Amoras - Emicida

05 dezembro 2018

Amoras - Emicida


Uma grata surpresa e uma tremenda alegria ter recebido esse livro da Companhia das Letrinhas. Os livros infantis têm tanto para ensinar não só para as crianças. E esse é um deles, que traz muita representatividade. Vocês precisam conhecer Amoras e presentear todas as crianças da sua vida! 

Sinopse do Livro:

Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

Amoras - Emicida

De forma fofa e em rimas, Emicida encanta os leitores, dos mais jovens até os adultos com um livro que tem tantas mensagens intrínsecas em poucas palavras, que brilha os olhos. Falando de simples amoras para uma criança, ele consegue colocar empoderamento e mostrar o valor de pessoas negras na sociedade, com exemplo de quem já fez muita diferença no mundo. É representatividade em forma de livro.

Além disso, o autor consegue falar de Deus em todas as religiões, citando os orixás, muçulmanos, etc. Não sei se é comum, mas pelo menos para mim, foi a primeira vez que vi um livro infantil dedicado às crianças negras e homenageando toda essa nossa cultura, mostrando que elas são diferentes (na cor da pele), mas nem por isso são inferiores. Pelo contrário, já conquistaram e vêm conquistando muito! De maneira lúdica, o livro fala sobre as possibilidades de ser o que se é. Quem se é. E não ter vergonha disso.

Amoras - Emicida

Não tem como eu falar sobre a história em si, afinal, estaria falando tudo, pois são apenas 44 páginas de poucas frases. Mas, entre alguns personagens importantes citados, podemos ver Martin Luther King, Zumbi dos Palmares, etc. Não posso deixar de enfatizar também o pequeno glossário no final do livro, que com uma explicação bem simples para as crianças, ensina muito da cultura e de tudo que foi abordado no livro.

Esse presente incrível para as crianças também é maravilhoso em suas ilustrações divinas. Muito bem pensadas e super coloridas. Não tem como não fazer brilhar os olhinhos das crianças e dos adultos também. Com certeza é um livro que dá um basta para o preconceito. Um livro grandioso e que precisa estar em todas as escolas, e em todas as casas.

Amoras - Emicida

Sobre o autor:

Nasceu Leandro Roque de Oliveira, em uma casinha bem pobre na parte norte da cidade de São Paulo. Sua imaginação foi sua melhor amiga e o fez visitar mundos incríveis transformando-se em astronauta, desenhista, guerreiro, pirata, rei, pintor, samurai e muitas outras coisas. Tudo sem sair de casa. Foi brincando com sua imaginação e com as palavras que Emicida descobriu a habilidade que tinha de contar histórias através da poesia, e desde então não parou mais de fazer isso.
Durante muito tempo, ele acreditou que várias coisas eram impossíveis, mas hoje acredita no contrário e, através das histórias que conta, prova que tudo é possível.

Sobre o ilustrador:

Nasceu em 1988, em São Paulo. Desde cedo devora quadrinhos e assiste a filmes. Designer, trabalha em agência de propaganda e ilustra por obsessão.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

 

18 comentários

  1. Que fofura esse livro. Tem muito a ensinar mesmo.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha.muito linda a história sobre o livro. Fiquei curiosa pra ler tudo Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que livro incrível, lembro que lia muitos livrinhos na minha infância, esse parece ser lindo demais. Vou tentar encontrar para comprar!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique! Esse livro é tão fofo e traz ensinamentos tão importantes... acho maravilhoso que as editoras publiquem esses trabalhos voltado ao público infantojuvenil.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  5. nossa, achei demais conhecer esse livro infantil com a letra do emicida com uma ótima mensagem

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Que legal, bem fofinho
    Beijos,
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Monique.
    Adoro ver essas dicas porque tem uma filha de uma amiga que ama ler e adoro presentear ela. Eu acho que esses livros para crianças em sua maioria das vezes fala mais com os adultos do que com as crianças propriamente ditas hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que interessante esse livro. Quando o vi pela primeira vez achei tão fofo, mas não sabia que tinha tanta representatividade. Amei demais!
    Beijos

    our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?
    Gente, que incrível! Eu adoro o Emicida (conheci muito do trabalho dela via Marina Santa Helena) e não sabia que ele tinha lançado um livro. Muito bacana ser infantil e a questão da representatividade. Fiquei afim de comprar pra prestigiar. Massa MESMO <3

    Beijo,
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, amei demais! Como futura pedagoga, a importância de temas assim dentro da sala de aula são fundamentais. Já quero demais o livro!
    Nana Andrade ❤️

    ResponderExcluir
  11. Oláá Monique! Tudo bem?
    nossa, que coisa linda! quanto assunto importante eles trataram nesse livro, né.. acho ótimo e queria até ter crianças na família para poder presentear! Fico feliz de ver livros assim ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Monique,

    Parece ser um livro ótimo não só para o público infantil, mas para todos.
    Gostei muito das ilustrações da obra.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  13. Oi, Monique

    Aii que fofinho!!! Eu já consegui fazer meu sobrinho mais velho gostar de ler, agora o trabalho vai começar novamente com o de oito anos. Achei as ilustrações muito legais porque representa crianças negras e meu sobrinho, apesar de ter a pele mais clara, é filho de pai negro e quero que ele saiba a importância da representatividade desde muito novinho.
    Vou ver se compro pra ele porque realmente gostei!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Uauu que livro fofo! É muito importante discutir diferenças na escola desde a infância, né? Dica ótima, falei com a minha mãe para ela comprar porque ela é educadora infantil e adora essas novidades.

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  15. Oi Monique, adorei o post!
    Emicida é um puta homão e arrebenta em tudo o que faz, haha! E o livro é lindo demais mesmo! Até comprei para presentear as crianças da família no natal.

    Um abraço,

    Julia.
    campa-nario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter