Como se Encontrar na Escrita: O Caminho para Despertar a Escrita Afetuosa em Você - Ana Holanda

19 novembro 2018


Ana Holanda, nesse livro lindo e cheio de sentimentos, publicado pela Editora Rocco, irá nos apresentar e mais, ajudar a colocar em prática a Escrita Afetuosa. Este não é um manual. É algo muito maior e significativo. Confira um pouquinho da minha experiência com a leitura.

Sinopse do Livro:

"Um texto escrito de maneira visceral é capaz de transformar, mudar, aproximar, afetar. Na verdade, é o que para mim faz mais sentido. Caso contrário, vamos seguir escrevendo os mesmos textos de sempre, a partir do olhar e do ponto de vista de sempre. Vamos seguir fingindo que estamos conversando com o outro por meio das palavras quando, na verdade, não estamos interagindo com ninguém a não ser com a gente mesmo. É uma conversa solitária. Mas dá para mudar isso." Neste livro, Ana Holanda conduz o leitor numa jornada sobre a descoberta da Escrita Afetuosa. Longe de querer ditar regras ou se basear em truques, o objetivo aqui é fazer com que cada um encontre a própria voz, identifique a melhor forma de colocá-la no papel e, por fim, perca o medo de compartilhar o resultado.


Quando comecei a ler esse livro senti um desconforto, mas é normal. A Escrita Afetuosa causa isso na gente. E por isso mesmo eu não consegui ler o livro por inteiro de uma vez só. Ia mesclando com outras leituras. A Escrita Afetuosa é o texto que "atinge" o leitor de alguma forma. Marca a vida das pessoas. Não é simplesmente a escrita, mas sim, a escrita de pessoa para pessoa. É a escrita carregada de sentimentos e histórias.

Nesse livro, além de aprendermos na prática esse conceito da escrita afetuosa, a autora também deixa exercícios no final de cada capítulo para o leitor praticar a sua própria escrita. A escrita com texto mais humano, mais profundo e vivenciado pela pessoa que escreve, de coração para a pessoa que lê.

"As mentes brilhantes podem até oferecer soluções para um mundo tão bagunçado como o nosso. Mas é preciso algo mais: é necessário buscar um saber que nasce num lugar que não é a sala de aula, não é nos livros, nem nos títulos que a gente acumula com um orgulho volátil. O saber mais lindo é o da vida, da sua presença no mundo, da sua intensidade em tudo isso. E, principalmente, na crença de que aquilo que nasce no coração tem um valor enorme."

Com certeza qualquer leitor irá se transformar ao ler esse livro. Eu me transformei. A gente acaba vendo as coisas de outra maneira, diferente de como víamos antes. Vou deixar no final deste post o vídeo do TEDx São Paulo onde a Ana explica um pouquinho mais do que é a Escrita Afetuosa.

E só para finalizar, eu quero deixar claro que esse não é um manual com regras de como escrever melhor. Este é um livro que mostra como escrever de corpo e alma. E também não se engane em achar que esse livro é só para quem quer ser escritor ou trabalha com texto (jornal, revista, etc). Não! Esse livro é para todos. Todos que querem parar de desperdiçar palavras vazias e começar a escrever com o coração.

"... naquele dia eu descobri que a gente vive um livro e que as palavras carregam vida. E, desde então, eu passei a amar as palavras, evitando desperdiçá-las. Mais do que isso, percebi que tudo que a gente guarda na prateleira, na gaveta - sejam sonhos, ideias, textos, projetos - só serve para juntar pó. Entendi, a partir dali, que o texto é sempre uma conversa. E que para conversar é preciso presença: de quem fala e de quem escuta."


Sobre a autora:

Ana Holanda é jornalista, formada pela PUC-SP e criadora do projeto Minha mãe fazia no Facebook. Passou pelas principais redações de revistas do país, e desde 2011 é editora-chefe da revista Vida Simples. Assina também a coluna “Comida de Alma”, na revista Máxima. É embaixadora da Th e School Of Life no Brasil. Na filial da escola em São Paulo, dá aulas sobre Como se Encontrar na Escrita. Também viaja pelo país dando cursos, workshops e palestras sobre Escrita Afetiva e sobre as narrativas que nascem na cozinha.




Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

17 comentários

  1. Nossa quero esse livro!!!
    Eu gosto muito de escrever sobre sentimentos etc, apesar de não ter o costume de ler livros, gosto de ler textos e reflexões e tenho muita vontade de melhorar minha escrita.
    Muito interessante!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que livro incrível! Ainda não tinha ouvido falar sobre ele, mas sempre fico bastante interessada em livros que falam sobre escrita, especialmente os que trazem uma abordagem diferente ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro incrível e que eu gostaria de ler.
    Eu quero muito melhorar a minha escrita.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Hey Monique! Turupom?
    Não conhecia o livro, mas achei ele de um objetivo tão bonito, e uma fofura que só. Coloquei na minha lista.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique, tudo bem?

    Eu realmente achei que fosse mais voltado a escritores, mas ao ler sua resenha entendi que é uma boa leitura para todo mundo! parece bem bacana, gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, td bem??
    Que livro bacana Monique! Tb acho que ficaria um pouco incomodada no começo, mas gosto desse tipo de leitura que propõe tantas sensações!
    Já anotei aqui!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=lK1PtU1K7LE

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante essa dica de leitura.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da proposta do livro, é bem inspiradora. Adoraria ler se tiver oportunidade :D


    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Monique!

    Adorei esta dica! Fiquei com muita vontade de conhecer este livro de perto...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  10. Achei bem inspirador o livro, adorei a dica de leitura.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Monique.
    Apesar de acreditar que o livro deve ser incrível mesmo, eu particularmente não leria ele. Prefiro ler ficção e também apesar de amar ler, nunca tive vontade de escrever hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Monique, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  13. Oi Monique!
    Não conhecia esse conceito de "escrita afetuosa" mas fiquei muito instigada a procurar esse livro. Adorei a premissa e quero desenvolver a minha escrita afetuosa. Amei!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da premissa desse livro, e o mais legal é que ele é interativo, com espaço para que o leitor também possa escrever e praticar o que aprende.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  15. Adorei a proposta do livro e a resenha.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  16. Olá Monique, eu amo esse tipo de livro principalmente porque nos faz refletir. Quem é escritor sabe a insegurança que é, o medo de não estar bom o suficiente para ser exposto, o medo de não ter se expressado corretamente e esse livro parece ser ideal para mim.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter