vontade de ler!!

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante e bacana saber que mesmo que a gente não entenda nada de ciência e tudo mais é um livro gostoso de se ler.
    Adorei a dica! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Monique

    Eu admiro muito a história do Stephen. Um homem visionário, inteligentíssimo e que felizmente deixou sua marca super relevante na história.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, Monique. Os livros dele parecem ser bem marcantes, gostei de saber que esse é uma porta de entrada para conhecer as grandes obras do autor! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia da existência desse livro, acredita? Já anotei aqui na minha listinha de próximas leituras, principalmente, depois da última citação que você colocou no post. Acho que vou curtir bastante! Falando nele, você já assistiu "A teoria de tudo"? É um filme incrível! Recomendo. ♥

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Monique como vai? Eu li este livro algum tempinho atrás e adorei. É uma obra maravilhosa, espero que muitas pessoas o leiam, pois é uma leitura edificante. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Parece maravilhoso! Amaria ler.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Mo

    Eu admiro o autor e o quanto ele contribuiu para a ciência, o quanto mudou conceitos. Nunca li nada dele ou sobre ele em livro, acho que seria uma leitura diferente, interessante e meio desafiadora pra mim porque é fora da zona de conforto do que sempre costumo ler. Anotei a dica, quando me sentir inspirada vou buscar mais pra ler esse livro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique, achei interessante que não precisa ter conhecimento de ciência pra aproveitar a leitura! E ele é gênio mesmo, me parece que vale super a pena ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma leitura mesmo muito interessante... Vou levar a sugestão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  12. Olá Monique,
    Deve ser incrível esse livro e o autor era um gênio. Inclusive assisti o filme sobre ele e fiquei o admirando cada vez mais.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  13. Oi
    eu nunca li nada do autor, mas tenho curiosidade e esse pelo que falou parece ser interessante, que bom que esse primeiro contato foi positivo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Monique.
    Eu nunca pensei em ler algum livro dele exatamente por não entender nada sobre o assunto. Mas agora lendo sua resenha fiquei curiosa para ler o livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Ficamos de olho nele :D

    Beijinhos,

    https://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  16. Estou com esse livro no meu kindle e essa resenha me deixou mais curiosa para iniciar a leitura! Amei <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  17. Hawking é um gênio que marcou toda uma geração. Eu fico com medo de ler algum livro dele porque não faz bem meu gênero de leitura, mas a curiosidade existe
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  18. Um grande cérebro. Conhecia a primeira frase que você colocou dele.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  19. Oi Monique,
    Na verdade, sempre achei que se lesse algo do autor, eu não iria entender é nada, kkkkkkkk. Por isso, nunca nem arrisquei! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Monique!
    Já assisti o filme sobre a vida dele, mas não conhecia esse livro.
    Fiquei super curiosa e já anotei a dica para conferir depois.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  21. Oii, como vai?
    Eu tenho um livro do autor aqui mas achava que seria bem difícil de compreender então nunca dei uma chance a ele de leitura. Vou tentar e espero que seja de fácil entendimento, assim como esse que resenhou. Ele foi um homem que definitivamente deixou sua marca e continua a viver por conta da sua inteligência.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  22. Os livros do autor são demais!! Ainda não li todos, mas é meu sonho adquirir.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  23. Oi, Monique. Eu sempre tive certo bloqueio com livros de físicos por achar que seria grego pra mim, mas após a tua resenha notei que pelas citações, eu consigo entender sim. Haha! Já vou anotar aqui pra ser a minha próxima leitura, agora estou lendo "O ano em que eu disse sim" da Shonda Rhimes, já leu? Beijo!

    https://bloggabicavalcanti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. super bacana essa indicação, sempre quis ler alguma coisa dele pq acho que deve ser muito interessante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  25. OIe Monique, tudo bem?
    Tenho dois livros dele aqui e infelizmente acabei empacando na leitura, mas seu post me deu vontade de voltar a ler!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  26. Amei sua resenha. Entrei em contato com esse livro uns meses atrás, quando comprei o ebook, li os primeiros capítulos e deixei para lá, mas confesso que depois da resenha estou com muita vontade de voltar a ler, parece ser super interessante. Aliás, ele em si é genial. Se fosse listar todas as teorias dele que acredito ou que passei horas pesquisando no youtube o post ficaria grandinho haha. De qualquer forma, tentarei voltar a ler, amei suas impressões. Beijoo!

    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
  27. OI Monique, eu vi o filme sobre ele. Não conhecia esse livro dele e fiquei interessada. Bom saber que a escrita dele é simples. Gostei dos trechos que você destacou.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  28. Fiquei bastante interessada pelo que você escreveu, não sou fã do gênero científico e fiquei surpresa por ter uma linguagem simples. Vou dar uma chance!
    Abraços
    byjaque.com

    ResponderExcluir
  29. Não sei o porquê, mas esse título me fez lembrar de Augusto Cury, tanto que estranhei um pouco ver "STEPHEN HAWKING" logo em seguida.
    Se você não pretendia fazer uma resenha sobre e resolveu fazer, significa que deve ter mexido muito contigo né? Faz até me querer ler para tentar entender esse sentimento que você teve.

    Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  30. Olá
    Tudo bem?
    Adorei sua resenha não conhecia o livro mais aparenta ser maravilhoso, amei sua dica.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  31. Oi, Monique!
    Muito legal que a linguagem e o assunto sejam acessíveis mesmo para quem não entende nada do assunto (meu caso!).
    Que bom que gostou e que foi uma leitura que te fez pensar sobre várias coisas.
    Eu estou lendo Astronomia Para Leigos, que é bem nesse sentido de apresentar ciência para iniciantes. É muito bacana também!

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  32. Fiquei extremamente tocada! não conhecia esse título e ele já foi imediatamente para minha booklist! Que grata surpresa!! Já salvei na minha pastinha do Pinterest!

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | @neilabahia

    ResponderExcluir
  33. Do autor só li um conto sobre buracos negros e tive a mesma impressão em relação à escrita dele, vou ficar colocar essa história na minha lista de quero ler com certeza!

    Abraços
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Oi Monique, tudo bem?
    Já ouvi falar muito do Hawking, mas nunca li nada dele. Nem o filme eu assisti, mas tenho vontade.
    Achei interessante a proposta do livro e fiquei curiosa para ler.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
  35. Oi Monique
    Tenho me interessado bastante por livros que fogem do meu imaginário, principalmente que sejam reais. Assim posso me desprender de algumas afirmações que me seguem. Não conhecia essa obra, mas gosto muito de cosmologia e física no sentido mais teórico. Sinto que posso gostar bastante desse livro.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  36. Oi Monique, desde que eu assisti A teoria de tudo, fiquei um tanto curiosa para saber mais sobre as teorias dele, agora sabendo mais sobre esse livro acho que posso dar uma chance ☺♥
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  37. Oi, flo!
    Nunca li nada do autor, mas tenho vontade!
    Amei suas fotos ♥

    Beijinhos 😗
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  38. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas agora me deu muita vontade de ler.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  39. Gostei da fotografia. Parece ser um ótimo livro mesmo. Obrigado pela sugestão!

    mundoalternativo

    ResponderExcluir
  40. Já sou fan dele fiquei ainda com mais vontade de ler valeu pela dica

    ResponderExcluir
  41. Oi Monique! AMO livros que fazem justamente isso, abrem a nossa mente e nos fazem pensar sobre nós mesmos. Amei a indicação, não tinha ouvido falar desse livro ainda. Um beijo! :*

    ResponderExcluir
  42. É um livro que quero muito ler mas ainda não tive oportunidade.

    ResponderExcluir
  43. Olá Monique,

    Esse é um livro que eu leria só por curiosidade, não sou muito fã mas lendo quem sabe mude de opinião.

    Beijos!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. Deu muita vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter