Um Ano Solitário: Essa Não é Uma História de Amor - Alice Oseman

08 junho 2018


Pregar algumas peças nas pessoas pode realmente fazer elas ficarem mais felizes? Um mistério. Um colégio. Adolescentes. Uma menina que já está cansada de tudo. Conheça a história de Tori, Michael, Becky, Lucas e Charlie. E do ano que mudou tudo em suas vidas. Publicação da Editora Rocco.

Sinopse do Livro:

Um ano solitário foi chamado de “O apanhador no campo de centeio da era digital” pelo jornal The Times. Cativante e genuíno, o romance acompanha a transformação de Tori Spring de uma adolescente apática em alguém que precisa deixar sua zona de conforto para trás. Tirando o blog onde escreve sobre seu pessimismo crônico e o irmão Charlie, que se recupera de um problema que o levou a tentar o suicídio, Tori se mantém indiferente ao resto do universo – incluindo o colégio, sua melhor amiga, garotos, filmes, livros, seus pais. E permanece alheia quando Michael Holden, novo na escola, tenta convencê-la a investigar um misterioso site chamado Solitaire, que tem causado algumas confusões no colégio. Tori mal percebe o esforço de Michael e de um outro amigo para se aproximarem dela. Mas quando as brincadeiras e jogos promovidos pelo grupo virtual começam a ficar estranhamente perigosos, a garota precisa dar um passo que pode mudar sua vida – e a maneira como vê o mundo e se relaciona com as pessoas – para sempre.


Tori tem amigos que não gosta, ouve músicas tristes e escreve em um blog sobre seu pessimismo crônico. Até que, em um dia como outro qualquer, ela segue uma trilha de bilhetes que a levam de seu armário na escola até o laboratório de informática. A mensagem fala sobre um grupo chamado “Solitaire”, em referência ao jogo de cartas “Paciência”, com o qual ela costuma passar o tempo durante o recreio. Mas esse vai ser só o começo das coincidências entre a vida dela e esse misterioso grupo.

Nesse mesmo dia ela conhece Michael, aluno novo que parece determinado em tornar-se seu amigo. A medida que vão se conhecendo, eles parecem ter muito em comum, ao mesmo tempo que Tori não dá abertura à novas amizades, depois de ter se distanciado das da infância. Ela também tem um irmão (Charlie) que é a pessoa que ela mais gosta em toda a sua vida, mas ele têm problemas com alimentação e possivelmente depressão, e ela sofre com isso, e muitas vezes se sente responsável quando ele fica mal.

"Se não puder aceitar as coisas que não entende, vai passar a vida questionando tudo".

Decepcionantes amizades, um irmão que ela adora e está doente, a escola que está um saco, os pais que não dão muita bola para ela. Vamos passar um ano solitário com Tori e descobrir que às vezes o que pensamos ser ruim talvez não seja tanto, e algumas coisas e atitudes que podem parecer legal, podem não ser nem um pouco. Essa é uma fase que muita coisa muda, e que descobrimos que muitas vezes precisamos confiar em estar com outras pessoas.

Em meio a muitas menções da cultura nerd e à livros (o pai de Tori adora ler clássicos. Tori conhece todos os autores e seus livros, mas não gosta de ler, ela diz que as histórias não retratam a verdade) e muitas conversas (têm vários diálogos no livro), a história tenta mostrar o que é ser adolescente nos dias de hoje: a falta de motivação na escola, transtornos alimentares e psicológicos e a internet como espaço de fuga – que se somam à paixões escolares e dramas familiares.

Eu demorei um pouco para engrenar a leitura, não conseguia ver propósito nos personagens. Mas isso mudou, após perceber o quanto a história traz de conteúdo por trás da própria história em si. A autora têm uma escrita que conduz o leitor a pensar coisas da personagem principal que os outros personagens também pensam... e quando no fim você vê que não era bem assim como "todos pensavam". Existe a vida de Tori e existe o grande mistério do “Solitaire” que saiu do virtual e está prestes a machucar pessoas. Um mistério adolescente interessante.


Sobre a autora:

Alice Oseman nasceu em 1994, em Kent, na Inglaterra. Formada em Letras pela Durham University, é escritora e ilustradora. Um ano solitário é seu primeiro livro. Confira o vídeo que ela gravou apresentando a sua obra:


................................................................
Editora: Rocco
Autora: Alice Oseman
384 Páginas

COMPRE O LIVRO NA AMAZON CLICANDO AQUI
................................................................

19 comentários

  1. Oie
    Ainda não tinha visto este livro. Achei o enredo curioso, mas não sei se faz meu estilo de leitura.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique!
    EU amei a capa, sem duvidas, mas confesso que to com um pé totalmente atrás por ser tratar de um misterio adolescente. Depois de ler Fraude Legítima recentemente, quero um pouco de distancia de livros desse tipo.
    Tori parece uma personagem interessante e gostei do fato dela ser blogueira, mas não é o tipo de leitura que eu vá fazer atualmente, infelizmente. Vou ficar com as fantasias.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia não, mas até que achei interessante.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler, me chamou bastante atenção :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monique!
    Eu não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura importante para os dias que estamos vivendo, né? Parece que retrata uma realidade que muitos jovens enfrentam hoje em dia e que não podemos ignorar.
    Eu não sei se leria, pois preciso que a leitura me prenda logo no começo ou não consigo continuar. Mas quem sabe um dia.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um bom livro, gostei:)

    Beijokas da Camila e Carol

    já estamos de volta e já tem novidades

    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique! Achei interessante a trama, a protagonista parece que viva bem apática até conhecer o novo aluno. Tem um bom enredo, parece bacana.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei encantada com a capa do livro, por isso fiz questão de ler a resenha inteirinha, mas a história não me cativou =(, uma pena.


    Beijos!
    http://virtualparadisee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Monique! Tudo bom?
    Só conhecia esse livro por capa. Parece o tipo de leitura jovem muito importante e que deve ganhar mais espaço nas estantes do pessoal; adoro esses livros que dialogam com adolescentes e que mostram o mundo deles com tanta sensibilidade.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Achei o livro e a resenha bem interessantes.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Não é o gênero de leitura que eu goste, mas nem todos podemos gostar do mesmo...
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  12. Romance misturado com um pouco de mistério é bem bacana, né?


    http://quaseadultapl.blogspot.com/
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  13. ótimo livro!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiii Monique

    Adoro as tuas fotos, são lindas demais.
    Gostei do livro mas fico receosa em saber que pode demorar pra engrenar na história, estou com um livro assim agora mesmo e é sempre complicado achar ânimo pra ler... Não sei, por enquanto acho que prefiro leituras mais cheias de ação e reviravolta, mas mesmo assim gostei da tua dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Monique!
    Eu sempre penso que esse livro é de autoajuda hahahaha Deve ser a capa e o título... Mas por hora, ele não me chamou atenção...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oi linda!
    Menina como eu queria gostar de ler assim como vc!
    rs
    Beijoooo
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Fiquei curiosa para ler esse livro!!

    https://donarafinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter