Túneis - Livro 1 - Roderick Gordon e Brian Williams

22 outubro 2018

Túneis - Livro 1 - Roderick Gordon e Brian Williams

Esta história acontece um pouco abaixo do "mundo" que conhecemos, e irá te surpreender. Este é o primeiro livro da série infanto-juvenil Túneis publicado pela Editora Rocco em 2008 que você não vai querer largar. E o bom é que todos os seis livros da série já estão publicados pela editora aqui no Brasil, então nem precisa ficar esperando para devorar a história.

Sinopse do Livro:

Túneis é o primeiro livro da série que conta a história de Will Burrows, um garoto de 14 anos que vive uma aventura arqueológica nos subterrâneos de Londres. Bem-sucedida mistura de Indiana Jones com Viagem ao centro da Terra, “Túneis se filia à tradição das grandes ficções ambientadas no mundo subterrâneo – segmento explorado com maestria por nomes como Julio Verne e Edgar Rice Burroughs – com uma atmosfera de claustrofobia e crueldade toda própria”, segundo o jornal inglês The Guardian. O livro gira em torno do jovem Will Burrows, cuja única afinidade com o excêntrico pai é a paixão pela arqueologia. O menino passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos nos arredores do terreno de sua casa para realizar descobertas científicas e fugir da pressão da escola e da mesmice da família, enquanto o Dr. Burrows trabalha no Museu Highfield, “um repositório de pertences supérfluos que foram poupados do aterro sanitário da cidade”. Em meio a descobertas empolgantes e outras nem tanto em suas escavações, certo dia o Dr. Burrows desaparece misteriosamente por um túnel que Will não conhecia. O garoto então começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai, e descobre uma inacreditável sociedade dominada por um grupo cruel – os Styx – vivendo nos subterrâneos de Londres. Para salvar seu pai, e a própria pele, Will enfrentará muitos perigos contando apenas com a ajuda do amigo Chester, e pode dar início a uma verdadeira revolução que mudará para sempre a sua vida e a dos habitantes da Cidade Eterna, como é chamada a colônia subterrânea. Com uma trama repleta de enigmas e situações-limite, temperada pela fina ironia britânica, Túneis mistura arqueologia, história, mistério e aventura e conduz o leitor numa viagem envolvente e assustadora rumo às camadas mais profundas da cosmopolita capital inglesa. Afinal, você já parou para pensar no que existe embaixo dos seus pés? Não responda antes de conhecer Will Burrows e toda a magia de Túneis. Idade Mínima Recomendada: 11 Anos.

Túneis - Livro 1 - Roderick Gordon e Brian Williams

Will e seu pai (Dr. Burrows) são fascinados por túneis. Estão toda hora escavando novos lugares. Como Will sofre bullying na escola, ele decide se isolar, e por ser albino, o sol incomoda muito ele. Só aí já dá para ver porque ele gosta tanto de ficar embaixo da terra. Além disso, o Dr. Burrows trabalha em um museu, então qualquer objeto diferente que ele encontra, leva para lá para analisar.

"Sua paixão pelo que estava enterrado e ainda não revelado era uma coisa que eles não compartilhavam com mais ninguém, algo que unia pai e filho... Um vínculo entre eles."
Em meio a várias zoações na escola, Will encontra um amigo: Chester. Podemos dizer que a amizade surgiu pela identificação com os problemas de pele, pois Chester sofre por ter crises de eczema, mas como ele é um menino maior e mais forte, os outros garotos não mexem com ele. Isso faz com que Will também se "proteja" com essa amizade.

Na família de Will conhecemos a irmã Rebecca. Ela que deixa tudo organizado no lar dos Burrows, desde compras no mercado, roupas lavadas, até refeições. Isso tudo porque a mãe parece ser um "fantasma" (ou tem algum problema que eu ainda não consegui identificar no primeiro livro, apesar de ter algumas suposições). Ela é viciada em programas de TV e em poucos momentos ela aparece sem estar sentada na frente do aparelho, assistindo aos seus programas favoritos. Ela praticamente não interage com a família, e isso é o mais estranho.

Túneis - Livro 1 - Roderick Gordon e Brian Williams

Um certo dia, após descobrir um artefato misterioso, o pai de Will desaparece. Procurando por informações, Will descobre um diário com anotações, e também um túnel dentro do porão de sua casa, que ele não sabia que existia. O garoto então decidi seguir esse túnel em busca de seu pai, mas é claro, com a companhia de seu amigo Chester. A grande aventura começa quando os dois amigos encontram uma civilização subterrânea, com suas regras e crenças. E é claro, com seus vilões. Agora, além dos meninos terem que fugir dos perigos dessa vida de baixo da terra, também precisam encontrar o pai de Will e descobrir todo esse mistério do desaparecimento.

A história é bem introdutória e tem alguns momentos de baixa, mas posso garantir que a medida que vai se desenrolando, apresentando pessoas e revelando outras que pareciam meras coadjuvantes, a história vai crescendo, empolgando e surpreendendo, finalizando de uma maneira ótima com aquele gostinho de "quero mais" para o próximo livro.

Uma coisa que me chamou muito a atenção já no começo desta leitura foi a grandeza de palavras não usuais que a história tem. Não usuais em livros infanto-juvenis pelo menos, e isso é bem interessante, até para instigar a curiosidade dos jovens a ir atrás do significado das palavras. Exemplo de algumas palavras: empáfia, exasperado, ladeavam, refestelado, cacofonia, estropiada, alheamento, capote, e muitas outras. Algumas, até eu tive que ver o significado pois nunca tinha ouvido falar.

Túneis - Livro 1 - Roderick Gordon e Brian Williams

Com certeza é uma história bem diferente. Eu nunca tinha lido algo parecido. E a riqueza de detalhes na escrita faz o leitor se transportar para esse mundo novo, onde em algumas situações pode até ser meio dark. O livro é um prato cheio para quem gosta de desvendar mistérios e para quem gosta de tudo que envolve geografia e arqueologia. Só posso dizer que recomendo muito conhecerem, e não vejo a hora de ler o próximo.

Sobre os autores:

Roderick Gordon e Brian Williams conheceram-se na University College, em Londres, onde começaram a escrever o que viria a ser Túneis. Roderick cursou Biologia, mas trabalhou na área de finanças até 2001; Brian formou-se em Belas Artes e, além de escritor, é pintor e atua na área de cinema. Para escrever Túneis, eles se inspiraram no vasto material sobre a História de Londres e dos subterrâneos de várias cidades do mundo. Roderick Gordon nasceu e cresceu em Londres, mas atualmente mora em Norfolk. Brian Williams nasceu em Zâmbia, na África, e mudou-se com a família para Liverpool na década de 1970.

CONHEÇA TODOS LIVROS DA SÉRIE:

Túneis (Livro 1): https://amzn.to/3vzrPHZ
Profundezas (Túneis Livro 2): https://amzn.to/41SaeHm
Vertigens (Túneis Livro 3): https://amzn.to/41TjiM0
Armadilhas (Túneis Livro 4): https://amzn.to/47qYo8g
Espirais (Túneis Livro 5): https://amzn.to/3He9cMb
Terminais (Túneis Livro 6): https://amzn.to/3tNVWuD

18 comentários

  1. A capa do livro é linda demais, ainda não conhecia.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro. Interessante!
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei apaixonada pela história e pela capa desse livro. E por ser bom fiquei ainda mais entusiasmada para ler. Amei sua resenha!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Monique, você me ganhou quando disse que era uma mistura de Indiana Jones com Viagem ao Centro da Terra!
    Adorei a sinopse e a sua resenha.
    Fiquei super interessada.
    Adoro uma história infanto juvenil e de aventura.
    Já anotei para comprar!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mo, sua linda, tudo bem?
    Se tem aquele gostinho de aventuras arqueológicas, já me ganhou, sempre fui fascinada por civilizações antigas, história antiga era minha matéria favorita na escola. A Rocco tem excelentes séries infanto-juvenis. Vou colocar na minha lista. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique,
    Também nunca li nada parecido com esse enredo. Deve ser uma aventura entrar por esse túnel com o personagem e descobrir esse povo antigo. A Rafinha do meu blog adora livros infanto, vou indicar a ela. Parabéns pela resenha!
    Bjs.
    Pri.
    https://nastuaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha, me pareceu muito bom! Quero muito ler!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Achei bem interessante, eu até que gosto de geografia e afins, acho que ia gostar de ler! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Monique!
    Como sempre, Rocco me falindo.
    Premissa interessante, personagens atrativos e uma edicao linda. Ja tava nos meus desejados esse bebe ai desde que saiu aqui, inclusive tenho a versao digital, so nao li ainda, mas quero, com certeza.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. OI, Monique
    Histórias com riquezas em detalhes geralmente são muito boas e me prendem.
    Claro que detalhes exagerados, sem necessidades, obviamente me deixa entediante.
    Mas, nesse caso, fiquei curiosa para conferir.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Monique, boa tarde.

    Achei interessante o livro e rico em detalhes. :)

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  12. Oi Monique, tudo bem? Eu achei bem interessante essa questão da linguagem e gostei do enredo, parece uma ótima história!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Simpática essa mistura de Indiana Jones com Viagem ao centro da Terra Monique! A leitura é um pouco infantil para mim, mas super compraria para a minha sobrinha (quando ela ficar um pouquinho mais velha). Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  14. Achei a história bem interessante
    Fiquei curiosa pra ler
    Ótima resenha
    Bjs!!

    rafaelarodriguesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. awww, muito obrigado, querida :)

    gostei imenso!! parece ser ótimo

    NEW REVIEW POST | NEUTROGENA HYDRO BOOST FACIAL SERUM.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  16. Eu amo as suas fotos, ficam tão lindas! Seu blog é maravilhoso!
    Não conhecia e achei a história bem interessante! Fiquei doida pra ler.
    Beijinhos! ❤
    https://lewestinblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Monique, tudo bem?

    Não conhecia esse livro e logo de cara gostei, a sinopse me chamou atenção e sua resenha me deixou ainda mais curioso, dica anotada.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Achei a premissa bem complexa e como são seis livros eu não sei se leria, tenho uma certa dificuldade de ler séries com mais livros assim

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter