365 Dias para Plantar: Um diário de dicas de Carol Costa para despertar a Jardinagem em você por 5 anos

20 janeiro 2018

365 Dias para Plantar: Um diário de dicas de Carol Costa

Eu sempre gostei de plantas. Desde pequena sempre vivi rodeada delas, já que minha avó trabalhava com arranjos de flores naturais. Eu sempre ficava lá, fazendo com ela os buquês, desde meus 5, 6 aninhos. É uma coisa de família. Minha tia planta e vende rosas. Minha outra tia também faz arranjos naturais para festas e casamentos. Se encontrar qualquer tipo de flor, em qualquer lugar, por mais estranha que ela pareça ser, minha vó saberá o nome dela. Ela sabe o nome de muitas. E tem muitas em casa.

Minha mãe tem muitas flores em casa, e eu também tenho essa paixão. Na verdade, minha paixão foi mais para outra área: adoro bonsais. Já tive muitos tipos deles nesses últimos anos. Claro que, nesse tempo de aprendizado, muitos morreram. Mas o meu primeiro, ainda está comigo, lindo, a mais de seis anos.

365 Dias para Plantar: Um diário de dicas de Carol Costa


Sinopse do Livro:

Como começar uma horta? Quanto de água colocar na orquídea? O que fazer para as flores não pegarem pragas e doenças? Apresentadora do quadro de jardinagem do programa Mais cor, por favor, do canal GNT, do Jardinaria, da BandNews FM, e da websérie #MinhaHorta, além de consultora de empresas e palestrante, a jornalista e jardineira Carol Costa apresenta 365 dias para plantar, um livro interativo com dicas e curiosidades sobre plantas e jardinagem. Ilustrado por Brunna Mancuso e com espaço para comentários e anotações do leitor, o livro funciona como um diário que pode ser usado por cinco anos e mostra que é possível viver uma vida mais saudável, relaxada e feliz trazendo o verde das plantas para a casa, a mesa e o dia a dia.

365 Dias para Plantar: Um diário de dicas de Carol Costa

Toda essa introdução foi para falar que, quando vi que a Editora Rocco iria lançar esse livro que é mais uma agenda/diário (um livro interativo) para apaixonados por plantas e flores, eu não pensei duas vezes: precisava ter! E como essa edição é linda! 365 dias para plantar é um diário para você amar ainda mais suas plantinhas.

365 Dias para Plantar: Um diário de dicas de Carol Costa

Esse diário tem um dia por página, e nessas páginas tem a divisão de cinco anos, com quatro linhas para cada ano. Então é um diário para você acompanhar a evolução das suas plantinhas, e sua própria evolução como uma "cuidadora" das plantinhas. Para virar um verdadeiro jardineiro. As páginas são coloridas e algumas tem ilustrações muito fofas. Tudo muito delicadinho.

365 Dias para Plantar: Um diário de dicas de Carol Costa

Em cada página também encontramos uma dica sobre jardinagem. Isso é muito legal para quem está começando nesse mundo das plantinhas ou para quem quer aprender mais. Ótimas dicas e de variados tipos. Também é um incentivo para o que você vai escrever naquele dia no diário. A capa tem um toque aveludado e é daquele tamanho pequeno que cabe na bolsa ou em qualquer lugar.

Ao longo dos 365 dias do ano, Carol oferece informações que vão de “Como criar seu próprio adubo rico em cálcio em casa” ou o quanto de água colocar no jardim, até macetes como reconhecer pintas e manchas estranhas nas folhas. Outra dica importante: nada de diluir açúcar, medicamentos ou produtos de limpeza na água dos arranjos florais, como prega o senso comum. Para deixá-los bonitos por até 10 dias, basta cortar a pontinha das hastes e trocar a água diariamente. Já a sobra de água de cães e gatos é saudável para as plantas, pois eles deixam resíduos nutritivos de ração na tigela.

365 Dias para Plantar: Um diário de dicas de Carol Costa


Para jardineiros amadores, experientes ou simplesmente para qualquer pessoa interessada em conhecer o maravilhoso mundo das plantas, 365 dias para plantar é um diário estimulante e repleto de dicas e curiosidades que farão qualquer um perder o medo de começar sua própria horta ou jardim.

Esta é uma ótima forma de começar um novo projeto, talvez até uma terapia para depois dos dias cansativos do trabalho, um novo prazer na vida. O contato com a natureza é magnífico, e esse diário só vai aumentar mais esse prazer. Eu amei essa edição e recomendo muito. Depois, mandem foto para mim dos seus diários. Quem sabe, daqui alguns anos, eu volte aqui com fotos do meu preenchido.

365 Dias para Plantar: Um diário de dicas de Carol Costa


Sobre a autora:

Carol Costa já matou planta de sede, muitas outras por excesso de água. Jornalista há 20 anos – com passagem pelos grupos Abril, Globo, Record e Folha de S. Paulo e cinco prêmios como editora no currículo –, ela se descobriu mesmo depois que criou o site Minhas Plantas, na primavera de 2012. De lá pra cá, o que era um hobby se transformou em sua principal ocupação e ela trabalha em várias frentes, como uma árvore cheia de ramos. É colunista do quadro Jardinaria, da BandNews FM, foi apresentadora do Mais cor, por favor, no GNT, tem uma coluna na revista Natureza, viaja pelo Brasil dando cursos, palestras e treinamentos e apresenta a websérie #MinhaHorta, criada pela Isla Sementes, além de prestar consultoria para empresas e desenvolver produtos botânicos e presentes inspirados em flores e plantas. Publicou também Minhas plantas - Jardinagem para todos (Até quem mata cactos), pelo selo Paralela, da Companhia das Letras, e Horta em vasos, pela Editora Matrix.

................................................................
Editora: Rocco
Autora: Carol Costa 
Assunto: Livro diário
Páginas: 368

Compre o livro: Amazon


Avaliação da Leitura:  

................................................................

19 comentários

  1. Oi, Monique!
    Que livro fofo <3
    Eu não sou muito plantas e tals porque tenho alergia :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique,
    Essa capa é tão amorzinha <3
    Ah, e suas fotos também são lindas.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a proposta do livro. Ainda não conhecia nada parecido.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Monique, td bem?
    Feliz ano novo sua linda!
    Que capa linda, que livro fofo <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=QhJUQQeD0yI

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro e achei a proposta incrível. Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi que livro lindo apaixonei 💕

    http://blogbonecadolaco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique, tudo bom?
    Que gracinha de edição!
    Não sirvo pra jardinagem, mas acho que minha mãe ia amar esse livro. Ela adora flores.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro/diário é fofo demais! ^^
    Eu também adoro planta, apesar de não ter tantas assim em casa. Quando minha vó era viva, a casa vivia cheia!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. nossa que graça esse livro! eu queria mt ter mais plantas em casa e com certeza ia querer esse livro com dicas pra cuidar delas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Que lindo este livro, adorei. Eu adoro plantas, mas eu não sei plantar. Gostei muito da proposta do livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu estou totalmente apaixonada pela capa do livro e louca para adquirir o meu. Amo livros interativos.

    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
  12. Eu também adoro plantas e flores!!
    Não fazia ideia que existia um livro assim, adorei a temática e o livro em si é muito fofo :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Monique, tudo bem?
    Que livro fofo e que diagramação linda!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Oi, Monique! Sabe, não sou muito fã de jardinagem, mas só de ver a fofura que é esse livro já quero praticar também, hahah!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Monique.
    Dizem que cuidar de plantas é uma terapia mesmo. Eu sou uma negação. Minha mãe ficou doente esses dias e quase matei as flores dela. Mas para quem gosta, esse livro deve ser bem bacana.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Eu também adoro plantas, flores, verde, só que sou bem assassina e as plantinhas morrem se eu cuidar delas.
    O livro parece bem interessante. Eu sou muito fã dos livros interativos, mas me dedicar por 5 anos é tempo demais pra mim e eu iria me cansar dele.
    A capa é muito fofa.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Monique!
    Nao curti muito a ideia do livro, mas a ediçao sem duvidas ta linda *-* Amei as fotos. Ficaram lindas e a para quem curte jardinagem deve ser realmente prazeroso.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Aaaah que incrível, eu também tenho muito esse amor por flores e também veio de família. Meus pais gostam muito, têm aqui em casa algumas e cuidam do jardim da igreja que frequentamos. Muuuito legal um livro interativo sobre frôzinhas <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter