Parque Zoológico do Rio Grande do Sul - Sapucaia do Sul

21 fevereiro 2020

Parque Zoológico do Rio Grande do Sul - Sapucaia do Sul

O Parque Zoológico do Rio Grande do Sul, também conhecido como Zoológico de Sapucaia do Sul, ou simplesmente Zoo de Sapucaia, é um jardim zoológico localizado na BR-116, em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. Foi um dos três órgãos executivos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul até sua extinção em 2016, e em 2019 foi desenvolvido projeto de concessão à iniciativa privada.

Fazia muito tempo que sempre passávamos na frente e prometíamos um dia conhecer, então, nesse final de semana passado, enfim chegou a hora de conhecer. O lugar é enorme, com animais lindos, mas é evidente o quanto o zoológico está "sofrendo" com esse projeto de concessão que agora está pausado.

Parque Zoológico do Rio Grande do Sul - Sapucaia do Sul

A estrutura está bem precária, as placas estão velhas, os quiosques estão pouco equipados, falta lugares para se comprar água, entre outras coisas. Dá até aquele aperto no coração e vontade de que tudo melhore. Como empresária, eu vi muitas coisas que poderiam melhorar, mas sei que isso demanda dinheiro também.

O Zoo foi inaugurado em 1962. Possui 620 hectares de reserva natural e 160 hectares destinados à visitação pública. Mantém mais de mil animais de aproximadamente 150 espécies de todas as partes do mundo, incluindo espécies nativas ameaçadas, procurando reproduzir em seus espaços uma aproximação de seus habitats de origem.

O Zoológico de Sapucaia é um dos maiores da América do Sul e foi qualificado como referência nacional pelo IBAMA, desenvolvendo projetos científicos e preservando e reproduzindo espécies nativas ameaçadas de extinção. Sua grande área verde tem grande valor ecológico para a região Metropolitana de Porto Alegre.

Parque Zoológico do Rio Grande do Sul - Sapucaia do Sul

Espero que cada vez mais pessoas conheçam e visitem. Vale a pena e o valor é bem tranquilo. Se você está de carro, paga R$50,00 para o carro e todas pessoas que estão dentro terem acesso. Se você vai a pé, é apenas R$10,00 por pessoa. E fica o meu convite para vocês conhecerem também, passar um dia fazendo piquenique. Lá também tem área com parquinho para as crianças.

Acho que o que falta é só mais visitação, para o zoo voltar a ser como era, tendo lucro e gerando diversão e cultura para pessoas de todo o estado. Fiz um pequeno vídeo mostrando algumas partes do zoo. Espero que gostem:

13 comentários

  1. Oi, Monique como vai? Tomara que o zoológico melhore as condições e que receba mais visitantes. Adorei a foto do leão, pois sou do signo de Leão e vê a foto do grande felino foi bastante surpreendente para este que vos escreve. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Monique.
    Que pena que o parque está nessas condições. Tomara que pelo menos os animais estejam sendo bem tratados. O povo podia ajudar indo visitar porque toda ajuda é bem vinda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oiii Monique!!!

    O valor é super em conta e o passeio é inesquecivel com certeza. Sou louca pra conhecer esse parque, e agora com essas fotos fiquei convencida de que preciso ir até Sapucaia pra conhecer. Pra mim é meio longe, mas quem sabe em algum feriado ainda nesse ano, acho que é um momento bacana pra toda a familia.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique. Tudo bem?
    Não sabia que estava tão ruim assim, apesar de ter lido em algum lugar que as condições não estavam boas. Realmente amei a foto e o vídeos, parece ser um lugar bonito e tranquilo para se visitar.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui a um zoológico, mas sempre tive curiosidade.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique, tudo bom?
    Que passeio legal! Não conhecia esse lugar ☺♥
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Viajar e conhecer lugares é ótimo. Gostei muito de conhecer o parque e achei o valor acessível, vale a pena essa visita.
    Suas fotos estão incríveis.
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente o zoo está carente de estruturas mas parece ser um lugar incrível, eu nunca vi um elefante nos zoologicos da minha cidade, é tão lindo *-*

    Esperamos que investimentos pra esse espaço apareça, muitas ideias podem ser implementadas pra mais visitações e arecadação de verba :( seria interessante uma colônia de férias ou algo parecido que atraia mais pessoas e chamem atenção do poder público!
    Beijoo

    http://primaveraagridoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um lugar com belos animais e paisagens, pena que está tão mal cuidado.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. OI MOnique, é muito triste ver o zoo em condições precárias. Legal incentivar a visitação.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  11. Recently, I have started to read a lot of unique articles on different sites, and I am enjoying that a lot. Although, I must tell you that I still like the articles here a lot. They are also unique in their own way 경마

    ResponderExcluir
  12. Wonderful post! We will be linking to this great article on our site. I’m definitely delighted I found it and I’ll be bookmarking and checking back often! 사설토토

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter