Biblioteca sobre Rodas - David Whitehouse

07 fevereiro 2020

Biblioteca sobre Rodas - David Whitehouse

Quando os personagens são sozinhos no mundo e ninguém os compreende... É nesse momento que eles encontram pessoas iguais a eles para formar uma grande amizade. É assim que vamos ver se formar o grupo de pessoas deste livro. Conheça Biblioteca sobre Rodas de David Whitehouse, publicado pela Editora Rocco.

Sinopse do Livro:

Do premiado autor David Whitehouse, a aventura tragicômica de um adolescente em apuros que decide escapar de sua pequena cidade no interior da Inglaterra a bordo de uma biblioteca sobre rodas roubada.Bobby Nusku, de 12 anos, é um arquivista de sua mãe. Ele passa as noites catalogando minuciosamente seus cabelos, roupas e outros vestígios da vida que ela deixou para trás, na esperança de que um dia ela volte para casa, enquanto enfrenta o alcoolismo do pai e a indiferença da madrasta. Durante o dia, Bobby e seu melhor amigo Sunny criam planos mirabolantes para enfrentar o bullying que sofrem na escola e a violência em seus lares – incluindo a transformação de Sunny, membro por membro, em um ciborgue. Mas quando Sunny se fere em um acidente, Bobby é forçado a enfrentar o mundo sozinho.É quando Bobby conhece Rosa, uma menina cuja deficiência a torna um alvo ainda mais fácil dos valentões. No dia em que Bobby conhece a mãe de Rosa, a solitária Val, a conexão entre os três é imediata, e eles passam um verão mágico juntos, em meio a leituras de Roald Dahl, Antoine de Saint-Exupéry e inúmeros outros autores que ocupam as prateleiras da biblioteca móvel onde Val trabalha como faxineira.Mas quando o verão chega ao fim, Bobby se vê em apuros em casa e Val corre o risco de perder o emprego. Para os três, a solução parece simples: abandonar tudo e fugir a bordo da biblioteca móvel, em uma viagem repleta de livros e aventuras inusitadas pelas estradas da Inglaterra.Ao mesmo tempo cômico, provocador e repleto de emoção, Biblioteca sobre rodas é uma fábula sobre o intrínseco desejo humano de ser amado e compreendido – uma carta de amor para famílias improváveis e as histórias que nos moldam.

Biblioteca sobre Rodas - David Whitehouse
"-Em cada livro há uma dica sobre a vida - explicou Val. -É assim que as pessoas são ligadas. Você lhes dá vida quando lê; assim, as coisas que acontecem neles acontecerão com você."

Sabe aqueles livros onde parece que você está em um turbilhão de emoções de tantas coisas que acontecem? Esse é um deles. Aqui vamos conhecer muitos personagens marcantes, onde as amizades construídas serão infinitamente maiores que os laços de sangue.

A história começa pelo final. Em meio a uma perseguição. Agitação total. Mas confesso que me deixou confusa, até eu pegar o ritmo. Logo no segundo capítulo já voltamos ao passado, e vamos descobrir o que aconteceu na história para ocasionar essa perseguição com direito a polícia e tudo.

Nessa história vamos conhecer Bobby, um menino que de cara a gente sente que sofre muito, tanto por causa de sua família - seu pai que bebe, a madrasta que não dá bola para ele e a mãe que foi embora - quanto na escola com o bullying. Ele chega a apanhar de outras crianças, tudo porque ele fala diferente e é mais reservado no seu próprio estilo.

Seu único amigo é Sunny, mas ele também vai embora cedo da vida do menino. Um certo dia Bobby conhece Rosa. Uma garota com um jeito diferente de agir e falar, mas que acaba atraindo a atenção de Bobby. Com essa aproximação, o garoto acaba conhecendo Val, a mãe da Rosa, que trabalha em uma biblioteca itinerante dentro de um antigo ônibus escolar. O amor pelos livros são o ponto em comum dos três e o que faz com que criem uma amizade.

Biblioteca sobre Rodas - David Whitehouse

Quando Val fica sabendo que pode ser demitida, e que não poderão mais estar presentes na Biblioteca, tudo muda. Bobby também está em apuros com o pai em casa. Então, Val decide fugir com as duas crianças, na biblioteca móvel, sem um grande destino em mente, só as estradas da Inglaterra para indicarem o caminho.

Nessa viagem, eles acabam dando de cara com Joe, um homem que está foragido da polícia, mas que jura não ser um criminoso, e sim uma vítima de um mal entendido. E também aparece Bart, um simpático cachorro. Os cinco irão mudar suas vidas nessa grande viagem que seguirão juntos.

Em Biblioteca sobre Rodas os valores mais singelos sobre amizade, família, amadurecimento e amor são mostrados ao leitor com uma sutileza de aquecer o coração. Uma história sobre confiança, orgulho, segurança, ternura, promessas. É sobre ter esperança em momentos de desespero. É um amontoado de emoções.

Sobre o autor:

David Whitehouse nasceu em 1981, na Inglaterra. Escreveu artigos para Time Out, Esquire, entre outros. Em 2010, recebeu o prêmio inaugural Tell Hell, na feira do livro de Londres, antes mesmo da publicação de Cama.


Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!


14 comentários

  1. Oi Monique, tudo bem?
    Não senti que seja meu tipo de leitura, mas enquanto lia a resenha fiquei curiosa para conhecer esses fugitivos aventureiros. Só precisaria me preparar psicologicamente para acompanhar o sofrimento de Bobby, mas toparia a leitura.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
  2. Eu amei tanto a capa desse livro. Parece ser o tipo de leitura completamente fora do meu estilo literário mas eu acho que é algo que eu adoraria ler. Não só por ter a literatura como parte importante do enredo mas também para saber mais sobre essas cinco vidas que se conectaram de forma repentina.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique como vai? Me parece um livro encantador não é mesmo! Não li e fiquei interessado por lê-lo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não se deve julgar a capa de um livro xD, mas eu adoro a capa deste livro :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
  5. Que amorzinho!!! Não conhecia o livro ainda!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique. Tudo bem?
    Uma história de amizade mais forte que laços de sangue regada por livros. Parece que tem bastante sentimento em conflitos nessa leitura e muito aprendizado para evolução desses personagens. Fiquei muito curiosa para conhecer.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  7. Que história mais fofa! Super amei a sua resenha.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Monique

    Já tive algumas experiências com livros que começam pelo final. Acho muito interessante este artifício.
    Que bom que foi uma leitura tão emocionante para você.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Parece um livro bem legal de ler né Monique? Gostei da sinopse. Achei o design do livro lindo também ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro super gostoso de ler.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  11. Olá, Monique.
    Minhas experiencias com livros que começam no final não foram tão boas até o momento. Mas a história me pareceu ser tocante e já anotei o nome aqui na minha lista e assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi
    eu não conhecia esse livro, a capa é linda e parece ser uma boa história, achei interessante da história começar do final, mais bate um pouco de medo quando começa assim.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. ah gostei mt de conhecer esse livro ainda mais por tratar desses temas tão importantes como amadurecimento, amor, amizade; parece sim uma boa leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Olá , que história triste e linda ao mesmo tempo, bacana é o título, "biblioteca sobre rodas" , criativo interessante e genial.
    Adorei sua página,

    Bjss

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter