Estúdios de Harry Potter - Warner Bros. - Londres

16 novembro 2019


Apesar de ter visitado os estúdios da Warner Bros. em Los Angeles, na Califórnia, e lá encontrar muito de Harry Potter (alguns figurinos e objetos), eu sabia que a casa desse bruxinho não era nos EUA. Sim, muito da cidade de Londres foi usada para as filmagens. E por isso mesmo, na época a Warner Bros. decidiu fazer um estúdio na própria cidade (na verdade, em uma cidadezinha vizinha a Londres - 32km), para tornar a rotina de gravações mais fácil, principalmente para as crianças, que também frequentavam a escola.

E mesmo após as filmagens terem acabado, a magia ainda está 100% no local. A Warner acabou criando um tour nos estúdios, para os fãs sentirem toda aquela emoção de pisar no mesmo local que por dez anos foi a casa do Harry Potter.

Esse tour incrível apresenta para os visitantes, os cenários, figurinos, milhares de objetos, além de toda inteligência de cinema usada para dar vida a um mundo mágico. E falando nisso, aqui já vai a primeira dica para quem está planejando a visita: compre seus ingressos antecipados pela internet. São milhares de pessoas que visitam todos os dias, principalmente estudantes de escolas da região, então não dá para arriscar ficar sem ingresso.

Outra super dica que aprovamos: compre o acesso ao audioguia. Você vai gastar um pouco mais, mas enriquece em mil por cento o seu tour. Tudo porque o audioguia fala detalhes dos cenários, curiosidades, como foram feitas algumas coisas. Nós adoramos a experiência, e eles ainda tem a opção em português!


Depois que a gente fez esse tour com o audioguia, nós percebemos o quanto do cinema não conhecemos e não valorizamos. Quanto trabalho dá, muitas vezes, fazer cenas de apenas alguns segundos. Só enxergamos atores e figurinos, mas existe uma equipe grandiosa por trás de tudo. Só para ter uma ideia, em cada filme eles construíram do zero, mais ou menos, 30 cenários diferentes, e esses eram desenhados primeiramente, depois era feita uma maquete para decidir todos os detalhes, para depois construir o cenário em si.

Como chegar nos estúdios de Harry Potter

Os estúdios ficam na cidade de Leavesden, e você pode alugar um carro para ir, mas acredito que a maneira mais fácil - e como a gente foi - é ir com o transporte público mesmo. Basta você ir até a estação de metrô Euston. Lá, pegar o trem West Midland até a estação Watford Junction. Nesta estação terá o ônibus direto para os estúdios. O ônibus é todo embandeirado de Harry Potter, impossível errar. Para volta é só usar o percurso inverso.

Lembre-se de sair cedo. Todo esse percurso leva em média uma hora, mas é bom sair antes. Sem contar que os tickets são comprados com horário, então, planeje chegar a estação Watford Junction com meia hora de antecedência. Não dá para arriscar não é mesmo?!

O que você vai encontrar no passeio

O passeio começa ainda antes do tour. No hall de entrada você encontra duas cafeterias, com uma temática que é tão linda que não dá vontade de sair dali. Você também dá de cara com o dragão, que com certeza é a presença principal nas fotos da entrada.


Após uma apresentação de boas vindas, em vídeo, muito divertida, você entra em um dos mais surpreendentes cenários, e lugar icônico dos filmes: O Grande Salão (Sala Comunal). O espetacular Salão Principal inclui os trajes dos estudantes de cada casa de Hogwarts, além de duas grandes mesas que são preparadas para o jantar; no topo da sala está a mesa dos professores, onde estavam os professores de Hogwarts.

O Salão também contém alguns objetos criados à mão para a série de filmes, como o púlpito do professor Dumbledore e o House Points Counter - Esse que foi um dos objetos mais caros feito para os filmes, e que talvez você nunca viu, isso porque ele só aparecia em segundo plano.

Após, você entrará em uma grande área de corredores. São tantas coisas neste espaço que fica impossível conseguir ver todos os detalhes. Desde a parte de maquiagem com técnicas, perucas, etc, passando por figurinos, uma parte que mostra as varinhas, o dormitório dos meninos, o escritório do Dumbledore que é incrível, sala utilizada por alunos da Grifinória, a sala de poções, uma parte dedicada a efeitos especiais e até um espaço para fazer fotos voando na vassoura.

Nesta parte você também seguirá para a sala de jantar dos Weasley, e toda a tecnologia que era utilizada para os objetos se mexerem. E também encontrará a incrível cena da reunião dos comensais da morte na mansão dos Malfoy, onde Voldemort alimenta a cobra Najini.

Você passará pela Floresta Proibida e o covil de Aragog, direto para dentro da Plataforma 9¾. Aqui você também verá o incrível Expresso de Hogwarts, e se quiser enfrentar a pequena fila, pode até ver algumas partes dentro dele.


Quando chegamos nesta parte, achei que já estaríamos no final. Engano meu. Ainda tinha muita coisa para visitar. Em uma área externa você vai encontrar a casa dos Dursley, peças de Xadrez em tamanho real, o noitibus e também a grande ponte.

Aí, entramos novamente em uma outra parte interna que irá nos mostrar os incríveis efeitos visuais que eram feitos nos filmes, ou seja, tudo aquilo que foi criado de verdade, seja com máscaras, maquiagem ou animais que são robôs.

Depois, vamos passar pelo lindo Beco Diagonal. São tantos detalhes que é impossível passar rápido pelo local. É claro que a joia da coroa fica no final. Após passar por várias maquetes construídas para diversos cenários, você dá de cara com o modelo incrivelmente detalhado do castelo de Hogwarts.


Construído para o primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, todos os pátios e torres, foram filmados e aprimorados com efeitos digitais para criar vistas incrivelmente realistas da escola de magia. Uma equipe de 86 artistas e membros da equipe construiu a primeira versão do castelo de Hogwarts para Harry Potter e a Pedra Filosofal. Para fazer Hogwarts parecer ainda mais realista, os artistas reconstruíram versões em miniatura dos pátios do Castelo de Alnwick e da Catedral de Durham, onde foram filmadas cenas de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Os fabricantes instalaram mais de 2.500 luzes de fibra óptica, que simulam lanternas e tochas e até deram a ilusão de que os alunos passavam pelos corredores. Os artistas também usavam cascalho real para trabalhos de pedra e plantas reais para paisagismo e árvores. O trabalho no modelo foi tão extenso que, se alguém adicionasse todas as horas trabalhadas na construção e reformulação do modelo, chegaria a mais de 74 anos.


Por fim, você chega a uma loja com produtinhos da série para comprar. Uma perdição para os olhos e para os bolsos, então passei rapidão e de olhos fechados, hehehe. Passeio inesquecível não? E como vocês devem ter percebido, o passeio é longo, então reserve um dia inteiro para fazer ele, e use calçados adequados para várias horas de caminhada.

Algumas Curiosidades

Mais de 950 frascos de poção cobrem as paredes da sala de poções, cada um com adereços exclusivos mantidos dentro deles, incluindo ossos de animais assados ​​de um açougue local, folhas secas, ervas e cabeças encolhidas feitas pelo departamento de adereços. Cada frasco possui uma etiqueta feita à mão.

Cerca de 800 frascos e etiquetas de memória foram criados para o gabinete de memórias de Dumbledore, que pode ser encontrado no escritório do professor. Cada etiqueta foi projetada à mão pelo Departamento de Gráficos antes de ser enviada à equipe de Props que colocaria a etiqueta em cada frasco. Algumas das memórias vistas no gabinete apresentam nomes de personagens conhecidos, como Argus Filch e Professor McGonagall.

Para criar a cena dentro do Gringotts Bank em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, 140 maquiadores de toda a Europa foram necessários para transformar 60 atores em duendes em apenas quatro horas. As próteses dos duendes também não puderam ser reutilizadas após serem removidas no final das filmagens do dia e, portanto, múltiplos de cada cabeça de duende foram criados para cada dia do cronograma de filmagem (imagine o trabalhão e o dinheirão que não gastaram!).


O cenário do Beco Diagonal mudou constantemente ao longo da série de filmes. Desde a sua construção, as paredes mudaram, as fachadas das lojas mudaram e os edifícios inteiros foram cuidadosamente ajustados, inclinando-se um pouco, para criar a rua que é vista nos filmes. Muitas peças de cenário do Beco Diagonal também foram reformadas para uso na vila de Hogsmeade para Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Vale a pena?

Acredito que mesmo para quem não seja super fã da série, vale muito a pena a visita. Principalmente para quem gosta de conhecer essa parte cinematográfica que acontece por trás das câmeras, é um passeio enriquecedor. Eu adorei e depois desse tour comecei a valorizar ainda mais todas essas pessoas que fazem a magia do cinema acontecer.

Confira o passeio em vídeo

33 comentários

  1. Oi, Monique como vai? Que espetáculo de cenário não é mesmo! As fotos ficaram belíssimas, que lugar mágico. Este local é magia pura, adorei. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hey Monique! Tudo bem?
    Eu adoraria conhecer os estúdios de Harry Potter, pelas fotos parece que o passeio foi perfeito!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique, tudo bem?
    Nossa, eu sou fã de Harry Potter desde que vi a Câmara Secreta em VHS pela primeira vez. Queria muito ter grana para conhecer esses parques. Fiquei vendo seu post e imaginando cada foto iria querer tirar lá. É tudo perfeito demais!

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  4. Que sonho, imagino o quanto deve ser incrível, surreal, fazer este passeio
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique,

    Sou muito fã de Harry Potter, acho que ficaria encantada e apaixonada por esse lugar.
    É uma viagem dos sonhos literalmente!

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não sou muito fã de Harry Potter, mas adorei o estúdio, amo bastidores de filmes, já que quero fazer cinema, amei o post e mandando para todos meus amigos potherheads
    Beijos
    www.opsquerida.com.br/
    instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  7. Que incrível!!
    Eu não sou fã de Harry Potter mas adoro saber como tudo acontece por trás das câmera, até por isso faço curso de áudio e vídeo, então eu ia amar essa experiência.
    Eu que não sou fã já achei demais, imagina pra quem é fã? Um sonho mesmo!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Para quem gosta de Harry Potter deve ser surreal ir em um lugar assim! Fiquei apaixonada por cada detalhe! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Mo, tudo bem?
    Cheguei a me emocionar vendo essas fotos! Esse lugar é um dos meus sonhos de viagem, não vejo a hora de realizar. ♥ Amei o post!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oii Mo, como vai?

    Eu sou fascinada por cenários e por conhecer mais esse detrás das câmeras das superproduções, acredito que iria adorar visitar um lugar assim. As fotos estão incriveis.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Monique.
    Isso não é um passeio, é um sonho do qual quem entra nunca mais quer sair hehe. Minha amiga foi no ano passado e comprou o ingresso pela internet. Eu não me canso de ouvir ela falar sobre e olhar as fotos hehe. Amei a postagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. nossa isso sim é um passeio INCRIVEL! acho que a maioria de nós leitores gostamos mt de HP e realmente seria um sonho conhecer esse lugar!!! to babando nas suas fotos do estúdio

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Não sou fã do HP mas acho bacana a dica para quem gosta do bruxinho.
    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  14. Oi, Monique!
    Que passeio incrível, hem?! Os cenários são espetaculares, deve ter sido uma experiência única.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  15. Que sonho! Ainda irei conhecer.
    Beijinhos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Monique! Que lindo, acho que nunca mais iria querer sair kkkkkkkkk adorei, vc fez uma postagem super completa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Olá Monique!

    Que lugar maravilhoso, amei todas as fotografias. Adorei conhecer seu blog e já estou te seguindo <3

    Beijos,

    https://teattimee.blogspot.com/2019/11/resenha-2-um-menino-em-um-milhao-monica.html

    ResponderExcluir
  18. eu queria ter ido! mas não conseguimos ingressos!
    na próxima eu vou! hahaha

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Site Dicas de Beleza

    ResponderExcluir
  20. Oi Monique, tudo bem?
    Meeeu Deeeus, que sonhooo! Sou mega fã de HP, iria amar estar nesse lugar!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  21. Oi, Monique

    Tá aí um passeio que eu adoraria fazer! Deve ser super nostalgico, espero poder conhecer um dia!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Aí que sonho conhecer esse lugar!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  23. QUE PERFEIÇÃO! Eu preciso mostrar esse post pra minha amiga que é super fã ♥

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  24. MEU DEUS! Não tô bem! Comecei a reler Harry Potter ontem e sempre fui fissurada pelas incríveis metáforas da trama. Surtei com cada detalhe descrito do local e com cada clique. Que experiência! Já quero deixar o destino na lista de viagens pra ontem! Amei demais.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Monique!

    Nem sou 100% fã de Harry Potter, super curto, mas não sou viciada, e já fiquei babando aqui nas fotos, super desejando conseguir ir um dia também! Deve ser um sonho ir lá!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. As fotos ficaram lindas, deve ter sido incrível! ♥



    https://estacaolilas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Monique.
    Não sou uma grande fã do Harry Potter,na verdade confesso que li apenas o primeiro livro da série .Até gostei e falei que aí continuar,mas ficou nisso mesmo haha.
    Amei as fotos , esse passeio parece ter sido incrível.

    Beijão

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  28. Um sonho esse lugar, essas fotos são a perfeição, nem saberia como reagir se eu entrasse nesse lugar.
    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  29. Oi Monique, que sonho conhecer os estúdios do Harry Potter em Londres. Lendo o seu post eu só fiquei com mais vontade de voltar a Londres.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  30. Que lugar mágico! Iria amar ir para Londres e conhecer pessoalmente. Obrigada por compartilhar essa experiência em vídeo também! :)

    ResponderExcluir
  31. Que incrível esse post, bem detalhado. Deve ser um prato cheio para os amantes da história.
    Bom fim de semana!

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  32. Uau Monique, que sonho!!! Mágico né!
    Eu visitei em Los Angeles e amei, este parece ser muito maior! Quero!!

    Me diga uma coisa, na sua foto no trem, é seu celular no pescoço?

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter