Tudo Que Você Quiser que Eu Seja - Mindy Mejia

01 janeiro 2019

Tudo Que Você Quiser que Eu Seja - Mindy Mejia
"As pessoas acham que atuar é fazer de conta. Como se fosse uma grande brincadeira em que as pessoas vestem fantasias, simulam beijos ou ferimentos a faca e depois arquejam e morrem. Elas acham que se trata de um espetáculo. Não entendem que representar significa tornar-se outra pessoa, transformando seus pensamentos e necessidades até você já não se lembrar dos seus próprios."

Quando a paixão pelo teatro e por atuar acaba indo para a vida real, o que da sua vida é realmente verdade? Nossa protagonista é assim, mistura vida real com ficção e ficamos sem saber se as coisas são reais ou apenas atuação. Lançamento da Editora Rocco que irá lhe envolver. Amor, traição, amizades e aceitação. Confira a resenha!

Sinopse do Livro:

Hattie Hoffman tem 17 anos e está diante do painel de partidas do aeroporto de Mineápolis buscando um voo para Nova York. Mas alguma coisa não parece certa, e ela logo se dá conta de que precisa voltar para Pine Valley, a pequena comunidade rural onde nasceu e de onde tentou fugir em busca de um sonho. Poucos dias depois, Hattie é assassinada em um celeiro abandonado. A brutalidade do crime e os segredos da adolescente que começam a vir à tona sacodem os alicerces da pequena cidade. O xerife Del Goodman, amigo de longa data da família de Hattie, segue a pista de um comprometedor relacionamento online entre ela e Peter Lund, um professor de inglês que chegou à escola no ano de sua formatura. Além do principal suspeito, o namorado da jovem também parece genuinamente perturbado com sua morte, mas seria possível que sua paixão tenha se tornado uma obsessão? Ou a natureza impulsiva e ousada de Hattie simplesmente a colocou no lugar errado na hora errada, levando-a a uma morte violenta nas mãos de um estranho? Em um clima tenso e repleto de reviravoltas, Mindy Mejia reconstrói com maestria o último ano da vida de Hattie, uma adolescente tão cheia de vida quanto imprevisível, sob o ponto de vista de três personagens que, aos poucos, trarão à tona os segredos mais sombrios que uma cidade pequena seria capaz de abrigar. Tudo que você quiser que eu seja é um suspense que desafia o leitor a experimentar os limites entre inocência e culpa, identidade e engano.

Tudo Que Você Quiser que Eu Seja - Mindy Mejia
"Eu tinha passado a vida inteira representando papéis, sendo qualquer coisa que elas quisessem que eu fosse, concentrada em todos à minha volta, enquanto por dentro eu sempre tinha tido a sensação de estar sentada exatamente neste lugar: enroscada no meio de uma pradaria morta, infinita, sem nenhuma criatura neste mundo a me fazer companhia."

Terminei essa leitura, e depois de alguns dias ainda não sei quem é o certo, quem é o errado, qual personagem gostei ou não, se eu concordo com a protagonista ou não. Mas o que posso dizer é que, todas as hipóteses que eu tinha desde o começo da leitura eram erradas no final. 

Hattie é nossa protagonista, uma jovem de 17 anos que está quase se formando, filha perfeita, adora teatro e tem o sonho de sair da pequena cidade que vive para morar em Nova York. Muito perto da sua formatura vemos que o futuro traçado para ela não é esse. Já no segundo capítulo (e também na sinopse hehehe) descobrimos que Hattie foi brutalmente assassinada. Não há nenhuma prova no local do crime. E assim começa o mistério.

Os capítulos se intercalam entre momentos da própria Hattie um ano antes do assassinato, do xerife Del que está investigando o caso e Peter, que se mudou para a cidade no começo do ano, e é professor da menina. A medida que vão aparecendo pistas, vamos descobrindo o quanto nossa protagonista manipulava as pessoas e também se auto-manipulava.

A atuação de Hattie Hoffman acaba literalmente indo para a vida real e é tão intenso que causa essa confusão no leitor, de se questionar se o que ela está narrando realmente está acontecendo. E quanto mais vamos conhecendo ela, mais isso se intensifica. Peter têm seus próprios capítulos porque Hattie vai acabar se apaixonando pelo professor e esse será só o começo da problemática, afinal, professor e aluna é um romance que tem tudo para dar errado.

Tudo Que Você Quiser que Eu Seja - Mindy Mejia
"Todos os dias na escola eu me tornava o que meus professores e amigos queriam; depois ia direto para o trabalho ou para ensaios e me tornava o que eles queriam; em seguida, vinha para casa e precisava fazer o dever de casa e tentar descobrir o que meus pais queriam, ..., e a essa altura já eram dez da noite."

No final, mesmo com a revelação do culpado, a autora consegue fazer capítulos de questionamento sobre o que fazer a partir deste momento. Questões de moral que fazem o leitor pensar enquanto os personagens também pensam.

A leitura flui naturalmente e os capítulos intercalados ajudam nisso. O suspense que a autora cria é daqueles que te enganam em vários momentos, e isso é muito legal. A diagramação é boa e as páginas são amareladas.

Por fim eu gostei da leitura. Saiu da minha zona de conforto e foi uma experiência interessante. Com certeza, quem gosta de suspense e investigação criminal leve, vai gostar do livro da Mindy Mejia, sem contar que junto com a leitura podemos aprender muitas coisas sobre a criação de papéis em nossa vida para agradar as outras pessoas, e até que ponto podemos chegar com nossos atos.

"Todos os livros mudam o leitor sob algum aspecto, seja por sua perspectiva do mundo, seja por como o leitor se define em relação ao mundo".

Sobre a autora:

Mindy Mejia trabalha como consultora financeira e é escritora de ficção. Estreou na literatura em 2012 com Dragon Keeper. Seu segundo livro, Tudo que você quiser que eu seja, foi indicado como um dos melhores livros de suspense pelo The Wall Street Journal. Vive em Mineápolis com o marido e os filhos.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

23 comentários

  1. Olá Mo, tudo bem? =)

    Espero que tenha passado um final de ano excelente! Sua resenha me deixou super curiosa, porque adoro um mistério. Parecia que o livro era diferente, mas sua resenha me fez pensar e tudo que a protagonista faz para trazer a verdade no que ela faz e manipular assim tão bem as pessoas <3 Já deixei o livro anotadinho!

    Beijinhos :*

    http://www.4youbooksmania.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Monique.

    Feliz Ano Novo.

    Ao mesmo tempo que me ligo muito com histórias de suspense isso me cansa. Não li muitos livros com investigação. O único que lembro é o Lista Negra, que realmente gostei. Atuação sempre acaba me lembrando um mangá chamado Skip Beat que é muito bom.

    Fiquei interessada na história, principalmente por fazer o leitor refletir sobre o que leu.

    Abraços.

    R.W.

    newsfallenbooks.com

    ResponderExcluir
  3. ah que incrivel a resenha do livro e ta bem tentador compra no amazon pq o preço é bem em conta né. Eu nunca tinha ouvido falar. Mas adorei saber sobre. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monique! Tudo bom?
    Com essa capa eu não esperava uma premissa tão tensa e instigante dessas! Fiquei bem curiosa com o estilo narrativo; não tô muito na vibe desse tipo de thriller, mas talvez dê uma chance só pela vontade de saber as respostas!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique!
    Nunca ouvi falar da obra, confesso, mas a achei a mensagem linda e o romance parece fofo. Fiquei curioso.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Bem interessante esse livro cheio de mistério e suspense. É verdade na nossa vida temos de desempenhar várias personagens.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Feliz Ano Novo! Desejo que este seja um ano maravilhoso pra ti :)
    Amei a resenha do livro, ainda não conhecia. Vou colocar na minha lista de leituras para esse ano!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que interessante! Vou procurar pra ler! :)

    ResponderExcluir
  9. Olá, Monique.
    Quando olhei para essa capa nunca que ia imaginar uma história assim. E já quero ler. Adoro livros do gênero e tenho um fraco por personagens não confiáveis hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Hey Monique! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas curti a trama. Não sou fã de suspenses, mas as vezes pego um pra ler entre uma fantasia e outra, e esse já vou deixar anotado aqui.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog miiistoquente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi, Monique!
    Eu vi uma outra resenha desse livro, batendo a tecla nessa questão de moral dos personagens. De início, essa capa não me chama atenção, mas fiquei tentada em dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi
    pelo que li na resenha, não era o que esperava da história, mas achei a premissa bem interessante e fiquei bem curiosa com a leitura desse livro. que bom que curtiu, apesar de ser um tipo de leitura que não está acostumada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Monique

    Honestamente, não entendi essa capa, mas me interessei pelo livro.
    Jamais iria pensar que é um thriller, e como amo o gênero, se surgir a oportunidade, com certeza lerei.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, mas gostei!!
    Parece ser legal :)
    Ah, feliz ano novo Monique!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie! Feliz 2019, espero que o seu início de ano tenha sido incrível :)
    Já ouvi falar muito bem desse livro. Essa confusão que o livro nos proporciona me deixa meio angustiada, mas é algo bom para mim pelo menos haha com certeza irei colocar na minha lista de leitura, pelo que eu vi pela resenha o livro vale a pena.
    Beijos!
    www.our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Esse é o tipo de livro que se visse na livraria e lesse a sinopse, deixaria ele de lado, mas lendo sua resenha fiquei muito interessada, salvei o título na minha lista já!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Monique! Acho bacana tentar sair da zona de conforto, tb não é um tipo de livro que geralmente leio. Gostei da premissa e parece um bom suspense!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Olá Monique!!!
    Adorei demais sua resenha e fiquei super empolgada pra ler o livro! Adoro essa coisa se suspende, realmente me prende bastante :)
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  19. Oi Monique,
    Eu me surpreendi quando descobri a temática da obra em outra resenha, porque eu não esperava algo assim com essa capa. Porém, acho que leria sim.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. to querendo ler mais esse tipo de investigação, gostei de conhecer esse livro, parece uma leitura gostosa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  21. Uaaaaal!Que tiro! Já quero muuuuito. Vou adicionar na lista já. Adorei a resenha e a dica de leitura, adoro livros com suspense e que conseguem enganar.
    Muito bom. Hehe.
    Espero gostar também.
    Super beijo,
    Sâm
    Blog Escrituras da Alma

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter