J.R.R. Tolkien O Senhor da Fantasia - Michael White

13 março 2019

J.R.R. Tolkien O Senhor da Fantasia - Michael White

O grande autor da fantasia que todos adoramos, seja pelos livros ou recentemente pelos filmes: O Hobbit e Senhor dos Anéis, ganha uma biografia com uma edição linda e impecável publicada pela Darkside Books. Uma biografia completa que você precisa conhecer!

Sinopse do Livro:

“Tolkien é meu mestre” – George R. R. Martin. Edição comemorativa dos 125 anos de nascimento do autor Para comemorar os 125 anos de nascimento de Tolkien, a DarkSide Books publica esta edição comemorativa de J.R.R. Tolkien, o Senhor da Fantasia, com nova capa e um mapa pôster exclusivo da Terra Média. A biografia reconta a vida do autor de clássicos como a trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e considerado um dos maiores autores de fantasia de todos os tempos, que em breve vai ganhar uma adaptação para o cinema. A obra de Michael White acompanha a vida e a trajetória do escritor, começando por sua infância na África do Sul, seguida do retorno da família para a Inglaterra, onde os Tolkien estabeleceram-se em Birmingham, cidade que passava por uma rápida industrialização nos anos 1890, mas ainda era cercada por uma paisagem de tirar o fôlego. Este cenário que reunia e mesclava o coração industrial do Império britânico próximo a bosques e montanhas idílicas e selvagens foi determinante para as ideias e a escrita de Tolkien. Já é clássico o momento inspirador quando era professor em Oxford e um dia, corrigindo exames, ao se deparar com uma página em branco que um aluno havia deixado no caderno de exercícios, Tolkien escreve de repente: “Em uma toca no chão vivia um Hobbit”. Bem à sua maneira, ele fica intrigado com aquilo e decide descobrir mais a respeito dos hobbits. Escrito para os seus filhos, O Hobbit tornou-se um sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de exemplares mundo afora desde então e estabeleceu-se como “um dos livros mais influentes de nossa geração”. Influência e paixão que só aumentaram com as adaptações para o cinema da trilogia de O Senhor dos Anéis, por Peter Jackson, e que voltam a atrair a atenção de todos novamente com o começo da nova trilogia de O Hobbit.

J.R.R. Tolkien O Senhor da Fantasia - Michael White

O livro é dividido em capítulos que percorrem a vida de Tolkien desde quando ele era criança, até seu percurso e dificuldades para escrever e sua vida após a publicação dos livros. Já no primeiro capítulo descobrimos o quanto a mãe dele foi uma guerreira. Com dois filhos pequenos, ela perdeu o marido quando Tolkien era ainda uma criança de quatro anos e seu irmão menor ainda. Ela acabou morrendo de diabete aos 34 anos, quando os meninos ainda tinham menos de 12 anos.

Enfrentando muitos obstáculos como professor e também participando da guerra, vamos percorrer todas as épocas da vida do autor do Senhor dos Anéis. É até difícil de falar de algumas partes porque o livro é rico em detalhes. Mas vamos ver sua vida de casado, onde ele ficou por muitas vezes afastado por causa de afazeres e também da guerra. Da perda dos amigos, o clube de leitura e na sua grande paixão por línguas, o que influenciou o começo da escrita dos livros.

J.R.R. Tolkien O Senhor da Fantasia - Michael White

Também vamos ver toda a sua luta para a publicação de suas histórias. As muitas vezes que ele foi rejeitado. E também a mania de perfeição que fizeram Tolkien atrasar muito algumas publicações e sequências de suas histórias. Vamos ver o quanto ele vivia e acreditava em suas histórias, a sua amizade com C. S. Lewis, o autor de Nárnia, que também estava escrevendo seu livro na época. Curiosidade: quando Tolkien leu, disse para o amigo que a história não faria sucesso (hehehe).

As primeiras publicações de O Hobbit, o casamento, as amizades do clube do livro, a paixão pela escrita, a guerra. Isso e muito mais você encontrará nesta obra. Se você gosta de uma boa biografia, uma história de luta e superação, eu super indico a leitura. Vale a pena conhecer mais sobre o pai dos Hobbits.

Sobre o autor:

Michael White é autor de 20 livros e ex-editor de ciência da revista britânica GQ e colunista do Sunday Express em Londres. Seus livros incluem a premiada biografia Isaac Newton: Último Feiticeiro (Record, 2000) e os best-sellers internacionais Stephen Hawking: Uma Vida para a Ciência (Record, 2005) e Leonardo: O Primeiro Cientista (Record, 2000), além de biografias sobre CS Lewis, Maquiavel, Galileu e Giordano Bruno.

15 comentários

  1. Nossa que post surpreendente em, adorei seu post muito interessam, na verdade estou adorando navegar em seu site, pois aqui encontro vários artigos interessantes de se ler como este.
    Super Cap
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do J.R.R. Tolkien, mas essa biografia parece estar bem interessante.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li as obras do Tolkien, embora tenha visto algumas adaptações para o cinema.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique, tudo bem?
    Não sou fã de biografias mas, tratando-se de Tolkien, eu leria! Admiro demais o trabalho e a criatividade desse autor incrível.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique, eu gosto muito da trilogia O senhor dos anéis e O Hobbit, eu leria facilmente essa biografia!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique!
    A edição desse livro é linda demais. Não sei se leria, mas compraria só pelo encapamento KKKKKK

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. De Tolkien nunca li nada, só vi mesmo O Senhor dos Anéis.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Essa edição está lindíssima! Quero pegar =D

    ResponderExcluir
  9. Adoro as obras dele! Então poder conhecê-lo um pouco mais através dessa biografia, deve ser muito interessante!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Que resenha mais linda <3
    Sempre ouço falar do Tolkien, ainda mais sobre sua amizade com C.S. Lewis, e claro que já ouvi falar de O senhor dos anéis, mas nunca nem vi o filme.
    Parece que a Netflix fez um filme sobre a vida dele.
    Não sei quase nada, mas depois de ler a resenha fiquei curiosa, como crianças menores de 12 anos viveriam sem os pais, deve ter sofrido bastante.
    Amei de mais a resenha Monique,

    Beijos, Jady
    Garota, Era uma vez

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter