A Marca da Vitória para Jovens Empreendedores - Phil Knight

25 outubro 2019

A Marca da Vitória para Jovens Empreendedores - Phil Knight

Conheça a história do fundador da Nike. A trajetória de alguém que teve uma ideia de algo que gostava, e acabou virando essa marca que todos conhecemos hoje. Best-seller do The New York Times feita especialmente para jovens empreendedores e publicada pela Editora Universo dos Livros.

Sinopse do Livro:

“Apenas siga em frente. Não pare. Nem pense em parar até chegar lá, e não pense muito onde fica esse ‘lá’. O que quer que aconteça, apenas não pare.” – phil knight seguindo esse conselho precioso que deu a si mesmo, phil knight se transformou de um jovem em dúvida sobre seu futuro – mas com uma ideia genial – em criador de uma das marcas mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo: a nike. Nesta edição do best-seller do the new york times feita especialmente para jovens empreendedores, ele conta sua trajetória, detalhando sua vida antes da criação da empresa – os anos vitoriosos como atleta na faculdade, as dúvidas sobre qual caminho profissional seguir e a viagem ao redor do mundo que fez antes de colocar a ideia em prática – e o processo de criação em si, com detalhes sobre os percalços do caminho, a escolha do nome e a criação do icônico logotipo. Repleto de sabedoria, verdade e humor, esta é uma história inspiradora de determinação e quebra de paradigmas sobre um jovem que queria deixar sua marca no mundo, e conseguiu.

A Marca da Vitória para Jovens Empreendedores - Phil Knight

Eu gosto muito de ler biografias. Isso porque elas são escritas com base em uma história de sucesso real, verdadeira. Mesmo que alguns fatos sejam contados com base em algum viés, ou que “a história não seja bem assim”, elas trazem como pano de fundo acontecimentos que fazem com que o leitor sempre aprenda algo.

A marca da vitória para jovens empreendedores é a autobiografia do fundador da Nike, Phil Knight. E a história de Phill é especialmente inspiradora pois ele não é um daqueles empreendedores natos, com qualidades fora da curva. Não. Phill Knight começa sua jornada como um jovem qualquer, que a princípio nem tem uma ideia tão clara do que quer para seu futuro.

Phill era um jovem que gostava de correr. Corria quilômetros todos os dias e participava de competições de corrida. Na faculdade havia, inclusive, feito trabalhos acadêmicos sobre tênis, onde se convenceu da qualidade dos tênis japoneses. E quando saiu da faculdade – ainda sem saber exatamente o que fazer – resolveu pedir dinheiro para seus pais para iniciar uma volta ao mundo.

Nesse período trabalhou como vendedor em algumas empresas, mas foi no tênis que se descobriu: “Então porque vender tênis era tão diferente? Porque, percebi, que eu não estava vendendo. Eu acreditava na corrida”. Essa talvez seja a primeira lição que o livro oferece aos jovens (ou nem tão jovens assim) empreendedores: quando você acredita de fato no produto que está vendendo, as pessoas compram.

O livro dá ao leitor um ótimo panorama sobre a fundação da Nike. Desde os primeiros acordos comerciais com os japoneses, e a criação da primeira loja, até o IPO na bolsa de valores de New York. Ele conta os problemas nas relações com parceiros de negócios com riqueza em detalhes. A história é muito bem escrita e a leitura faz você refletir sobre a sua postura nos negócios. Com certeza você vai aprender muito, lendo esse livro.

Sobre o autor:

PHIL KNIGHT é o fundador da Nike, Inc., uma das marcas mais bem-sucedidas do mundo. Ele atuou como CEO da empresa de 1964 a 2004 e atualmente é seu presidente emérito. Também é proprietário da produtora de filmes cinematográficos Laika e frequentemente aparece na lista da Forbes de pessoas mais ricas do mundo. Famoso por sua filantropia, já doou centenas de milhões de dólares às instituições onde estudou. Ele vive em Óregon com sua esposa, Penny.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

22 comentários

  1. Gosto bastante de biografias, acho que iria curtir essa, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monique! Que legal essa obra, essa aí não li, mas deve ser interessante. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique.
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante dele. Sempre tive vontade de empreender e ver o crescimento de alguém que começou por baixo é bem legal.
    Fiquei interessada.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Oie Monique
    Recentemente eu descobri que gosto bastante de auto-biografias.Essa parece ser bem interessante.Vou anotar a dica.

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e achei bem interessante. Gosto de ler biografias, é um tipo de livro que não me chamava atenção até eu ler o primeiro
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  7. Oi, Monique

    Ao contrário de você, não curto biografias. Aliás, não curto não ficcção. Mas para quem gosta de motivação é uma boa pedida.

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pela indicação.
    Eu adoro livros desse gênero, tenho vários.
    Até salvei no meu favorito pra comprar depois. <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  9. Por mais que seja formada em adm, não é uma história que prenda minha atenção no dia a dia. Infelizmente.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. mt bacana sua indicação, to querendo ler mais livros de empreendedorismo e histórias de marcas de sucesso, com certeza me interessei por essa biografia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Achei muito legal este livro e já vou colocar na lista de compras. Acho muito legal ver como as coisas iniciaram e é sempre bom ler uma biografia. Adorei.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Amo livros assim! Já quero ler também.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Monique!
    Interessante o livro, mas infelizmente não faz meu tipo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Oi
    não sou muito de ler bibliografia mas algumas chamam minha atenção e foi o que aconteceu com essa por falar um pouco de uma grande marca, como futura administradora seria interessante ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Monique não ria de mim, mas eu detesto a Nike, mas isso é por conta de alguns atletas que eles patrocinam rsrsrs mas enfim, com certeza é uma história de vida incrível!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca iria imaginar que tudo surgiu através de um hobby que era correr.
    Não sou tão fã de biografias, acho que a última que li foi a do Ozzy mas admito que gostei muito.
    É bacana também saber que o livro passa toda essa mensagem sobre acreditar no seu produto, ter confiança nele para assim conquistar o consumidor.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  17. Eu nem sabia da existência desse livro!! Fico super curiosa sobre essas grandes marcas e um livro sobre quem está por trás disso deve render muita coisa bacana que pouca gente conhece, e é sempre bom lermos algo assim.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  18. Confesso que eu não gosto muito de livros com essa temática, na real eu nem sabia e nunca tinha pensado em quem criou a Nike... Achei interessante!
    E ótimo pra quem quer ter seu próprio negócio.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Confesso que nunca li um livro assim, mas fiquei intrigada para conhecer a história do criador da Nike! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter