Um Amor Perdido - Alyson Richman

20 abril 2018

Um Amor Perdido - Alyson Richman

Esse amorzinho de livro chegou aqui na caixinha VIB (uma caixinha que a editora manda para alguns influenciadores, com os futuros lançamentos) do Grupo Editorial Record no mês passado. É uma cópia antecipada, pois o livro será lançado em breve (30/04), então preparem-se para grandes emoções.

Sinopse do livro:

Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. Na América, Josef torna-se um obstetra bem sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. Mas, no campo de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca mais voltar a ver. Do conforto da vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa em guerra, Um Amor Perdido explora a resistência do primeiro amor e do espírito humano e a capacidade de sobreviver.

Um Amor Perdido - Alyson Richman
Os dois personagens principais dessa história são Josef e Lenka. Eles são judeus e se conhecem ainda muito novos, na faculdade, e o que no começo é uma amizade, vira um grande amor. Só que em meio à guerra, a família de Josef consegue um visto/passagem para ir morar nos EUA, o que não acontece com a família da Lenka. A menina então decidi ficar com sua família e se despedir de seu grande amor, com a promessa de que um dia eles voltariam à se encontrar.

Lenka em meio aos nazistas conseguia sobreviver pela sua profissão. Como ela era artista plástica, começou a fazer postais e desenhar mapas para os nazistas, assim tornando a vida/presença dela importante, o que a fez se livrar de estar no campo de concentração. Esse seu dom é que a deixa viva diante da guerra, onde foram mortos milhares de pessoas. Ao mesmo tempo, Josef sem conseguir se comunicar com sua amada, e já achando que ela estaria morta, já que ficou sabendo que ela tinha sido enviada para o campo de concentração, decide continuar sua vida. Ele se casa com Amélia e tem filhos, apesar de ainda pensar em Lenka.

Só que, depois de alguns anos a guerra passa, Lenka se muda para os EUA e também constitui família, já que achava que nunca mais iria encontrar seu grande amor. Em uma grande surpresa, no casamento de sua neta, ela dá de cara com Josef novamente, e aí.. você vai ter que ler o livro para saber o resto da história.

Não leio muitos livros que se passam no tempo da guerra, mas essa foi uma experiência bem interessante e tocante. Enquanto o leitor se aprofunda na história, ele também se aprofunda em todos os sentimentos que estão ao redor daquelas situações, que foram muitas vezes muito tristes. Existe um romance presente à todo momento, um casal que se ama mesmo longe, mas acredito que a autora quis mostrar muito mais que isso, muito mais sentimentos que estiveram presentes na vida de quem passou pela guerra. Tanto que o romance quase fica em segundo plano.

Um Amor Perdido - Alyson Richman

A história é bem rica em detalhes e a edição tem tudo para emocionar muito. Os capítulos vão intercalando entre a Lenka e o Josef, então conseguimos ver ao mesmo tempo como a vida vai indo para cada um. Recomendo a leitura, principalmente para quem gosta de histórias assim, mais dramáticas junto com um bom romance de fazer suspirar e emocionar.

Sobre a autora:

Alyson Richman é autora best-seller internacional The Last Van Gogh. Seus romances já foram publicados em dezoito idiomas. Um Amor Perdido foi vencedor do prêmio Long Island Reads em 2012, eleito um dos melhores livros daquele ano e encontra-se em processo de adaptação para o cinema. Richman vive em Long Island com o marido e dois filhos.

................................................................
Editora: Bertrand Brasil
Autora: Alyson Richman
336 Páginas

COMPRE O LIVRO NA AMAZON CLICANDO AQUI
................................................................

21 comentários

  1. Esse livro parece super bacana! Adoro livros que são passados na época da guerra e esse me chamou a atenção!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. que fotos mais lindas vc tirou com essa paleta de tintas! e eu adoro romances de época como esse, adorei conhecer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Esse livro deve ser lindo demais!
    Fiquei bem curiosa pra ler <3

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Monique

    As fotos estão lindas. Apesar de não ler muito histórico, acho que esse deve ser bem tocante mesmo pois todas as resenhas estão elogiando bastante a trama toda e os personagens. Vamos ver se qquer dia me animo em conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Livros sobre a guerra sempre me deixa triste, nunca consegui ler O menino do pijama listrado por isso :(
    O livro fala muito sobre a guerra em si ou é mais leve em relação a isso?

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique.

    Eu recebi esse livro no início da semana. Achei que nem fosse receber, lembra? E lembro que te disse que não tinha muito interesse. Mas já li coisas boa sobre ele e a sinopse bem me interessou.

    Vou ler e vamos ver se gosto.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥ @vidaeletras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, que fotografias lindas! Quando comecei a ler sua resenha me lembrei do livro Um dia, que tem uma história bem diferente mas o fato dos personagens se separarem, mudarem e tal, me lembrou este livro, rs. A história parece ser realmente bem bacana e parece prender o leitor.
    Um beijo
    Yasmim Gil| http://yasmimgil.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique, tudo bem? Eu não gosto tanto de historias dramáticas, mas essa parece tão bem construída e a parte do romance super em chama atenção, então quero conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. nice photos!!!

    http://the-fight-for-a-dream.blogspot.com/2017/10/w-pogoni-za-cisza.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, Monique! Já tinha ouvido falar sobre o livro mais "por cima". Foi muito bom ler mais sobre ele assim. Fiquei morrendo de vontade de ler, agora!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Monique.
    Eu amo livros que se passam na segunda guerra e esse me parece que vai ser mais uma linda história que vou amar. Se der vou ler com certeza.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Monique!
    Nunca ouvi falar desse livro, mas costumo não curti muito esses romances históricos. Eu não consigo ter paciência. Mas o envolvimento da Lenka e da Josef parece interessante. Quem sabe no futuro.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Monique

    Eu acho que vou amar muito essa história apesar dela ser ambientada em um período que eu não gosto muito. Pena que minha VIB está perdida em algum lugar desse Brasilzão! Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca li um livro que se passa no tempo de guerra, mas esse parece ser bem bonito e interessante.
    Gosto de histórias de drama, mas não curto muito romance e tals...

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu fico muito encantada com as fotos que você tira dos livros, a composição das fotos são bem criativas e a edição é linda ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Monique! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas me parece ser uma história bem intensa.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pela história.
    os relatos de uma jornalista

    ResponderExcluir
  18. Oi
    que bom que curtiu a história e que ele te tirou um pouco da zona de conforto, gosto de livros que se passam na guerra e fiquei bem curiosa com esse.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Amei a resenha e essa foooooto, arrasou :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Monique, tudo bem?
    Esse livro parece emocionante! E achei legal que os personagens principais se reencontrem velhinhos, é raro achar essa faixa etária em livros.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    Tá rolando sorteio de Warcross, da Marie Lu, no Instagram. Participe! <3

    ResponderExcluir
  21. Adorei a história do livro.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter